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Nada de motos mais baratas: por que desconto no IPI não fará preços caírem
A redução de até 25% na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) desde 1º de março, anunciada pelo governo, animou consumidores na esperança que o desconto fosse repassado para o preço final de alguns produtos, como televisores, geladeiras e veículos. Mas e as motos?
Lamento informar, mas a medida não vai fazer com que as motocicletas mais populares fiquem mais baratas. A razão para isso é que a enorme maioria das motos vendidas no Brasil são produzidas no Polo Industrial de Manaus e, por isso, já são isentas de IPI.
Consultada, a Abraciclo, associação que reúne os fabricantes de motocicletas do País, afirmou que "98% da produção de motocicletas se concentra no Polo Industrial de Manaus (PIM), região já isenta do referido imposto". Ou seja, se a moto que você quer comprar for nacional e montada na capital amazonense, ela já não paga IPI.
Motos importadas devem ficar mais baratas
Entretanto, as motos importadas pagam IPI. Nesse caso, a alíquota de 35% do imposto terá redução de 25% e cairá para 26,25%. Em teoria, os modelos importados - e as fabricadas fora de Manaus (AM) - estão pagando menos imposto desde o início de março e devem ter redução de preço.
A Honda, por exemplo, que vende a CBR 1000RR-R SP e as versões DCT da Africa Twin, importadas do Japão, afirmou que repassará os descontos para os consumidores. A marca, inclusive, já divulgou uma nova tabela de preços dos modelos importados.
A nova geração da superesportiva de 1.000 cc, antes tabelada em R$ 160.590, agora aparece com preço sugerido de R$ 149.911 no site da fabricante japonesa. As versões DCT da Africa Twin também ficaram mais "baratas".
A Adventure Sports DCT, topo de linha da bigtrail, caiu de R$ 101.610 para R$ 94.853. Vale lembrar que as versões com câmbio convencional são montadas na planta da Honda em Manaus e, portanto, já são isentas de IPI e não tiveram redução de preço.
Outros importadores, porém, afirmaram que deverão repassar o desconto no IPI apenas para os próximos lotes que chegarem ao País. Em alguns casos, a redução do imposto não deve nem chegar ao preço final para o consumidor.
Segundo os empresários, o IPI menor vai servir apenas para evitar aumento de preços, pois o valor do frete foi às alturas nos últimos dois anos de pandemia, pressionando o custo da importação e reduzindo as margens de lucro.
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