Novo Audi A3 mantém legado e traz os ingredientes para quem ama carros
Um dos grandes ícones do luxo na indústria automobilística brasileira, o Audi A3 chegou à quarta geração. A primeira versão do modelo foi lançada mundialmente em 1996 e, em 1999, começou a ser produzida em São José dos Pinhais, no Paraná.
Ter um hatch premium nacional com pegada esportiva (era considerado um Golf apimentado) e preço mais atraente que o da maioria dos carros importados de marcas sofisticadas foi uma jogada certeira. Tanto que, até hoje, tantos anos depois, o A3 continua representando cerca de 50% das vendas totais da história da montadora no Brasil.
Na segunda geração, o A3 passou a ser importado. Já na terceira, voltou a ser montado no Paraná, mas desta vez em uma nova carroceria, a sedã. O hatch médio, integrante de um segmento que perdeu apelo e já quase não tem representantes no mercado brasileiro, vinha da Europa.
A quarta geração é 100% europeia, importada da Alemanha. A Audi não descartou a produção nacional e ainda tem a fábrica do Paraná, em parceria com a Volkswagen (as duas marcas fazem parte do mesmo grupo automotivo). Porém, se a montagem de modelos no País for retomada, certamente o modelo não será o hatch. A maior possibilidade é a nacionalização do Q3 e, no caso do A3, a eleita seria a versão sedã.
Mas a versão Sportback (como a Audi batiza o hatch médio), tão icônica e cheia de história, faz jus ao legado do carro nesta quarta geração. É modelo de nicho, voltado aos entusiastas que não abrem mão do segmento. E tem todos os ingredientes para empolgar quem ama a essência do mundo do automóvel.
São duas versões de carroceria e duas de motor; hatch e sedã têm o mesmo preço. Na 1.4 turbo (150 cv e câmbio automático de oito marchas) são R$ 229.990. As opções com esse propulsor são chamadas de S Line Limited. Já na 2.0 turbo (190 cv e transmissão automatizada de duas embreagens e sete velocidades), são R$ 264.990.
UOL Carros testou o A3 Sportback com motor 2.0. As versões com esse propulsor foram batizadas de Performance Black.
Audi A3
Preço
R$ 264.990Pontos Positivos
- Dirigibilidade
Pontos Negativos
- Assistência à condução
Veredito
O brasileiro está carente de hatches médios. Entre as marcas generalistas, hoje só há o Cruze, da Chevrolet. Das montadoras premium, ficou o Classe A, da Mercedes. O A3 Sportback de quarta geração surge não só como alternativa, mas também com um legado. E ele cumpre seu papel histórico de oferecer, na versão Performance Black, a dirigibilidade esportiva que se espera do modelo. Vai ter fila de entusiastas querendo comprar o carro. E, com a crise dos semicondutores, há uma boa chance de revendê-lo depois por um valor superior ao pago agora. Para quem conseguir comprá-lo, pode ser um bom negócio.
Design e dimensões
A dianteira do A3 Sporback Performance Black fica alinhada à dos demais modelos da Audi, com a grade octagonal achatada e escurecida. Os faróis são full-LEDs e, opcionalmente, trazem o sistema matricial. Com ele, são antiofuscamento e têm assinatura quando o carro é ligado e desligado.
Esse opcional tem preço de R$ 8.500 e está disponível apenas nas versões Performance Black. Nelas, as rodas de 18" têm arcos em dois tons. Os freios são a disco na frente e atrás e a suspensão passa a ser independente nas quatro rodas - no sedã montado no Brasil, a traseira era por eixo de torção.
A lateral passa também a trazer linhas mais pronunciadas e tem detalhes pretos em diversas partes. Atrás, há duas saídas de escape falsas, revestidas por material preto. O porta-malas tem boa capacidade para um hatch médio. São 380 litros.
