VW Gol traz desempenho e bom consumo para envelhecer com dignidade
Resumo da notícia
- Veterano hatch anda bem e tem boas marcas de consumo
- Gol 1.6 MSI tem preço salgado, partindo de R$ 64.150
- Carro também peca na falta de itens de segurança
É difícil falar algo novo de um carro que está há tanto tempo entre nós como o Volkswagen Gol. Mas felizmente ainda há espaço para surpresas.
Foi o que UOL Carros constatou ao passar uma semana com o Gol 1.6 MSI. A dupla formada pelo bom motor 1.6 MSI de até 120 cv e 16,8 kgfm e a transmissão automática de seis marchas resulta em um feliz casamento, entregando desempenho e economia de combustível.
O resultado é que o Gol se mantém firme e forte como o modelo mais vendido da Volkswagen no país. E olha que preço não é seu forte, já que o veterano hatch parte de R$ 64.150.
VW Gol 1.6 MSI AT
Preço
R$ 64.150Pontos Positivos
- Consumo
- Desempenho
Pontos Negativos
- Preço
- Design
Veredito
Do alto dos 12 anos nas costas, o VW Gol ainda é uma opção a ser considerada para quem procura um hatch automático na casa dos R$ 60 mil. Embora não seja barato, ele compensa com um desempenho vigoroso e boas marcas de consumo de combustível. Bom lembrar também da facilidade de revenda e os bons custos de manutenção. Os rivais, porém, são mais modernos, mais bem equipados e mais seguros.
O visual do Gol é o mesmo desde 2018. Na ocasião, ele ganhou uma nova dianteira, com faróis maiores e uma grade frontal mais alta, além de para-choque redesenhado.
Só que o estilo não era inédito, já que ele havia sido inaugurado pela Saveiro em 2017 e posteriormente replicado no Gol Rallye antes de chegar às versões mais comuns.
A plástica até tenta, mas não consegue disfarçar o peso da idade da geração lançada em 2008. Características como a linha de cintura mais baixa e os vincos pela carroceria evidenciam que estamos diante de um projeto da década passada. Mesmo assim, o Gol não faz feio diante de alguns concorrentes, como o Toyota Etios.
Por dentro, o carro tem um estilo agradável e surpreendentemente elegante para um carro de entrada. As linhas do painel de instrumentos lembram as do Tiguan Allspace, abusando de formas horizontais. Pena que a Volkswagen decidiu manter os velhos painéis de porta do modelo de 2008, que destoam completamente do resto da cabine e dão uma nítida sensação de improviso.
O espaço interno também não é dos melhores. A posição de dirigir é levemente deslocada para a esquerda, enquanto quem viaja no banco de trás senta em posição alta e não tem muito espaço para os joelhos. O porta-malas de 285 litros está na média do segmento de hatches.
Esqueça um pouco o visual porque o melhor do Gol está ao volante.
O bom motor 1.6 MSI entrega até 120 cv e 16,8 kgfm quando abastecido com etanol. Se a escolha for pela gasolina, os números caem para 110 cv e 15,8 kgfm.
Bom ressaltar que Gol e Voyage têm 3 cv a mais em relação ao Polo equipado com o mesmo motor. De acordo com a fabricante, isso acontece porque o formato do coletor de escape e sistema de admissão do Gol permitem um melhor fluxo de entrada e saída dos gases, resultando na cavalaria extra.
O casamento com o câmbio automático de seis marchas (que é o mesmo dos demais modelos da marca, mas com calibragem específica) é dos melhores. Ágil, a caixa faz trocas rápidas e preza pela suavidade, inclusive nas reduções. Quando o motorista pisa fundo no acelerador, a transmissão retarda ao máximo as trocas para explorar a elasticidade do conjunto, especialmente no modo Sport.
Os números de consumo são satisfatórios. Se o combustível for etanol, o sedã faz 8 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.
Bom mesmo é rodar com gasolina, quando o Voyage faz 11,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. Na prática, combinando trechos de cidade e rodovia e com ar-condicionado ligado o tempo inteiro, nós conseguimos uma média de 14 km/l.
