Onix Plus Midnight: sem Wi-Fi e OnStar, sedã seduz pelo visual
Resumo da notícia
- Nova versão Midnight tem vários detalhes na cor preta
- Sedã traz mesmo motor 1.0 turbo da versão Premier
- Carro não vem com internet 4G e sistema OnStar
Preto é uma cor que vai bem em qualquer situação. Seja na escolha de um traje de gala ou para uma ocasião menos formal, a tonalidade é a preferida de boa parte das pessoas.
Nos automóveis, a cor é constantemente associada a luxo, sofisticação e esportividade.
É por isso que a Chevrolet decidiu seguir a tendência das versões monocromáticas com a linha Midnight, lançada na S10 em 2018 e posteriormente estendida aos SUVs Tracker e Equinox.
Agora chega a vez do Onix Plus se juntar ao clube. O visual ficou bem diferente e certamente vai atrair muita gente. Mas será que, por baixo da nova roupagem, está um bom negócio? É o que vamos descobrir na avaliação de UOL Carros.
Chevrolet Onix Plus Midnight
Pontos Positivos
- Design
- Segurança
Pontos Negativos
- Conectividade
Veredito
Quem curte um visual mais sofisticado com uma pitada de esportividade vai gostar do Onix Plus Midnight. O sedã, que já era uma das melhores opções da categoria, ficou ainda mais atraente na nova versão. O desempenho do bom motor 1.0 turbo também empolga os fãs de uma condução mais nervosa. Espaço interno e porta-malas não são os maiores do segmento, mas estão longe de decepcionarem. Entre muitas virtudes e poucos defeitos, o modelo é uma boa escolha para as famílias.
Vários detalhes foram tingidos de preto no Onix Plus Midnight. Na frente, a grade dianteira do tipo colméia tem acabamento em preto brilhante e os faróis ganharam máscaras negras.
As rodas de liga leve de 16 polegadas com desenho exclusivo e os frisos na carroceria também entraram na brincadeira. Até a tradicional gravatinha dourada da Chevrolet foi pintada de preto.
O interior traz revestimento exclusivo na cor Jet Black. Espaço interno é bom no banco dianteiro e adequado atrás, embora não seja tão espaçoso quanto os rivais VW Virtus e Nissan Versa.
Os bancos são muito confortáveis e o acabamento é de boa qualidade, mesmo com a presença de bastante plástico. O porta-malas comporta 469 litros.
Grande estrela no lançamento da nova geração em 2019, o motor 1.0 turbo de 116 cv (com etanol ou gasolina) surpreende pela elasticidade. Traz boas respostas tanto em todas as rotações, proporcionando agilidade nas arrancadas e retomadas ágeis.
Surpreende também o ótimo trabalho feito pela engenharia da Chevrolet, que conseguiu baixos níveis de vibrações e de ruído. O resultado é o melhor entre todas as motorizações de três cilindros disponíveis no mercado.
A direção leve torna a condução mais empolgante, embora suas respostas poderiam ser um pouco mais rápidas. A suspensão também tem um acerto bem feito, priorizando o conforto sem ser dura demais.
Baseada na versão Premier, a novidade agrada pelo conteúdo.
Além dos 6 airbags (oferecidos de fábrica em todas as versões da linha Onix), o carro vem com controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, acendimento automático dos faróis, direção elétrica progressiva e câmera de ré.
Conta ainda com luzes diurnas de LED, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, sensor de pressão dos pneus, rodas de liga leve de 16 polegadas, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, piloto automático com limitador de velocidade, destravamento das portas e partida do motor sem chave.
A central multimídia MyLink 3,traz tela de oito polegadas - antes era de sete polegadas. O problema é que o carro perdeu dois itens exaltados pela própria GM no lançamento do novo Onix: internet 4G com W-Fi e OnStar.
A Chevrolet sabe que os baixos custos de manutenção foram essenciais para o sucesso do Onix. E é por isso que os valores permanecem competitivos na nova geração.
Segurança, porém, é uma das maiores virtudes do Onix Plus. Sai de fábrica com 6 airbags, assistente de partida em rampas e controles de estabilidade e de tração em todas as versões. Apenas o recém-chegado Nissan Versa traz os mesmos equipamentos de fábrica desde a configuração de entrada.
Por R$ 81.390, o Onix Plus Midnight enfrenta uma concorrência numerosa.
Os principais rivais são Fiat Cronos Precision (R$ 78.990), Hyundai HB20S Diamond Plus (R$ 82.990), Nissan Versa Advance (R$ 83.490) e VW Virtus Comfortline (R$ 85.390).
Entretanto, Toyota Yaris XL Plus Connect (R$ 82.990) e Honda City EX (R$ 84.200) também estão na briga.
Motorização
1.0, 12V, 3 cilindros em linha, flex
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
116 cv a 5.500 rpm
Torque (kgf.m)
16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,4 s
Velocidade máxima (km/h)
n/d
Consumo cidade (km/l)
8,6 km/l (etanol) / 12 km/l (gas.)
Consumo estrada (km/l)
10,9 km/l (etanol) / 15 km/l (gas.)
Câmbio
automático de 6 marchas
Tração
dianteira
Direção
elétrica
Suspensão Dianteira
independente, McPherson
Suspensão Traseira
eixo de torção
Freios Dianteiros
discos ventilados
Freios Traseiros
tambor
Pneus
195/55 R16
Rodas
16 polegadas
Altura (mm)
1476 mm
Comprimento (mm)
4474 mm
Entre-eixos (mm)
2600 mm
Largura (mm)
1730 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1117 kg
Porta-malas (L)
469 l
Tanque (L)
44 l
10.000 km
R$ 320,00
20.000 km
R$ 616,00
30.000 km
R$ 516,00
40.000 km
R$ 684,00
50.000 km
R$ 496,00
60.000 km
R$ 616,00
Seguro
R$ 2.500 (média)
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Abertura elétrica do porta-malas
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