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Nada de motos mais baratas: por que desconto no IPI não fará preços caírem

Motos e scooters fabricadas em Manaus (AM) já são isentas do imposto; modelos importados, porém, já têm desconto - Caio Mattos/Divulgação
Motos e scooters fabricadas em Manaus (AM) já são isentas do imposto; modelos importados, porém, já têm desconto Imagem: Caio Mattos/Divulgação
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Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

12/03/2022 04h00

A redução de até 25% na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) desde 1º de março, anunciada pelo governo, animou consumidores na esperança que o desconto fosse repassado para o preço final de alguns produtos, como televisores, geladeiras e veículos. Mas e as motos?

Lamento informar, mas a medida não vai fazer com que as motocicletas mais populares fiquem mais baratas. A razão para isso é que a enorme maioria das motos vendidas no Brasil são produzidas no Polo Industrial de Manaus e, por isso, já são isentas de IPI.

Consultada, a Abraciclo, associação que reúne os fabricantes de motocicletas do País, afirmou que "98% da produção de motocicletas se concentra no Polo Industrial de Manaus (PIM), região já isenta do referido imposto". Ou seja, se a moto que você quer comprar for nacional e montada na capital amazonense, ela já não paga IPI.

Motos importadas devem ficar mais baratas

Entretanto, as motos importadas pagam IPI. Nesse caso, a alíquota de 35% do imposto terá redução de 25% e cairá para 26,25%. Em teoria, os modelos importados - e as fabricadas fora de Manaus (AM) - estão pagando menos imposto desde o início de março e devem ter redução de preço.

A Honda, por exemplo, que vende a CBR 1000RR-R SP e as versões DCT da Africa Twin, importadas do Japão, afirmou que repassará os descontos para os consumidores. A marca, inclusive, já divulgou uma nova tabela de preços dos modelos importados.

CBR 1000RR-R mais barata - Divulgação - Divulgação
Importada, CBR 1000RR-R SP teve redução de preço: passou de R$ 160.590 para R$ 149.911
Imagem: Divulgação

A nova geração da superesportiva de 1.000 cc, antes tabelada em R$ 160.590, agora aparece com preço sugerido de R$ 149.911 no site da fabricante japonesa. As versões DCT da Africa Twin também ficaram mais "baratas".

A Adventure Sports DCT, topo de linha da bigtrail, caiu de R$ 101.610 para R$ 94.853. Vale lembrar que as versões com câmbio convencional são montadas na planta da Honda em Manaus e, portanto, já são isentas de IPI e não tiveram redução de preço.

Outros importadores, porém, afirmaram que deverão repassar o desconto no IPI apenas para os próximos lotes que chegarem ao País. Em alguns casos, a redução do imposto não deve nem chegar ao preço final para o consumidor.

Segundo os empresários, o IPI menor vai servir apenas para evitar aumento de preços, pois o valor do frete foi às alturas nos últimos dois anos de pandemia, pressionando o custo da importação e reduzindo as margens de lucro.