Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como novos Civic e Corolla poderão trazer Golf GTI de volta ao Brasil

Novo Honda Civic Type R é versão de alta performance que chega ao Brasil exclusivamente com carroceria hatch - Divulgação
Novo Honda Civic Type R é versão de alta performance que chega ao Brasil exclusivamente com carroceria hatch Imagem: Divulgação
só para assinantes

Colunista do UOL

11/06/2023 04h00Atualizada em 11/06/2023 14h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os hatches médios praticamente desapareceram do Brasil.

Foi mais um segmento engolido pelos SUVs, que ganharam as famílias pela funcionalidade do espaço interno e versatilidade de terrenos que podem desbravar.

A saída dos hatchbacks de maior porte também fechou as portas para as respectivas versões esportivas, que têm um bom mercado lá fora - mas que, aqui, principalmente por conta do preço nada competitivo, foram desaparecendo. Quem não lamentou o fim da linha do Golf GTI no País?

O lançamento de novos esportivos com carroceria hatch e pote médio no Brasil traz um fio de esperança aos que sonham com a volta do GTI - ao mesmo tempo, as novidades ocupam o vazio deixado pelo hatch médio da Volkswagen.

Estou falando do Honda Civic Type R, configuração esportiva com carroceria de dois volumes que acaba de chegar ao mercado brasileiro, e também do Toyota Corolla GR, outro hatch "envenenado" que desembarca em 2023 no Brasil.

Civic mais forte do mundo

O Honda inicia a pré-venda neste mês de um lote de 15 exempares do Type R, que serão entregues a partir do próximo mês ao preço de R$ 434.900 cada.

Depois serão ofertadas unidades por R$ 429.900, que não possuem o pacote Traffic Alert, que inclui o sistema de alerta de veículo em ponto cego e o monitoramento de tráfego cruzado traseiro.

Quanto ao Corolla GR, trata-se de um hatch de visual agressivo e muita força para acelerar. Os dois japoneses têm potências parecidas, na casa dos 300 cv e torque próximo ao patamar de 40 kgfm. Semelhante também é a caixa de câmbio: manual de seis velocidades.

Diferenças entre Civic e Corolla

Civic Type R 2 - Divulgação - Divulgação
Esportivo empolga e tem comportamento irrepreensível nas curvas
Imagem: Divulgação

O que diferencia o Type R do Corolla GR é o sistema de tração. Enquanto no Toyota ela é integral, no Honda ela é dianteira.

Vale ressaltar que o Type R ganhou o título de carro com tração dianteira mais rápido do mundo após recorde de tempo de volta em Nürburgring (7 minutos e 44,881 segundos).

Com esses dois hatches esportivos desfilando pelas ruas brasileiras, fica a esperança de que a Volkswagen veja que tem mercado - mesmo que restrito - para voltar a comercializar o Golf GTI aqui. Seria sonhar demais com o Golf R de 330 cv? Vamos com calma, o GTI já seria um alento para quem curte um hatchback que acelera muito e ainda é lindo.

Já aceleramos o Type R

Civic Type R 3 - Divulgação - Divulgação
Cabine traz overdose de vermelho - até os carpetes trazem a cor
Imagem: Divulgação

Tivermos a oportunidade de acelerar o novo Honda Civic Type R no autódromo Velocittà, no interior de São Paulo.

Esqueça tudo que você conhece de Honda Civic. O Type R, que é importado do Japão, é uma máquina pensada para as pistas. Dá para usar no dia a dia da cidade? É um desperdício de potência e esportividade, mas dá, sim.

A relação do motor 2.0 turbo de 297 cv, 42,8 kgfm de torque e o câmbio manual de seis marchas é de pura sensualidade. Uma lua de mel eterna e estável.

Sim, o Type R não desgruda da pista por nada. E não pense que por ser de tração dianteira o Honda é "sem graça". Ele é uma máquina de diversão com três pedais.

São quatro modos de condução que permitem selecionar e/ou personalizar parâmetros como resposta do acelerador, rigidez da suspensão e da assistência de direção. No modo esportivo o hatch se transforma. Pode ir só nele mesmo.

Além de andar bem, o Type R é muito bem equipado na cabine, com sistemas de entretenimento e segurança de primeira linha.

E como se já não bastasse, ainda é lindo. Sejam bem-vindos, hatches esportivos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.