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Como novos Civic e Corolla poderão trazer Golf GTI de volta ao Brasil
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Os hatches médios praticamente desapareceram do Brasil.
Foi mais um segmento engolido pelos SUVs, que ganharam as famílias pela funcionalidade do espaço interno e versatilidade de terrenos que podem desbravar.
A saída dos hatchbacks de maior porte também fechou as portas para as respectivas versões esportivas, que têm um bom mercado lá fora - mas que, aqui, principalmente por conta do preço nada competitivo, foram desaparecendo. Quem não lamentou o fim da linha do Golf GTI no País?
O lançamento de novos esportivos com carroceria hatch e pote médio no Brasil traz um fio de esperança aos que sonham com a volta do GTI - ao mesmo tempo, as novidades ocupam o vazio deixado pelo hatch médio da Volkswagen.
Estou falando do Honda Civic Type R, configuração esportiva com carroceria de dois volumes que acaba de chegar ao mercado brasileiro, e também do Toyota Corolla GR, outro hatch "envenenado" que desembarca em 2023 no Brasil.
Civic mais forte do mundo
O Honda inicia a pré-venda neste mês de um lote de 15 exempares do Type R, que serão entregues a partir do próximo mês ao preço de R$ 434.900 cada.
Depois serão ofertadas unidades por R$ 429.900, que não possuem o pacote Traffic Alert, que inclui o sistema de alerta de veículo em ponto cego e o monitoramento de tráfego cruzado traseiro.
Quanto ao Corolla GR, trata-se de um hatch de visual agressivo e muita força para acelerar. Os dois japoneses têm potências parecidas, na casa dos 300 cv e torque próximo ao patamar de 40 kgfm. Semelhante também é a caixa de câmbio: manual de seis velocidades.
Diferenças entre Civic e Corolla
O que diferencia o Type R do Corolla GR é o sistema de tração. Enquanto no Toyota ela é integral, no Honda ela é dianteira.
Vale ressaltar que o Type R ganhou o título de carro com tração dianteira mais rápido do mundo após recorde de tempo de volta em Nürburgring (7 minutos e 44,881 segundos).
Com esses dois hatches esportivos desfilando pelas ruas brasileiras, fica a esperança de que a Volkswagen veja que tem mercado - mesmo que restrito - para voltar a comercializar o Golf GTI aqui. Seria sonhar demais com o Golf R de 330 cv? Vamos com calma, o GTI já seria um alento para quem curte um hatchback que acelera muito e ainda é lindo.
Já aceleramos o Type R
Tivermos a oportunidade de acelerar o novo Honda Civic Type R no autódromo Velocittà, no interior de São Paulo.
Esqueça tudo que você conhece de Honda Civic. O Type R, que é importado do Japão, é uma máquina pensada para as pistas. Dá para usar no dia a dia da cidade? É um desperdício de potência e esportividade, mas dá, sim.
A relação do motor 2.0 turbo de 297 cv, 42,8 kgfm de torque e o câmbio manual de seis marchas é de pura sensualidade. Uma lua de mel eterna e estável.
Sim, o Type R não desgruda da pista por nada. E não pense que por ser de tração dianteira o Honda é "sem graça". Ele é uma máquina de diversão com três pedais.
São quatro modos de condução que permitem selecionar e/ou personalizar parâmetros como resposta do acelerador, rigidez da suspensão e da assistência de direção. No modo esportivo o hatch se transforma. Pode ir só nele mesmo.
Além de andar bem, o Type R é muito bem equipado na cabine, com sistemas de entretenimento e segurança de primeira linha.
E como se já não bastasse, ainda é lindo. Sejam bem-vindos, hatches esportivos.
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