Porsche 718 Boxster GTS é 'joia rara' em tempos de eletrificação
Resumo da notícia
- 718 Boxster GTS é compacto, leve e possante - como nos melhores carros da marca
- Motor 4.0 aspirado de 400 cv é exclusivo da versão GTS
- Modelo foi lançado em 2016, mas ainda é um dos mais divertidos da Porsche
Ninguém duvida que os carros movidos a eletricidade vão dominar as ruas. Até a Porsche sabe disso: a empresa já anunciou que 80% de sua gama será composta por modelos elétricos ou híbridos dentro de oito anos.
Essa informação serve apenas para enaltecer a importância do 718 Boxster GTS. O conversível de dois lugares - ou roadster, para os íntimos - é um dos expoentes da essência da marca alemã. Assim como os lendários esportivos dos anos 60, ele tem dimensões compactas, motor possante e uma dirigibilidade irrepreensível. Ou seja, tudo que os verdadeiros fãs da Porsche amam.
UOL Carros passou alguns dias com o esportivo para comprovar o óbvio: o Boxster GTS é, sim, um dos carros mais divertidos à venda no país.
Porsche 718 Boxster GTS
Preço
R$ 609.000Pontos Positivos
- Desempenho
- Design
Pontos Negativos
- Idade do projeto
Veredito
Dentro da linha Porsche, o 718 Boxster GTS não é o carro mais moderno e nem o mais possante. Mesmo tendo um projeto mais defasado e sem as modernidades de 911 e Taycan, ele está entre os mais divertidos da gama, algo bem difícil quando se trata de modelos esportivos como os da Porsche. Leve, compacto e ágil, o roadster foi feito para tirar um sorriso do rosto de quem está ao volante. E nesse quesito ele é quase imbatível.
Design e espaço interno
O 718 Boxster GTS é o modelo mais antigo da gama. A quarta (e atual) geração completa seis anos de vida em 2022 e é constantemente confundida com a terceira geração, que existiu de 2012 a 2016. Faz sentido porque os dois são muito parecidos no design.
Externamente, o conversível tem capô longo e traseira curta, sendo um legítimo representante do segmento de roadsters. Os faróis trazem a identidade visual presente em toda a linha, marcada pelos quatro elementos em LED. As bonitas rodas de 20 polegadas trazem pintura preta no GTS, que traz o nome da versão na parte inferior das portas.
As linhas conduzem o olhar para a traseira, onde os pára-lamas traseiros largos e pronunciados deixam o 718 Boxster com um jeitão de esportivo clássico. As lanternas são perfeitamente integradas ao belo spoiler integrado à carroceria, que reserva um lugar de honra para o logotipo "Porsche".
Por ser um roadster, o 718 Boxster GTS oferece espaço para apenas duas pessoas. Não cabe muita coisa atrás dos bancos, mas há 275 litros no porta-malas traseiro e mais 150 litros no porta-malas dianteiro.
Consumo e desempenho
Sabiamente, a Porsche decidiu presentear os fãs da marca com um motor exclusivo para a linha GTS. Trata-se do 4.0 aspirado de seis cilindros, um alento em meio à onda das motorizações turbinadas que dominam a linha.
O número quatro, aliás, está fortemente presente no esportivo: são 400 cv e 42,8 kgfm extraídos do motor de 4-litros, que o fazem ir de 0 a 100 km/h em 4 segundos. A velocidade máxima é de 288 km/h. Nada mal.
A eficiente transmissão PDK de dupla embreagem realiza as trocas de marcha com competência invejável. Há quem diga (como a própria Porsche) que a caixa realiza um trabalho mais competente do que se houvesse um ser humano operando o câmbio. A trilha sonora inclui um ronco delicioso que invade a cabine sem cerimônia - e felizmente não existe isolamento acústico capaz de impedir isso.
São quatro modos de condução: Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Recomendo ativar o último modo apenas em pista para extrair o máximo do carro, mas vale a pena selecioná-lo só para ver como o 718 se transforma. Diversos parâmetros são alterados, desde as respostas da direção até a rigidez dos amortecedores. Existe ainda a função Sport Response, que configura motor e transmissão no modo mais esportivo por 20 segundos.
A estabilidade é invejável e o Boxster gruda nas curvas com muita competência. A tração é traseira, então convém não abusar. A direção extremamente direta faz toda a diferença em uma tocada mais nervosa, na qual o motorista se sente à vontade mesmo em velocidades mais altas. Do jeito que um Porsche deve ser.
Falar de consumo deveria ser proibido em um esportivo como o 718 Boxster GTS. Mas vamos mencionar porque os números são surpreendentes para o modelo: 9,3 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada. Vou te alertar, porém, que não é fácil obter essas médias, já que é difícil controlar o pé direito no acelerador.
Equipamentos
Alguns detalhes na cabine do 718 entregam a idade mais avançada do projeto. Veja a central multimídia, por exemplo: apesar de ser tátil e oferecer suporte aos sistemas operacionais Android Auto e Apple CarPlay, ela traz uma interface mais antiquada e uma navegação menos intuitiva do que os modelos mais modernos da Porsche.
Bem equipado, o roadster vem com ar-condicionado digital com duas zonas de regulagem de temperatura, sistema de vetorização de torque, suspensão ativa rebaixada em 20 milímetros, regulagem da rigidez dos amortecedores, freio de estacionamento eletrônico, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e sistema start-stop.
No console central fica um botão bem estreito que abre ou fecha a capota, cujo acionamento é elétrico. Todo o processo leva apenas nove segundos para ser realizado. O pacote Sport Chrono é oferecido de fábrica e traz um cronômetro para medir os tempos das voltas em um track day. Vários dados de telemetria são armazenados em um aplicativo que pode ser acessado pelo smartphone.
Manutenção e segurança
Como você deve imaginar, os custos de manutenção não são baixos. Afinal de contas, estamos falando de um carro que custa mais de R$ 600 mil. Na segurança, o 718 Boxster GTS não oferece assistências de condução, como frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal e assistente de permanência em faixa de rolagem. Sendo assim, ele traz o 'básico' para um modelo de luxo: 7 airbags e controles de estabilidade e de tração.
Mercado
O 718 Boxster GTS encara a concorrência de um conterrâneo. O Audi TT RS entrega 400 cv e 48,9 kgfm de seu motor 2.5 turbo. Hoje ele é o único rival na mesma faixa de preço, já que o Jaguar F-Type está disponível apenas com o 2.0 turbo de "apenas" 300 cv.
Motorização
4.0, 6 cilindros boxer
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
400 cv
Torque (kgf.m)
42,8 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
4,0 s
Velocidade máxima (km/h)
288 km/h
Consumo cidade (km/l)
9,3 km/l
Consumo estrada (km/l)
12,3 km/l
Câmbio
Dupla embragem de 7 marchas
Tração
Traseira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, McPherson
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
265/35 ZR20
Rodas
20 polegadas
Altura (mm)
1262 mm
Comprimento (mm)
4391 mm
Entre-eixos (mm)
2475 mm
Largura (mm)
1801 mm
Ocupantes
2
Peso (kg)
1435 kg
Porta-malas (L)
150 l / 275 l
Tanque (L)
64 l
10.000 km
R$ 2.976,03
20.000 km
R$ 5.418,53
30.000 km
R$ 4.009,65
40.000 km
R$ 5.418,53
50.000 km
R$ 2.976,03
60.000 km
R$ 7.547,66
Seguro
n/d
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
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