Renault R.S.01 usa motor de GT-R com 500 cv e chega a 300 km/h
A Renault tem tradição esportiva traduzida em modelos arrojados e campeões dentro e fora de autódromos. Assim, muito fã da marca abriu o sorriso no Salão de Paris de 2010, quando a marca revelou o conceito DeZir. O protótipo acabaria criando a atual identidade visual da marca, mas não rendeu um esportivo de fato, apesar de influenciar uma homenagem (também conceitual) ao esportivo Alpine A110. Até agora...
Nesta quarta-feira (27), os franceses apresentaram as primeiras imagens do R.S. 01, de RenaulSport (divisão de competição da marca), que finalmente joga linhas e formas do DeZir na realidade. Inicialmente, o modelo será feito para as pistas e participará de provas da World Series by Renault. O nome, aliás, é todo influenciado pela velocidade e vem da sigla de batismo do primeiro modelo de Fórmula 1 da marca.
Importante: segundo a marca, o superesportivo tem capacidade competitiva para figurar entre carros da categoria GT3 e da alemã DTM. E esta informação é interessante quando aliada a outra: o R.S. 01 dará origem a uma nova linha de modelos da Renault. Seria essa a resposta francesa a alemães como o Audi R8, que também tem seu DNA ligado às pistas? É impossível olhar para o R.S. 01 sem lembrar do R8.
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O vídeo acima mostra o desempenho do Audi R8 GT na pista da Embraer em Gavião Peixoto
PODERIO
Potencial não falta ao R.S. 01, que é feito em chassi monocoque de fibra de carbono, pesa 1.100 quilos (menos que um Volkswagen Golf 7), mas é movimentado por um V6 biturbo montado longitudinalmente, na posição central-traseira, de 3,8 litros da japonesa Nismo, a divisão esportiva da Nissan, aliada da Renault. Trata-se do mesmo motor do GT-R, com aprimoramentos, como sistema de cárter seco e gerenciamento eletrônico e controle de tração Pectel.
São 500 cavalos de potência máxima (corte aos 6.800 rpm), com empurrão de 61,18 kgfm (linear entre 3.200 e 5.800 giros). O câmbio sequencial de sete marchas com gerenciamento eletromagnético (XAP), com trocas em alavancas junto ao volante, e embreagem ZF.
Não há números para a acelaração, mas a velocidade final é limitada a 300 km/h.
Suspensão com triângulos duplos, bielas e amortecedores Öhlins e freios PFC com pinças de seis pistões, discos de carbono com 380 mm de diâmetro e sistema ABS (antitravamento) da Bosch Motorsport completam a mecânica. Os pneus de competição são da Michelin e calçam rodas com aro de 18 polegadas exclusivas.
Resta saber o que o R.S. 01 fará nas pistas a partir de 2015 e qual será sua participação ou influência sobre os modelos de rua da Renault. Estamos todos ansiosos.
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