A vida não começa aos 45. Mas pode ser reinventada aí. Aqui no Brasil, a expectativa de vida só aumenta: a média de homens e mulheres apontava para os 77 anos, de acordo com o IBGE, no levantamento mais recente, publicado em 2022. Se a gente ganha mais tempo, nossas jornadas também se transformam. É preciso reimaginar o antigo "mapa da vida", regido por ciclos cada vez mais elásticos: de educação, carreira, relacionamentos, o tempo de criar filhos e netos.
Esse novo mapa, na verdade, até existe. Numa iniciativa da Universidade de Stanford, lançada em 2018. Ele defende, por exemplo, que educação seja um projeto pra vida toda; que precisamos nos acostumar às transições ao longo da vida, sem encará-las como se algo não tivesse dado certo; que saúde e finanças sejam alvo de um planejamento que mire sempre no longo prazo. Carreiras e relacionamentos? Sempre é tempo de recomeçar.
No ano em que completa 45, Mariana Ferrão estreia VivaBem no Seu Tempo, um evento do UOL que discute envelhecimento sem tabus. Sem esperar que ninguém pareça mais jovem do que realmente é. A ideia, aqui, é viver, sempre, da melhor maneira possível! Mari convidou personalidades incríveis que vão se reunir no próximo dia 26 de outubro, na Pocket House, em São Paulo.
VivaBem No Seu Tempo tem patrocínio de GSK e OBoticário. Confira abaixo a programação completa e prepare-se para acompanhar ao longo das próximas semanas, no VivaBem e na homepage e no YouTube do UOL, os debates mais atuais sobre quebrar tabus e cuidar do corpo e da cabeça para viver plenamente.