HB20 Sport tem motor turbo e chama atenção, mas está longe de ser esportivo
Resumo da notícia
- HB20 Sport traz acessórios como aerofólio e rodas de liga leve
- Versão 'esportivada' é baseada na configuração Evolution
- Motor é o 1.0 turbo que entrega até 120 cv
São muitos os modelos à venda no Brasil que preferem parecer em vez de ser. O Hyundai HB20 Sport é o maior novo membro do "clube dos esportivados", formado por carros com cara de esportivos, mas sem o mais importante: um motor mais potente debaixo do capô.
Se a nova versão não é radical como um Renault Sandero R.S., pelo menos a Hyundai acertou ao oferecer o motor 1.0 turbo em vez do cansado 1.6 16V que equipa o HB20X. Junto com ele vem uma reforma caprichada no visual, que ganhou diversos acessórios esportivos, como rodas de liga leve, aerofólio e apliques em preto brilhante pela carroceria.
Mesmo assim, será que vale a pena pagar mais pela roupagem descolada da versão Sport? As respostas estão a seguir em nossa avaliação.
Hyundai HB20 Sport
Preço
R$ 70.990Pontos Positivos
- Design e itens de série
Pontos Negativos
- Preço e itens de segurança
Veredito
O HB20 Sport não é o primeiro e nem será o último carro "esportivado" do país. O design controverso foi suavizado com os acessórios como aerofólio e rodas de liga leve. Porém, o grande deslize do compacto é o preço, muito próximo do Renault Sandero R.S, este sim um esportivo de verdade. De toda maneira, o motor 1.0 turbo agrada pela agilidade. Quem gosta de um visual diferente vai gostar do HB20 Sport.
Quem acompanha os lançamentos da indústria nacional sabe que o HB20 foi uma das novidades mais polêmicas de 2019. Suas linhas ousadas até demais dividiram opiniões, e muita gente reprovou a mudança.
Se você foi um deles tenho uma notícia boa e uma ruim. Vamos começar pela ruim: ainda não foi dessa vez que a Hyundai mudou o design do hatch. Agora a boa é que o HB20 Sport ficou bem melhor do que as versões "normais".
O tônico do embelezamento foi uma pitada de esportividade. Na frente, a grade frontal trocou a moldura cromada (que apenas ressalta a largura exagerada da peça) pelo acabamento em preto brilhante.
Logo abaixo um filete vermelho justifica o sobrenome "Sport" dos logotipos grudados nas colunas "C". Faróis e lanternas ganharam acabamento escurecido, enquanto as rodas de liga leve de 16 polegadas são exclusivas da versão e trazem uma calotinha central vermelha, que combina com a proposta "esportivada" do carro.
Capas dos espelhos retrovisores foram pintadas de preto brilhante, mesma cor do belo aerofólio traseiro. Um aplique na parte inferior do para-choque traseiro imitando um extrator dá o toque final.
Por dentro, o HB20 Sport ostenta apliques em preto brilhante em volta das saídas de ar e um acabamento imitando fibra de carbono no painel. Bancos (revestidos em couro) trazem o nome da versão bordado nos encostos e costuras aparentes na cor vermelha estão por quase todos os lados. Faltou apenas um volante mais invocado para completar o pacote esportivo.
O espaço interno é bom para quatro adultos, inclusive no banco de trás. Já o porta-malas comporta 300 litros e está na média do segmento.
Ao contrário do HB20X, que é vendido apenas com o velho motor 1.6 16V de 130 cv, o HB20 Sport sai de fábrica com o novo 1.0 turbo da família Kappa. Sorte nossa, já que, embora seja menos potente, o conjunto entrega desempenho superior com melhores médias de consumo: o carro faz 8,2 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, os números sobem para 10,4 km/l e 14 km/l.
Alguns podem reclamar que o HB20 Sport não vem com câmbio manual. A Hyundai se defende afirmando que o público-alvo do novo modelo não é um purista que faz questão de trocar marchas, como acontece no Sandero R.S - este sim um esportivo de verdade. Se o mercado pediu isso e a fabricante decidiu, quem somos nós para julgar?
De toda maneira, a agilidade é uma das características do hatch. Não espere as respostas explosivas de um legítimo esportivo, mas é certo que você não vai se decepcionar com o comportamento dinâmico do HB20 Sport.
Assim como em sua geração anterior, o hatch já traz uma calibragem naturalmente voltada para quem gosta de dirigir. A direção tem respostas diretas (embora pudesse ser um pouco menos leve para dar maior sensação de segurança em velocidades altas) e os 120 cv do motor turbo são mais do que suficientes para fazer ultrapassagens e retomadas de velocidade sem sustos.
A suspensão tem calibragem firme e resolveu um dos maiores incômodos de seu antecessor: o comportamento instável da traseira em determinadas condições.
O HB20 Sport é baseado na lista de equipamentos da versão Evolution. Controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, computador de bordo, piloto automático e sensores de estacionamento traseiro são alguns itens que saem de fábrica no modelo.
Porém, a versão esportiva oferece mais itens frente à configuração na qual se baseia. Um deles é o carregador de celular por indução, exclusividade da versão Sport e até então indisponível na linha HB20.
Já o volante multifuncional possui paddle shifts atrás do volante para trocas de marcha. O único opcional é a pintura metálica, que pode ser adquirida por R$ 950.
O HB20 decepciona por não oferecer airbags laterais, limitando-se às bolsas infláveis frontais obrigatórias por lei. Pelo menos ainda há os controles de estabilidade e de tração, além do assistente de partida em rampas e dos ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix.
Em contrapartida, os custos de manutenção são os mesmos para qualquer versão equipada com o motor 1.0 turbo. E isso é bom sinal.
O modelo vem para dar continuidade à saga de versões esportivadas do HB20. Antes dele a marca já havia lançado as configurações Spicy e R-Spec.
Por R$ 70.990, ele é R$ 3.800 mais caro do que a versão Evolution (R$ 67.190), que traz a mesma motorização, mas não vem com os acessórios esportivos e nem com alguns itens, como o carregador de celular por indução.
Dentro da linha, o HB20 Sport é uma opção interessante para quem pode pagar um pouco mais. Em troca o dono leva um visual mais esportivo sem abrir mão do motor turbo - uma das maiores novidades da nova geração do compacto.
Motorização
1.0, 3 cilindros, turbo
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
120
Torque (kgf.m)
17,5
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,7
Velocidade máxima (km/h)
190
Consumo cidade (km/l)
8,2 / 11,7
Consumo estrada (km/l)
10,4 / 14
Câmbio
automático de seis marchas
Tração
dianteira
Direção
elétrica
Suspensão Dianteira
independente, McPherson
Suspensão Traseira
eixo de torção
Freios Dianteiros
discos ventilados
Freios Traseiros
tambor
Pneus
195/55 R16
Rodas
16 polegadas
Altura (mm)
1470
Comprimento (mm)
3940
Entre-eixos (mm)
2530
Largura (mm)
1720
Ocupantes
5
Peso (kg)
1083
Porta-malas (L)
300
Tanque (L)
50
10.000 km
R$ 223,38
20.000 km
R$ 491,57
30.000 km
R$ 478,82
40.000 km
R$ 653,29
50.000 km
R$ 451,55
60.000 km
R$ 890,36
Seguro
R$ 2.100 (média)
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
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