HB20S Evolution agrada em desempenho e é melhor versão da gama
Resumo da notícia
- HB20S Evolution é versão mais acessível com motor turbo
- Por R$ 75.990, sedã tem 4 airbags, ESP e controle de tração
- Desempenho e consumo são destaques do modelo
A segunda geração do HB20 estreou no fim de 2019 e não foi recebida com tanto entusiasmo por uma parcela dos fãs. Mas isso não abalou o prestígio do hatch, que não só sustentou a vice-liderança como aumentou suas vendas neste ano.
Com o HB20S a situação foi mais tranquila, já que as críticas feitas ao hatch não se estenderam ao sedã.
Apesar de vender menos do que o rival Chevrolet Onix Plus, ele é uma opção muito interessante para dois tipos de público: quem usa o carro para trabalhar (como motoristas de aplicativo de transporte) e famílias. É no segundo grupo que se enquadra o HB20S Evolution.
Vendido por R$ 75.990, ele é a versão mais barata com o motor 1.0 turbo, que entrega até 120 cv. Na avaliação de UOL Carros você descobre quais são as virtudes e defeitos do sedã. Confira!
Hyundai HB20S Evolution 1.0 Turbo
Preço
R$ 75.990Pontos Positivos
- Desempenho
- Consumo
Pontos Negativos
- Itens de segurança
Veredito
O HB20S Evolution é a versão com melhor custo-benefício dentro da gama. Por R$ 75.990, você leva a eficiente motorização 1.0 turbo, que proporciona uma dirigibilidade agradável, e uma lista de equipamentos adequada. O sedã, porém, peca ao oferecer airbags laterais como opcionais, ainda que o pacote não seja tão caro: R$ 3 mil. No geral, o sedã é uma boa opção para famílias que precisam de espaço, desempenho e economia de combustível.
Talvez você não seja o maior fã do design do HB20S. Mas vamos combinar que a controversa identidade visual do hatch caiu melhor na carroceria de três-volumes.
Na linha 2021, a frente ganhou a moldura preta na grade frontal, que disfarça as dimensões exageradas da peça.
A silhueta do sedã é bem bonita e segue a tendência de cupês de quatro portas, como já acontece nos próprios modelos da Hyundai, como os novos Sonata e Elantra.
Atrás, as lanternas têm dimensões um pouco exageradas, mas não causam discórdia no visual.
Detalhe curioso está na pequena área na parte de cima da tampa do porta-malas que é pintada em preto brilhante. O objetivo é criar uma falsa impressão de que a vigia traseira possui um prolongamento que vai quase até o final da traseira.
A cabine tem nível de acabamento acima da média da categoria. Os plásticos são de boa qualidade, as peças são bem encaixadas e o visual remete a um modelo de segmento superior.
A posição de dirigir é bastante confortável e quem viaja no banco traseiro conta com bom espaço para cabeça e pernas. Lá atrás, o porta-malas comporta 475 litros.
O motor 1.0 turbo é um dos grandes destaques da linha HB20S. Evolução do antigo (e esquecido) 1.0 Kappa Turbo, ele entrega 120 cv e 17,5 kgfm de torque máximo com qualquer um dos combustíveis.
Acompanhado do típico som metálico dos motores de três cilindros, ele entrega acelerações rápidas e garante fôlego mesmo se estiver totalmente carregado.
Entretanto, o câmbio automático de seis velocidades poderia estar um pouco mais entrosado com o motor, principalmente nas reduções de marcha. Não é difícil o HB20S perder o pique no meio de uma subida enquanto espera a caixa reduzir marchas. Felizmente esse comportamento não prejudica a convivência do dono com o carro.
E também não se reflete nos números de consumo, que são bem satisfatórios: 8 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol e ótimos 12,1 km/l e 15,3 km/l quando movido a gasolina.
A versão intermediária do HB20S é a mais barata a trazer o motor 1.0 turbinado.
