Tiggo 8 tem porte, conteúdo e espaço de SUV grande a preço de médio
Resumo da notícia
- Feito no Brasil, modelo leva até 7 pessoas e custa R$ 165.990
- SUV tem motor 1.6 turbo de 187 cv e câmbio automatizado de 7 marchas
- Amplo espaço interno e bom pacote de equipamentos são destaques
Quem conhece bem a indústria automotiva sabia que os chineses levariam pouco tempo para evoluir.
Na Caoa Chery esse dia já chegou. Um bom exemplo é o Tiggo 8, que traz tecnologia e sofisticação inéditos dentro da marca no país. Por R$ 165.990, o modelo encara nomes consagrados no segmento de SUVs médios, como Jeep Compass e VW Tiguan Allspace.
A marca traz algumas cartas na manga, como um preço agressivo, dimensões mais generosas e um bom pacote de itens de série. Mas será que esses atributos bastam para desbancar a concorrência? É o que você descobre a seguir na avaliação de UOL Carros.
Caoa Chery Tiggo 8 TXS 1.6 Turbo
Preço
R$ 165.990Pontos Positivos
- Desempenho
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Manobrabilidade
Veredito
O Tiggo 8 é o melhor produto da Caoa Chery no Brasil. Bonito, espaçoso e bem equipado, o SUV tem porte grande a preço de utilitário esportivo médio. O motor 1.6 turbo se destaca pela agilidade, algo que nem sempre acontece nos rivais. E por falar em concorrência, não há modelos na categoria com espaço para sete lugares nesta faixa de preço. Se você precisa de um carro espaçoso e tecnológico e não quer gastar mais de R$ 170 mil, vale a pena conhecer melhor este SUV.
Esqueça o tempo em que os carros chineses eram cópias de modelos da Europa e EUA. O Tiggo 8 agrada em elementos como a generosa grade frontal e as lanternas interligadas na traseira - que dispensam luzes de LED.
Os faróis full LED são bonitos e casam com o estilo sofisticado da dianteira. As grandes portas traseiras (que facilitam o acesso à terceira fileira de bancos) casam bem com o restante da carroceria. O recorte das portas, aliás, vai até a parte inferior do veículo.
No geral, os designers da marca conseguiram um bom resultado no SUV, que não parece desproporcional - algo difícil em um carro feito para levar sete passageiros.
A cabine impressiona positivamente pela qualidade do acabamento. Há couro sintético nas portas e em uma faixa horizontal que percorre todo o painel. Parte dele, inclusive, tem superfície emborrachada suave ao toque dos dedos.
O Tiggo 8 aposta em uma combinação mais sóbria de cores e texturas, sem apelar para o excesso de apliques cromados e materiais chamativos dos chineses de antigamente.
Quem viaja no SUV conta com bancos muito confortáveis na frente, cujas abas pronunciadas abraçam os ocupantes.
Atrás, os passageiros não têm do que reclamar: existem saídas de ar-condicionado e um generoso espaço para as pernas. O banco é dividido em duas partes e pode ser posicionado para frente ou para trás. É possível também regular a inclinação do encosto.
A capacidade do porta-malas varia de acordo com a posição dos bancos. São 193 litros com sete lugares em uso, 889 litros se a terceira fileira de bancos estiver rebatida e 1.930 litros apenas com a fileira de bancos dianteiros.
O motor 1.6 turbo movido apenas a gasolina entrega 187 cv e 28 kgfm de torque máximo. Surpreende positivamente pelas respostas muito ágeis para um grandalhão como o Tiggo 8.
Basta pisar levemente no acelerador para que o SUV ganhe velocidade sem cerimônia. A direção tem respostas diretas, passando longe do comportamento anestesiado da maioria dos carros familiares de grande porte.
Diferente do Arrizo 6, o modo Eco é bastante esperto e dá conta do recado com sobras. Tanto é que pouco se nota diferença para o modo Sport, fora a tendência da transmissão em esticar algumas marchas antes de realizar a troca.
O motorista só vai sofrer um pouco para manobrá-lo - e não por conta da visibilidade, que é boa, mas sim pela manobrabilidade do carro, que poderia esterçar mais nas curvas.
Ao preço de R$ 165.990, o Tiggo 8 é vendido em versão única chamada TXS. Traz um pacote de equipamentos bem competente, que inclui itens como 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, sensor de pontos cegos, assistente de partida em rampas, câmera com visão de ré e em 360 graus, controle de velocidade em descidas, acendimento automático dos faróis e painel digital.
Também conta com ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, revestimento interno em couro sintético, carregador de celular por indução, faróis full LED, central multimídia com tela tátil de 10,4 polegadas (sem suporte a Android Auto) e sistema de som com oito alto-falantes.
Completam a lista de equipamentos freio de estacionamento elétrico, função Auto Hold, sensor de chuva, rodas de liga leve de 18 polegadas, destravamento das portas sem chave e por aproximação, partida do motor por botão e teto solar panorâmico com acionamento elétrico.
Sem grandes surpresas (nem ausências significativas), a lista de itens de segurança do Tiggo 8 inclui 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, sensor de pontos cegos e ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix. Entretanto, seria melhor ainda se o SUV viesse com alerta frontal de colisão e sistema de frenagem autônoma de emergência.
Os custos das revisões estão dentro da realidade da categoria, mas a garantia é de 3 anos. Outros modelos da marca, como Tiggo 5X e Arrizo 5, oferecem cobertura maior: são cinco anos.
A Caoa Chery elege VW Tiguan Allspace e Mitsubishi Outlander como principais rivais do Tiggo 8. Ambos trazem espaço para sete pessoas.
O SUV da Volkswagen sai por R$ 175.140 e traz o conhecido motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, associado ao câmbio automatizado DSG de dupla embreagem com seis marchas - uma a menos do que no Tiggo 8.
Já o Mitsubishi Outlander HPE custa R$ 174.990. O SUV tem um motor 2.0 de 160 cv e 20,1 kgfm, que traz transmissão do tipo CVT que simula seis marchas.
Entretanto, o Tiggo 8 também pode atrair clientes de SUVs médios que levam cinco ocupantes. São os casos de Jeep Compass Limited 2.0 Flex (R$ 162.590) e Ford Territory SEL (R$ 179.900).
Motorização
1.6, 16V, 4 cilindros em linha, turbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
187 cv a 5.500 rpm
Torque (kgf.m)
28 kgfm a 2.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9 s
Velocidade máxima (km/h)
180 km/h
Consumo cidade (km/l)
9,8 km/l
Consumo estrada (km/l)
12 km/l
Câmbio
automatizado de dupla embreagem com 7 marchas
Tração
dianteira
Direção
elétrica
Suspensão Dianteira
independente, McPherson
Suspensão Traseira
independente, multilink
Freios Dianteiros
discos ventilados
Freios Traseiros
discos sólidos
Pneus
235/55 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1705 mm
Comprimento (mm)
4700 mm
Entre-eixos (mm)
2710 mm
Largura (mm)
1860 mm
Ocupantes
7
Peso (kg)
1600 kg
Porta-malas (L)
889 l (5 lugares)
Tanque (L)
51 l
10.000 km
R$ 510,82
20.000 km
R$ 754,26
30.000 km
R$ 963,68
40.000 km
R$ 754,26
50.000 km
R$ 510,82
60.000 km
R$ 1.207,12
Seguro
n/d
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
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