No sedã, sobe para 425 litros. O A3 Sportback tem 4,34 metros de comprimento, 3 cm a mais que no modelo anterior. A altura foi mantida em 1,43 m e a largura ganhou 2 cm (1,82 m). O carro oferece 2,63 metros de entre-eixos.
O A3 vem com pacote exterior S Line, que garante mais esportividade ao visual. O hatch pode receber retrovisor de fibra de carbono, por R$ 6 mil. Por outros R$ 6 mil, o cliente leva ainda um spoiler feito com esse material. Mas, nesse caso, só no sedã.
Interior e equipamentos
O painel de instrumentos é virtual, com tela de 12,3". Ela é personalizável. Dá para ver as informações do centro em evidência, por exemplo (em vez de velocímetro e conta-giros) e escolher um entre três layouts.
A central multimídia, que antes era sobre o painel, agora é integrada. Tem tela de 10,1", oferece Android Auto e Apple CarPlay e traz um opcional muito interessante, disponível apenas nos modelos mais sofisticados da marca. É o sistema de iluminação personalizável da cabine.
Com esse extra, dá para escolher uma entre 30 opções de cor para iluminar painéis e portas. O opcional custa R$ 1.500. Outro item que pode ser acrescentado é o sistema de som da Bang&Olufsen, por R$ 6.000.
O console central é revestido de Black Piano e perdeu a alavanca do câmbio. No lugar dela, há uma tecla, liberando espaço para mais porta-objetos. O carro também passa a vir com carregador de smartphones sem fio e quatro entradas USB do tipo C (duas para os passageiros da frente e duas para o de trás).
O espaço traseiro é adequado para duas pessoas. Fica inviável acomodar uma terceira, pois o túnel central é muito alto. Há um console retrátil para quem viaja atrás, com dois porta-copos.
Uma das poucas tecnologias de assistência que o A3 Sportback tem é o sistema de auxílio ao estacionamento. Ele pode ser acionado inclusive quando a manobra já está em andamento - caso o motorista comece uma baliza, por exemplo, e perceba que não consegue concluí-la.
Controlador de velocidade adaptativo, leitor de faixas e sensor de ponto cego, para citar alguns exemplos, não estão disponíveis. Segundo a Audi, essa ausência é por causa da crise de semicondutores, que afeta a produção mundial e prejudica a oferta de alguns itens. A marca pretende incorporar em breve essas assistências à linha A3.
Desempenho
O A3 Sportback Performance Black é, literalmente, um foguetinho de bolso. O motor 2.0 casa muito bem com a proposta do carro e oferece 32,6 mkgf de torque a apenas 1.500 rpm. O câmbio S tronic, com uma embreagem para as marchas ímpares e outra para as pares, faz as trocas sem engasgos e com muita rapidez.
Com isso, o A3, que tem tração dianteira, tem muita agilidade em retomadas de velocidade e acelerações rápidas. É eficiente nas ultrapassagens e oferece desenvoltura no trânsito. De acordo com informações da Audi, acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e atinge 248 km/h de velocidade máxima.
O carro tem modos de condução para se comportar de forma mais econômica, confortável ou esportiva. Essa funcionalidade adapta as respostas do conjunto motor-câmbio e da direção.
Se em alguns modelos da Audi, como no Q5, não há grande mudança na resposta da direção entre os modos confortável e esportivo, no A3 essa alteração se faz mais sensível. O peso do componente em alta velocidade é ideal, e as curvas são feitas com agilidade e segurança. Nessa condição, a rolagem de carroceria é nula.
Motorização
2.0, 4 cil., 16V, turbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
190 @ 4.200 6.000
Torque (kgf.m)
32,6 @ 1.500 4.180
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
7,4
Velocidade máxima (km/h)
241
Câmbio
Automático, 7 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, Multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
225/40 R18
Rodas
18" x 8J
Altura (mm)
1.430
Comprimento (mm)
4.343
Entre-eixos (mm)
2.636
Largura (mm)
1.984
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.485
Porta-malas (L)
380
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
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