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Fiat disfarça futura picape nacional de cupê que lembra Evoque

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

28/10/2014 13h57

A Fiat do Brasil usa o Salão de São Paulo 2014 para mostrar, de um jeito bastante sutil, os traços da picape compacta-média que está desenvolvendo exclusivamente para o mercado brasileiro. Trata-se do conceito FCC4 (abreviação de Fiat Coupe Concept 4), veículo com caçamba mas disfarçado de cupê quatro-portas.

O suposto vidro traseiro engana pouco, já que a altura elevada do solo, o perfil plano da linha de ombros após a coluna C e a divisória vertical do porta-malas denunciavam a verdadeira configuração do protótipo. A exposição do FCC4, um projeto 100% brasileiro, também confirma que a Fiat não vai mesmo por vender aqui uma Mitsubishi L200 Triton com emblema trocado -- parceria que será adotada em outras partes do mundo.

Picape conceitual da Fiat - Leonardo Felix/UOL - Leonardo Felix/UOL
Futura picape compacta-média da Fiat aparece disfarçada de cupê futurista
Imagem: Leonardo Felix/UOL
Oficialmente, a Fiat afirma que o conceito pode servir de base para uma série de novos modelos, e não menciona qualquer previsão a respeito da picape. Entretanto, uma despretensiosa frase do presidente da marca para a América Latina, Cledorvino Belini, indica o prazo máximo para que ela esteja nas ruas. "Teremos quatro novos projetos desenvolvidos até 2016", declarou. A versão de produção do FCC4, obviamente, faz parte dessa lista.

Visualmente, o conceito chama a atenção pelo arrojo: a frente é musculosa e com linhas bastante afiladas, enquanto a cintura é alta e deixa pouco espaço para os vidros, dando a impressão de que o teto é baixo demais. A discrição das colunas A e B, que se confundem com os vidros, e o caimento do teto, em direção à coluna C, lembram o futurismo do Range Rover Evoque. É claro que tudo isso será adaptado a padrões mais comerciais na versão definitiva.

500 FOGUETINHO, BRAVO MAIS BRAVO
Em sua apresentação a jornalistas no Salão, nesta terça-feira (28), a Fiat também mostrou duas novidades que chegam ao mercado nacional até o fim deste ano. A primeira é o 500 Abarth, versão esportivada do subcompacto. Conhecido no exterior como "foguetinho", o modelo será importado com motor turbo 1.4 de 167 cavalos e 23 kgfm, capaz de levá-lo a fazer o 0-100 km/h em 6,9 segundos.

Fiat Novo Bravo no Anhembi - Leonardo Felix/UOL - Leonardo Felix/UOL
Reestilização do Bravo fez com que a dianteira ficasse parecida com o Linea
Imagem: Leonardo Felix/UOL
Com estilo invocado, o 500 Abarth traz itens como duplo escapamento cromado, faróis exclusivos, rodas de liga leve de 16 polegadas, faixas laterais decorativas retrovisores externos com capas exclusivas, bancos em formato de concha, painel com medidor de pressão do turbo e revestimento de couro nos assentos, volante (de base achatada) e câmbio, sempre com costura vermelha. Está previsto para novembro, sem preço definido.

Já o hatch médio Bravo chegou à linha 2015 também com um toque extra de esportividade: faróis levemente pontudos, grade frontal com divisória cromada, tomada de ar inferior e nicho dos faróis de neblina com contornos mais agressivos foram algumas das modificações. A traseira teve sofreu remodelações no parachoque e lanternas. Os motores continuam a ser o aspirado de 1,8 litro e o turbo 1.4 T-Jet, porém com uma nova versão: a Blackmotion, repetindo a tática do primo Punto.

Outra novidade é a presença de um novo sistema multimídia, mais avançado, que usa tela de toque e agrega conexão com smartphones, navegador GPS e câmera de ré. Apesar desse incremento, a fabricante afirma que o Bravo 2015 deve chegar às lojas, em dezembro, com preços semelhantes aos atuais (a linha 2014 parte de R$ 57.180).