O pacote de equipamentos de série inclui 4 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, piloto automático com limitador de velocidade, direção elétrica, ar-condicionado, volante multifuncional, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, travas elétricas, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, coluna de direção com regulagens de altura e de profundidade, sinalização de frenagem de emergência, espelho de cortesia, tomada de 12 volts, rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento diamantado, vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch (apenas para o motorista), alarme e central multimídia blueMedia com tela de 8 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay.
Espertamente, a Hyundai adotou algumas soluções para embelezar o visual do sedã. O ar-condicionado continua sendo analógico, mas traz um visor digital que engana muita gente - não existe regulagem de temperatura em graus, como nos equipamentos digitais.
Outro recurso é o velocímetro digital, que contrasta com o conta-giros analógico. Neste caso, porém, o estilo lembra um pouco o da primeira geração do Onix, que segue em linha com o nome de Joy.
O HB20S agrada pelo baixo custo de manutenção. Os valores das revisões são muito competentes diante da concorrência. Frente ao Onix Plus, por exemplo, apenas a parada de 60 mil quilômetros é mais cara. O valor do seguro também é baixo.
Na segurança, o sedã traz os controles de estabilidade e de tração, além de freios ABS e airbag duplo frontal obrigatórios por lei. É possível adquirir um pacote opcional de R$ 3 mil que acrescenta airbags laterais, câmera de ré, alerta de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência.
De resto, o HB20S Evolution vem com controles de estabilidade e de tração, freios ABS, assistente de partida em rampas e ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix.
Os principais concorrentes do HB20S Evolution são Chevrolet Onix Plus LT e VW Virtus 1.6 MSI
O Onix Plus também vem com motorização 1.0 turbo e custa um pouco menos. Por R$ 75.290, ele oferece itens como 6 airbags, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas. Há também uma nova central multimídia com tela tátil de oito polegadas.
Entretanto, a linha 2021 perdeu alguns equipamentos, como sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina, sensor de pressão dos pneus, internet 4G com Wi-Fi e OnStar.
Já o Virtus 1.6 MSI é o mais caro do trio: R$ 81.290. Outro ponto negativo é a ausência do motor 1.0 turbo, disponível apenas a partir da versão Comfortline. Em vez dele, o sedã é movido pelo 1.6 MSI de até 117 cv.
Traz um pacote de equipamentos bem parecido com o do HB20S Evolution, incluindo 4 airbags, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
Por dentro, a cabine tem aspecto mais pobre tanto pelo excesso de plásticos quanto pelo visual mais simples. Em contrapartida, o Virtus possui amplo espaço interno (graças à maior distância entre eixos do segmento) e um generoso porta-malas de 521 litros.
Motorização
1.0, 3 cilindros, turbo
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
120 cv a 6.000 rpm
Torque (kgf.m)
17,5 kgfm a 1.500 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,7 s (etanol)
Velocidade máxima (km/h)
191 km/h (etanol)
Consumo cidade (km/l)
8 km/l (etanol) / 12,1 km/l (gas.)
Consumo estrada (km/l)
10,8 km/l (etanol) / 15,3 km/l (gas.)
Câmbio
automático de seis marchas
Tração
dianteira
Direção
elétrica
Suspensão Dianteira
independente, McPherson
Suspensão Traseira
eixo de torção
Freios Dianteiros
discos ventilados
Freios Traseiros
tambor
Pneus
185/60 R15
Rodas
185/60 R15
Altura (mm)
1470 mm
Comprimento (mm)
4260 mm
Entre-eixos (mm)
2530 mm
Largura (mm)
1720 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1120 kg
Porta-malas (L)
475 l
Tanque (L)
50 l
10.000 km
R$ 239,52
20.000 km
R$ 502,00
30.000 km
R$ 499,12
40.000 km
R$ 668,44
50.000 km
R$ 470,27
60.000 km
R$ 937,31
Seguro
R$ 1.900 (média)
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Faróis de neblina
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
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