Para algumas pessoas, a ressaca pode ir além dos sintomas físicos, como dor de cabeça, mal-estar e aversão à luz. No "Papo Cabeça" desta semana, o psiquiatra Jairo Bouer explica como o álcool também pode impactar a saúde emocional.
"Quando exagero na bebida, além de me sentir mal no dia seguinte, fico muito ansiosa. O que está errado?", pergunta a leitora.
Segundo Bouer, de 10 a 12% das pessoas que bebem podem ter crises de ansiedade na ressaca. Isso acontece porque há um desequilíbrio entre os neurotransmissores, mensageiros químicos que realizam a comunicação entre os neurônios. De forma resumida, essas alterações causam mais excitação dos neurônios do que relaxamento, o que gera ansiedade.
Os sentimentos ruins também podem atingir pessoas que não se lembram do que aconteceu após beberem ou que se sentem envergonhadas do que fizeram sob o efeito do álcool. "Tudo isso mostra que a pessoa não está bebendo bem e que ela precisa repensar os seus padrões de consumo e relação com o álcool", orienta o psiquiatra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.