Chevrolet S10 2021 muda pouco, mas ganha 'cara de má', segurança e internet
Faz 25 anos que a S10 foi lançada no mercado brasileiro. Desde 1995, porém, a picape só teve duas gerações, sendo que a atual está entre nós desde 2012.
A segunda atualização lançada neste ano traz poucas, mas importantes alterações para tentar se manter competitiva no segmento dominado pela Toyota Hilux.
Além de um novo design na dianteira, a picape ganhou segurança com 6 airbags de série em todas as versões e internet 4G com Wi-Fi. UOL Carros avaliou a versão High Country, de R$ 213.290, para contar se as novidades da S10 são suficientes para desbancar a concorrência.
Chevrolet S10 High Country
Preço
R$ 213.290Pontos Positivos
- Design
- Itens de série
Pontos Negativos
- Projeto antigo
Veredito
Mesmo com oito anos nas costas, a S10 ainda é uma das melhores picapes médias do mercado. Robusta e barata de manter, ela ganhou esportividade com o novo visual e segurança com o acréscimo de itens de assistência de condução. O desempenho, que já estava entre os melhores da categoria, também melhorou com a adoção da nova turbina.
A linha S10 passou por uma reestilização frontal, mas foi a versão High Country que recebeu mais modificações no design. A grade dianteira ganhou acabamento em preto brilhante com uma barra horizontal na mesma cor e o nome "Chevrolet" grafado em alto relevo.
Logo abaixo está a gravatinha dourada em posição descentralizada. A inspiração veio diretamente dos Estados Unidos, onde algumas versões da Silverado trazem o mesmo visual.
A receita caiu bem na S10, que ganhou fôlego novo mesmo com uma atualização tão sutil. Em contrapartida, a traseira permanece exatamente a mesma de antes, sem qualquer tipo de modificação.
Na cabine as mudanças também foram bastante discretas. Apenas a central multimídia é nova: trata-se da mesma MyLink 3 presente nos lançamentos mais recentes da marca, como os novos Onix e Tracker.
O espaço interno é bom, embora o banco traseiro esteja em uma posição excessivamente vertical - algo que acontece na maioria das picapes.
A caçamba tem 1,48 metro de comprimento por 1,53 metro de largura e 58,4 centímetros de altura, sendo que a capacidade de carga é de 1.108 quilos, pouco a mais do que os 1.001 quilos da rival Ranger.
O motor é o mesmo 2.8 turbodiesel, que entrega 200 cv e 51 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm. A turbina agora é a mesma da Colorado americana, o que, segundo a GM, resulta em respostas mais ágeis.
A mudança surtiu efeito, já que não há dificuldade para movimentar os pouco mais de 2 toneladas da picape. O tempo da aceleração de 0 a 100 km/h ficou 0,2 mais baixo e aogra é de 10,1 segundos. A transmissão automática de seis marchas funciona de forma entrosada com o motor turbodiesel e é possível trocar as marchas no modo sequencial.
A S10 também se comporta bem fora do asfalto, apresentando muita força em baixas rotações. Além disso, a picape conta com tração nas quatro rodas com reduzida, embora esta só seja necessária em situações muito complicadas, como atoleiros.
Os números de consumo são razoáveis: 8,7 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada. Como ponto negativo, o isolamento acústico da cabine poderia ser um pouco mais caprichado.
As mudanças não foram apenas no visual. Além da oferta de seis airbags (que já equipavam a High Country, mas agora estão em todas as versões), a picape ganhou frenagem autônoma de emergência e sistema de detecção de pedestres, que se somam ao alerta de colisão frontal e alerta de permanência em faixa.
A central multimídia agora é a MyLink 3, que traz como maior diferencial a internet 4G com Wi-Fi para conectar até sete dispositivos móveis. com tela tátil de 8 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay.
A lista de equipamentos ainda inclui controles de estabilidade e de tração, faróis de neblina, alerta de pressão dos pneus, tração 4x4 com reduzida, capota marítima, rodas de liga leve de 18 polegadas, ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagens elétricas, acendimento automático dos faróis, direção elétrica, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle de velocidade em descidas, sensor de chuva, partida do motor por comando na chave e câmera de ré (que traz linhas guias e uma visão exclusiva para reboque).
Os custos de manutenção da S10 estão entre os menores da categoria - e são mais baratos até do que carros de categorias inferiores. Das seis primeiras paradas, a mais cara é a de 60 mil quilômetros: R$ 1.544.
Na segurança, a versão mais luxuosa da picape faz bonito ao acrescentar os já citados sistema de frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres. Anteriormente, a S10 já saía de fábrica com 6 airbags, alerta de colisão frontal, alerta de permanência em faixa, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
Concorrentes não faltam para a S10 High Country. Entre elas estão Toyota Hilux SRX (R$ 221.490), Ford Ranger Limited (R$ 219.890) e VW Amarok Highline (R$ 220.650). Bom lembrar que Hilux e Amarok ainda possuem versões V6 com mais potência, mas mais caras.
Na categoria existem ainda Nissan Frontier LE (R$ 216.890) e Mitsubishi L200 Triton Outdoor HPE-S (R$ 205.990).
Motorização
2.8, 4 cilindros em linha, 16V, turbo, diesel
Combustível
Diesel
Potência (cv)
200
Torque (kgf.m)
51
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,3
Velocidade máxima (km/h)
180
Consumo cidade (km/l)
8,7
Consumo estrada (km/l)
10,6
Câmbio
automático de 6 marchas
Tração
4x4
Direção
elétrica
Suspensão Dianteira
independente, duplo A
Suspensão Traseira
eixo rígido
Freios Dianteiros
discos ventilados
Freios Traseiros
tambor
Pneus
265/60 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1839
Comprimento (mm)
5408
Entre-eixos (mm)
3096
Largura (mm)
1874
Ocupantes
5
Peso (kg)
2101
Porta-malas (L)
n/d
Tanque (L)
76
10.000 km
R$ 404,00
20.000 km
R$ 1.056,00
30.000 km
R$ 1.224,00
40.000 km
R$ 1.076,00
50.000 km
R$ 756,00
60.000 km
R$ 1.544,00
Seguro
R$ 5.600 (média)
Garantia
3 anos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.