A vida não começa aos 45. Mas pode ser reinventada aí. Aqui no Brasil, a expectativa de vida só aumenta: a média de homens e mulheres apontava para os 77 anos, de acordo com o IBGE, no levantamento mais recente, publicado em 2022. Se a gente ganha mais tempo, nossas jornadas também se transformam. É preciso reimaginar o antigo "mapa da vida", regido por ciclos cada vez mais elásticos: de educação, carreira, relacionamentos, o tempo de criar filhos e netos.

Esse novo mapa, na verdade, até existe. Numa iniciativa da Universidade de Stanford, lançada em 2018. Ele defende, por exemplo, que educação seja um projeto pra vida toda; que precisamos nos acostumar às transições ao longo da vida, sem encará-las como se algo não tivesse dado certo; que saúde e finanças sejam alvo de um planejamento que mire sempre no longo prazo. Carreiras e relacionamentos? Sempre é tempo de recomeçar.

No ano em que completa 45, Mariana Ferrão estreia VivaBem no Seu Tempo, um evento do UOL que discute envelhecimento sem tabus. Sem esperar que ninguém pareça mais jovem do que realmente é. A ideia, aqui, é viver, sempre, da melhor maneira possível! Mari convidou personalidades incríveis que vão se reunir no próximo dia 26 de outubro, na Pocket House, em São Paulo.

VivaBem No Seu Tempo tem patrocínio de GSK e OBoticário. Confira abaixo a programação completa e prepare-se para acompanhar ao longo das próximas semanas, no VivaBem e na homepage e no YouTube do UOL, os debates mais atuais sobre quebrar tabus e cuidar do corpo e da cabeça para viver plenamente.

Mariana Ferrão

Apresentadora

Aos 45 anos, a jornalista é apresentadora do Conexão VivaBem, o programa de saúde e bem-estar do VivaBem no UOL. Também é palestrante de saúde mental e autocuidado e integrante do Comitê Consultivo do Movimento Mente em Foco, uma iniciativa do Pacto Global da ONU. Já atuou nas principais emissoras de televisão do país, como Rede Globo e TV Bandeirantes.

Vinícius Mochizuki

Para dar início ao evento, Mariana Ferrão vai bater um papo com Ingrid Guimarães sobre recomeços. Aos 51 anos, a atriz, apresentadora, humorista, produtora e roteirista assume novos papéis fora dos programas de TV tradicionais: atua como produtora executiva e criativa em uma nova plataforma, a Amazon Prime Video, e estreou na apresentação de um reality show.

Você confere a entrevista completa com Ingrid Guimarães a partir de 30/10, no VivaBem e na homepage e no YouTube do UOL.

Manter-se bela(o) não significa, necessariamente, esconder os sinais do tempo. As mudanças na pele e nos cabelos não precisam mais ser encaradas como entraves ou indicativos de que é hora de se submeter a uma série de procedimentos estéticos. Não quer dizer, no entanto, que toda a tecnologia à serviço da saúde e da beleza seja dispensável. Especialista e convidados especiais discutem o que é a beleza à medida que envelhecemos e como esse conceito pode mudar ao longo do tempo.

Você confere o que rolou no painel a partir de 31/10, no VivaBem e na homepage e no YouTube do UOL

  • Mediadora: Adriana Ferreira Silva

    Jornalista

  • Tatiana Gabbi

    Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

  • Marina Dias

    Modelo, DJ e ilustradora multimídia 

    Imagem: Paulo Reis
  • Ticiane Pinheiro

    Apresentadora

. .

Como a construção da imagem na tevê, nas redes, na publicidade pode ajudar a combater o estigma do etarismo. Mulheres como Jane Fonda, Viola Davis, Isabella Rosselini, Mônica Martelli, Claudia Ohana, Glória Pires são exemplos que imprimem sex appeal, poder, beleza, vitalidade, energia - sem, necessariamente, parecerem mais jovens do que a idade que carregam no RG.

Você confere o que rolou no painel a partir de 1/11, no VivaBem e na homepage e no YouTube do UOL

  • Mediadora: Mariana Ferrão

    Jornalista

  • Vanessa Machado

    Diretora de Categoria do Grupo Boticário

  • Lucia Fleury Zerlotti

    Sócia e Diretora Comercial da Agência Dita

  • Chris Castro

    Nutricionista e Influenciadora Digital

A sexualidade não tem idade para acabar. Mas, à medida que envelhecemos, a definição do que é ser sexy é ressignificada. Confiança e liberdade dissolvem encanações da juventude, e esse efeito se reflete também no físico. Convidados e especialista em sexualidade vão falar sobre libido, relacionamentos e autoestima.

Você confere o que rolou no painel a partir de 3/11, no VivaBem e na homepage e no YouTube do UOL

  • Mediadora: Alicia Klein

    Jornalista e apresentadora

  • Ana Canosa

    Psicóloga e sexóloga

    Imagem: Mariana Pekin
  • Joice Berth

    Arquiteta/urbanista e escritora

  • Malvino Salvador

    Ator

    Imagem: Kyra Gracie
. .

Prevenção é a palavra que deve estar no vocabulário de quem quer viver mais e viver bem melhor. Neste painel, a gente vai falar sobre o que muda na rotina de cuidados com a saúde à medida que a gente amadurece. Dos cuidados que é preciso ter em casa, à frequência ideal das visitas aos especialistas, aos exames e as condições mais comuns nessa segunda fase da vida: do herpes zoster à osteoporose; do diabetes às doenças cardiovasculares.

Você confere o que rolou no painel a partir de 6/11, no VivaBem e na homepage e no YouTube do UOL

  • Mediadora: Mariana Ferrão

    Jornalista

  • Sabrina Parlatore

    Apresentadora

  • Adriano Cardoso

    Clínico geral e especialista em medicina preventiva

Nessa fase, escolhas de estilo de vida e experiências influenciam o envelhecimento do cérebro mais que o passar dos anos. Convidados e especialistas vão falar sobre o que é possível aprender, escolhas profissionais, saúde mental e outras coisas que nos fazem sentir mais vivos, independentemente da idade.

Você confere o que rolou no painel a partir de 7/11, no VivaBem e na homepage e no YouTube do UOL

  • Mediadora: Camila Faus

    Cofundadora da plataforma SHE_Talks

  • Fabiana Scaranzi

    Jornalista especialista em comportamento feminino e colunista da Forbes

    Imagem: Divulgação
  • Mateus Carrieri

    Ator e educador físico

  • Vera Iaconelli

    Psicanalista, mestre e doutora pela USP e diretora do Instituto Gerar de Psicanálise

Topo