Montadoras asiáticas são mais bem avaliadas por clientes brasileiros
Os clientes de fabricantes asiáticas de automóveis são os mais satisfeitos no Brasil. A informação é de estudo realizado pela J.D. Power Brasil, especialista em análise do mercado automotivo, com proprietários de veículos novos comprados há 12 e 36 meses.
OS PREFERIDOS
Os donos de Fiat Palio Fire apresentaram a maior satisfação na categoria de subcompactos
Renault Logan foi um dos melhores avaliados entre os modelos compactos de entrada
VW Voyage empatou no primeiro com o Logan
Volkswagen Polo foi o compacto superior melhor avaliado pelos proprietários
Divulgado nesta quarta-feira (7), o estudo avalia anualmente a satisfação de compradores verificando quatro fatores: custo de propriedade (consumo de combustível, valor do seguro e custo de manutenção e reparo), experiência pós-venda, design e desempenho do veículo e qualidade e confiabilidade do carro. No Brasil, o custo de manutenção tem maior peso no estudo de satisfação e problemas com motor, câmbio e combustível foram os mais citados.
Pelo terceiro ano consecutivo, a japonesa Toyota foi a marca melhor avaliada pelos clientes, com 814 pontos. A conterrânea Honda aparece em segundo lugar, com 778 pontos. A sul-coreana Hyundai (771) ficou com a terceira posição. Outra japonesa, a Nissan (770), surge em quarto, com mais uma coreana, a Kia (768), em quinto. Só então aparecem marcas de outras procedências, como Citroën (739) e Chevrolet (735). A pontuação máxima é de 1.000 pontos.
A J.D. Power também avalia a satisfação de modelos por categoria. O Fiat Palio Fire foi o subcompacto melhor avaliado. Renault Logan e Volkswagen Voyage empataram em compactos de entrada. O Volkswagen Polo foi o melhor compacto superior, e o Toyota Corolla venceu entre os médios.
RECLAMAÇÕES
Apesar do bom índice de satisfação das marcas, a consultoria ainda registra um número elevado de reclamações dos clientes.
Os brasileiros donos de carros novos relataram 352 problemas a cada 100 unidades. Um índice superior ao registrado em outros países, como Alemanha (230) e Inglaterra (204).
"A alta incidência de problemas em relação à qualidade dos veículos reforça a percepção de que os carros produzidos no Brasil são de baixa qualidade", opina Jon Sederstrom, diretor nacional da J. D. Power Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.