Esquenta a Copa do Mundo
Brasil, Argentina, França, Alemanha, Itália, Espanha, Coréia do Sul e Japão são os cabeças-de-chave para a Copa do Mundo. Não houve surpresas. Neste sábado, conheceremos os adversários do Brasil na primeira fase. São oito grupos com quatro equipes em cada.
Não se discute as escolhas do Brasil, França, Argentina e Itália como cabeças-de-chave. Apesar de no momento ter um time fraco, a Alemanha tem muita tradição. Provavelmente ainda fará boa campanha no Mundial. A Espanha, ao contrário, não tem tradição em Mundiais, mas há vários anos tem uma excelente equipe, melhor do que a da Inglaterra.
Coréia do Sul e Japão são os países-sede. Há um grande interesse comercial para as duas seleções passarem da primeira fase. Isso provavelmente vai acontecer.
Portugal não é cabeça-de-chave, não tem tradição, mas atualmente tem uma ótima equipe, no mesmo nível técnico das melhores. O time joga um futebol leve, ofensivo e de muita técnica. Tem excepcionais jogadores, como o Figo.
O sorteio das outras três equipes de cada grupo será dirigido. Oito equipes da Europa serão distribuídas nos oito grupos. O terceiro participante de cada grupo será um dos três restantes da Europa ou um dos três sul-americanos, China ou Arábia Saudita. O quarto participante será uma das cinco seleções da África, a Costa Rica, os Estados Unidos ou o México.
Felipão tem razão em torcer para que Portugal não caia em seu grupo. É a melhor das seleções que não são cabeças-de-chave. Há ainda a possibilidade de o Brasil enfrentar Portugal e Inglaterra na primeira fase. Aí pode complicar!
Argentina e França são, no momento, as duas seleções mais fortes. Estão prontas. O Brasil poderá melhorar e chegar nas mesmas condições. Das outras fortes seleções, a Itália tem mais chances. Não é a melhor, mas é a que tem um esquema tático mais adequado para campeonatos curtos, com jogos classificatórios. De todas as 32 equipes, a italiana é a que tem a melhor defesa.
Dificilmente esse prognóstico irá se alterar até a Copa. Oito seleções disputarão o título. As cabeças-de-chave, menos Coréia do Sul e Japão, mais Portugal e a Inglaterra. As outras serão zebras. Tostão escreve no UOL Esporte com exclusividade às quintas-feiras; para ler colunas anteriores, clique aqui.
| | |
P.Grande Tostão, você acha que Ronaldo pode fazer uma grande Copa do Mundo em 2002? Marcelo Sena R.Caro Marcelo, ele só irá brilhar se estiver em boas condições físicas e técnicas. Caso contrário, é melhor nem jogar. Se ele estiver bem, tenho grandes esperanças de que será o grande nome da Copa. Ronaldo vai querer apagar a triste lembrança da Copa de 1998. P.Caro Tostão, o que o Dida fez nos últimos dois anos para merecer estar na posição de segundo goleiro da seleção? Não é uma injustiça com outros goleiros que ralam muito e nunca têm uma chance em uma seleção que já testou dezenas de jogadores? Artur Lima R.Concordo plenamente com você, Artur. Dida não merecia estar na seleção porque não joga há dois anos. Porém, ele tem condições de se recuperar, já que é um grande goleiro. Talvez no período da Copa ele mereça estar na seleção, mas não agora.
| | |