Porto da Pedra vence a Série Ouro e volta ao Grupo Especial após 11 anos
A Porto da Pedra está de volta à elite do samba no Rio de Janeiro. A representante do município de São Gonçalo é a campeã da Série Ouro e desfilará, em 2024, no Grupo Especial.
Com 269,7 pontos, a agremiação retorna ao Grupo Especial do Carnaval carioca após 11 anos atuando na Série Ouro — o último desfile na elite ocorreu em 2012.
A escola trouxe um enredo baseado no livro "A Jangada: 800 léguas pelo Amazonas" — destacando as aventuras do escritor francês Júlio Verne - pai da ficção científica e de fantasia.
Assim, o carnavalesco Mauro Quintaes colocou na passarela do samba uma viagem pela Amazônia. As alegorias traziam elementos retrô e futuristas para falar da história do país e da causa indígena.
Fabio Montibelo, presidente da agremiação, aproveitou a celebração do título da Série Ouro para desabafar que o município de São Gonçalo tem capacidade de entregar um Carnaval de qualidade.
Foi muito difícil. É muito difícil São Gonçalo vir pra cá e conseguir alguma coisa. Há um preconceito muito grande no Carnaval do Rio de Janeiro com as escolas fora do município. O Carnaval é do povo, é do Brasil, é do Rio de Janeiro. Tem que acabar com essa porr* de falar que [escolas] aqui ganham. São Gonçalo tem sambista, é o segundo colégio eleitoral e tem que ser respeitado.
Fabio Montibelo
Rainha de bateria da Porto da Pedra, a modelo Tati Minerato, campeã do Power Couple 3 (Record), celebrou o acesso da escola ao Grupo Especial.
"Olha, a ficha ainda não caiu. Eu estava muito nervosa antes da apuração. Isso é um sonho realizado. A nossa comunidade acreditou muito nesse título. É um sonho que virou realidade", destacou.
As escolas de samba Lins Imperial e União Jacarepaguá ficaram nas últimas posições e foram rebaixadas para a Série Prata do Carnaval do Rio de Janeiro.
Confira a classificação final da Série Ouro de 2023:
1- Porto da Pedra 269,7 pontos
2- Unidos de Padre Miguel 269,5 pontos
3- Inocentes Belford Roxo 269,4 pontos
4- Império da Tijuca 269,3 pontos
5- Acadêmicos do Sossego 269,2 pontos
6- União da Ilha 269,2 pontos
7- São Clemente 269,1 pontos
8- Estácio 268,9 pontos
9- Unidos de Bangu 268,8 pontos
10- Acadêmicos de Vigário 268,7 pontos
11- Unidos da Ponte 268,6 pontos
12- Arranco do Engenho de Dentro 268,3 pontos
13- Em Cima da Hora 268,2 pontos
14- Lins Imperial 267,6 pontos
15- União de Jacarepaguá 266,9 pontos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.