O Gol sofre do mesmo mal de seu irmão Voyage. Apesar do preço salgado de R$ 64.150, o hatch decepciona na lista de equipamentos. Ele vem com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos só nas portas dianteiras, travas elétricas, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix e suporte para celular.
O pacote Urban Completo custa R$ 3.520 e acrescenta computador de bordo, sensores de estacionamento traseiros, alarme com controle remoto, luzes de leitura para o banco traseiro, alças de segurança no teto, chave do tipo canivete, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, espelhos retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, espelhos retrovisores com regulagens elétricas e função tilt-down, faróis de neblina, lanternas fumê, luzes de seta nos espelhos retrovisores, para-sóis com espelhos de cortesia e iluminação, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura elétrica a tampa do porta-malas e vidros elétricos traseiros.
Já o pacote Composition Touch sai por R$ 2.330 e traz a central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas com espelhamento de tela e volante multifuncional revestido em couro com paddle shifts. Como alternativa mais acessível, existe ainda o pacote Media Plus, que custa R$ 1.160 e oferece o sistema de entretenimento Media Plus com quatro alto-falantes.
Por fim, a pintura metálica pode ser adquirida por mais R$ 1.610. Completa do jeito que nos foi cedida para avaliação, a unidade das fotos custa R$ 71.610.
Comparando com o líder de vendas Chevrolet Onix, a versão LTZ custa R$ 73.090 com câmbio automático de seis marchas.
Além da diferença de R$ 1.480 para levar um modelo muito mais moderno e seguro, o hatch da GM traz vários itens ausentes no Gol, como 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, central multimídia com internet 4G e Wi-Fi, piloto automático, carregador de celular por indução, acendimento automático dos faróis, destravamento das portas sem chave e partida do motor por botão.
Os custos de revisão não são altos, mas poderiam ser menores, sobretudo das primeiras paradas programadas. O seguro, em contrapartida, não é tão caro como costumava ser.
Na segurança, o Gol traz apenas o airbag duplo frontal e os freios ABS obrigatórios por lei. Recentemente, o carro passou a vir com três encostos de cabeça no banco de trás e cinto de segurança para o quinto ocupante, atendendo à legislação vigente a partir deste ano.
O problema do Gol é que, em sua faixa de preço, ele enfrenta rivais mais modernos.
O Toyota Etios X (R$ 60.490) traz um motor mais fraco (1.3 de até 98 cv) e câmbio automático de quatro marchas.
Em compensação, além de mais moderno, o hatch da marca japonesa é bem mais seguro por vir com controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
Já o Ford Ka SE Plus (R$ 65.290) vem com um motor mais potente (1.5 de até 136 cv) e itens como central multimídia Sync 2,5 e piloto automático.
Motorização
1.6, 16V, 4 cilindros em linha, flex
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
120 cv / 110 cv
Torque (kgf.m)
16,8 kgfm / 15,8 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,1 s / 10,7 s
Velocidade máxima (km/h)
185 km/h / 179 km/h
Consumo cidade (km/l)
7,7 km/l / 11,1 km/l
Consumo estrada (km/l)
9,6 km/l / 13,6 km/l
Câmbio
automático de 6 marchas
Tração
dianteira
Direção
hidráulica
Suspensão Dianteira
independente, McPherson
Suspensão Traseira
eixo de torção
Freios Dianteiros
discos ventilados
Freios Traseiros
tambor
Pneus
195/55 R15
Rodas
15 polegadas
Altura (mm)
1474 mm
Comprimento (mm)
3892 mm
Entre-eixos (mm)
2467 mm
Largura (mm)
1893 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.055 kg
Porta-malas (L)
285 l
Tanque (L)
55 l
10.000 km
R$ 532,73
20.000 km
R$ 596,83
30.000 km
R$ 522,73
40.000 km
R$ 842,37
50.000 km
R$ 522,73
60.000 km
R$ 596,83
Seguro
R$ 1.500 (média)
Garantia
3 anos
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