Topo

Doutor Multas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Fora de moda? Para que serve e quando recorrer a despachante de veículos

Ronny Santos/Folhapress
Imagem: Ronny Santos/Folhapress
só para assinantes
Gustavo Fonseca

Gustavo Fonseca é especialista em direito de trânsito e fundador do Doutor Multas, site que auxilia o motorista a recorrer de multas, economizar e não perder a CNH

Colunista do UOL

01/02/2023 04h00

Também conhecido como "despachante de veículos", o Despachante Documentalista de Trânsito realiza o mesmo trabalho que o despachante documentalista de outras áreas, mas focado especificamente na documentação de veículos. É ele quem faz a intermediação entre "cliente x Detran" e "Detran x cliente".

Ou seja: sua maior função é representar o seu cliente nos trâmites burocráticos relacionados ao veículo e demais pendencias junto ao Detran. É por isso que esses profissionais trabalham, majoritariamente, em contato com o Detran e com os Centros de Formação de Condutores.

Entre as principais demandas que um Despachante de Trânsito pode assumir estão o licenciamento de veículos, o primeiro emplacamento, procedimentos para a transferência, comunicação de venda, alteração das características do veículo no registro e baixa definitiva do veículo como sucata. O profissional também pode realizar pagamentos para o seu cliente (a exemplo de multas e impostos como o IPVA).

O que é preciso para ser um despachante de veículos?

O Despachante Documentalista pode ser considerado um facilitador das relações dos representantes das instituições com os cidadãos que precisam cumprir e resolver exigências legais. Afinal, não é todo mundo que tem tempo para se dedicar às burocracias que envolvem as questões relacionadas ao trânsito,

Para ser um Despachante Documentalista de Trânsito, a pessoa precisa cumprir alguns requisitos. Os Despachantes Documentalistas e de Trânsito estão assegurados pela Lei nº 10.602, de 2002. A área requer um perfil profissional organizado, responsável e prático. É necessário ser maior de 18 anos e, preferencialmente, ser graduado em nível tecnológico em curso reconhecido na forma da lei.

O curso para Despachante Documentalista de Trânsito costuma ter carga horária total de 96 horas/aula. A estrutura curricular do curso pode variar conforme a escola, mas é basicamente formada pelos seguintes temas: autarquia e profissional, comunicação e expressão, atendimento ao público, legislação e organização das atividades de um despachante.

Vale ressaltar que antes de escolher uma instituição para iniciar o curso, é importante conferir a avaliação d instituição junto ao Ministério da Educação (MEC), bem como conhecer a sua estrutura, valores da mensalidade e estabelecer comparativos com base nesses requisitos.

Despachantes, seja de qual for a área, trabalham sob demanda, tanto do órgão público ou de um cliente físico ou jurídico. Aqueles que atuma diretamente em órgãos públicos são selecionados mediante concurso, cujas vagas são abertas para trabalhar em instituições ligadas aos setores de trânsito, comércio internacional e entidades responsáveis por emissão e regulamentação de documentos.

Vai contratar? Precisa avaliar sua real necessidade

Um Despachante Documentalista para as questões relacionadas à burocracia do veículo e do trânsito pode ser bastante útil e fundamental para muitas pessoas. Principalmente para aqueles que não têm tempo ou não sabem como proceder diante desse tipo de necessidade.

O que acontece é que, em outros casos, é preciso colocar em uma balança se realmente o condutor ou proprietário do veículo precisa desse profissional. Afinal, ninguém quer perder dinheiro quando pode resolver as pendências sozinho, certo?

Há situações, por exemplo, em que o cliente necessita apenas de um direcionamento de o que precisa realizar, mas acaba sendo induzido a deixar tudo a cargo de um Despachante. E isso gera um gasto, muitas vezes, desnecessário.

Da mesma forma, alguns profissionais podem não ser tão eficientes, deixando de oferecer todas as orientações necessárias ao motorista, bem como cobrando preços altos por serviços que podem ser resolvidos de maneira rápida e simples.

Mas há outras alternativas. Para se ter uma ideia, a tecnologia pode ser uma importante aliada para o condutor, evitando a necessidade de terceirizar muitas coisas. Há, por exemplo, aplicativos completos que funcionam como despachante online, em que é possível realizar muitos serviços pela tela do celular.

Outro ponto a se considerar é que há muitos procedimentos e serviços com o veículo que podem ser realizados pela internet (pelo próprio site do Detran ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, por exemplo) sem que seja necessário sair de casa. Entre eles estão a consulta da CNH (multas e pontos), do IPVA, a emissão do CRLV digital e o próprio licenciamento.

O descolamento até uma unidade do Detran, portanto, acaba nem sendo necessário, muitas vezes - bem como a contratação de um profissional específico para cuidar disso tudo.

Acesso à informação está cada vez mais nas mãos do motorista

Como já dito, contratar um profissional para resolver demandas específicas do condutor pode não ser necessário em alguns casos.

Hoje em dia, o acesso facilitado à informação simplificou o que, antes, parecia mais difícil de se solucionar. Nesse sentido, plataformas como o próprio Instagram, YouTube e Facebook apresentam excelentes perfis de profissionais que explanam conteúdos gratuitos e de qualidade.

No entanto, é claro, não se pode deixar de considerar que o auxílio de um Despachante sempre poderá ser bem-vindo, principalmente para aqueles que não têm tempo para resolver suas pendencias burocráticas. Para isso, é fundamental encontrar um bom e recomendado profissional, para não acabar perdendo dinheiro.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.