Ford Focus ganha nova cara e deve mudar no Brasil já em 2015
Lançado no final do ano passado no Brasil, o Ford Focus já mudou na Europa -- a reestilização apresentada no Salão de Genebra 2014, que o deixou com a dianteira global da empresa (com grade frontal trapezoidal), chega até setembro ao mercado do Velho Continente e no final do segundo semestre aos Estados Unidos.
E ao Brasil? "Só em 2015", afirmou nesta quarta-feira (5) Raj Nair, vice-presidente da Ford para Desenvolvimento Global de Produtos, a UOL Carros, em Genebra. "Não queremos demorar como na outra vez. Nossa meta é que nossos carros sejam iguais no mundo inteiro e ao mesmo tempo", disse o executivo.
Ford mostra novo Focus para Europa e Estados Unidos em Genebra; Brasil espera um pouco
Vale lembrar que a atual geração também chegou atrasada -- cerca de três anos após sua apresentação global. E também que o New Fiesta foi lançado no Brasil, ainda como importado do México e com a dianteira antiga, quando já se sabia que sua nacionalização implicaria em mudança no visual.
A produção do Focus vendido em nosso mercado é feita em General Pacheco, na Argentina, que também distribui o carro para outros países do mercado latino.
O QUE MUDOU
Além da grade trapezoidal dianteira e de novos faróis e lanternas, o novo Focus ganhou novas opções de motorização e mais conteúdo tecnológico. Uma das principais novidades mecânicas é o motor 1.0 Ecoboost (turbo), que conta com injeção direta de combustível e comando variável de válvulas. Já utilizado pelo Fiesta aqui na Europa, ele pode gerar 100 cv ou 125 cv de potência e até 20,5 kgfm de torque.
Outras opções de motor oferecidas pelo hatch médio são um inédito motor 1.5 turbo (também chamado de Ecoboost), que pode render entre 150 cv e 180 cv; um 1.5 turbodiesel que gera 95 cv ou 125 cv; um 1.6 a gasolina aspirado de 105 cv ou 125 cavalos; e mais dois turbodiesel de 1,6 litro (95 cv ou 115 cv) e 2 litros (150 cv). Há, por fim, a opção elétrica do novo Focus, que oferece 145 cv de potência.
A transmissão do modelo pode ser manual de cinco ou seis marchas, automática de seis ou ainda a já bem conhecida automatizada Powershift, de dupla embreagem e seis velocidades.
POR DENTRO
O interior teve poucas alterações: o sistema multimídia Sync foi atualizado (há menos botões no console) e a chave programável My Key (que permite bloquear certas funções e estabelecer limites de velocidade e do volume de áudio) passa a ser oferecida pela primeira vez na linha Focus.
No quesito segurança, o sistema que freia o carro ao detectar obstáculos em uso urbano (disponível apenas para o mercado da Europa) agora atua a até 50 km/h, e o assistente de estacionamento passa a funcionar também para vagas a 45 graus.
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