Novo Honda HR-V já está nos EUA; veja como ficou e quando chega ao Brasil
SUV passa por reestilização de meia-vida ao redor do mundo e em breve mudará também por aqui
O facelift de meia-vida da primeira geração do Honda HR-V, apresentado há alguns meses na Ásia, já chegou aos Estados Unidos. Modelo será vendido a partir de US$ 20.520 (sem contar impostos incididos na compra), o equivalente a aproximadamente R$ 77 mil.
Visualmente o SUV compacto ficou praticamente idêntico ao Vezel asiático -- principal alteração está na cor das luzes de seta dos faróis --, o que indica que o modelo vendido no Brasil tem tudo para seguir as mesmas mudanças estéticas. Principais novidades estão no desenho mais pontudo dos faróis, na grade mais aberta e com divisórias internas em colmeia, e nas lanternas traseiras internamente rearranjadas.
Por falar em Brasil, UOL Carros aposta que o novo HR-V será lançado em nosso mercado ainda este ano, já como ano-modelo 2019. Deve ser, inclusive, uma das principais estrelas da marca no estande do Salão de São Paulo, em novembro.
Só não espere por nenhum tipo de revolução mecânica, já que o próprio irmão americano continuará a usar o motor 1.8 i-VTEC 4-cilindros aspirado de 141 cv. A diferença é que por aqui este propulsor é flex e rende 140 cv com etanol. Câmbio será sempre CVT (continuamente variável), tal qual na terra de Tio Sam.
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O que muda
As diferenças de lá para cá começam na tração: enquanto nos EUA a versão de topo contará com sistema integral permanente, por aqui ela será sempre dianteira. Além disso, o HR-V americano contará com tecnologias ativas de segurança ainda distantes de nossa realidade: assistente de frenagem anticolisão, assistente de manutenção em faixa (incluindo alertas e aplicações automáticas de frenagem, se necessárias) e controle de cruzeiro adaptativo.
Além disso, o "suvinho" americano ganhou novos amortecedores e reforço estrutural na coluna A para cumprir com os mais recentes parâmetros de segurança do IIHS (instituto de segurança viária dos EUA).
Cabine (quase) igual
No habitáculo, elementos como painel, guarnições de portas, volante, console central suspenso e bancos modulares serão os mesmos que já nos acostumamos a ver no HR-V atual. Fabricante se limitou a retocar revestimentos dos bancos e aplicações de filetes cromados ou em preto brilhante.
Novidade mesmo está na aplicação de um novo computador de bordo digital em tela TFT colorida de 4,2 polegadas no quadro de instrumentos. Central multimídia de sete polegadas foi aprimorada na versão de topo Touring, passando a contar com novos gráficos e ícones, além de um novo comando físico de volume.
HR-V americano contará, variando de acordo com a versão, com itens de série como sensor presencial na chave, faróis full-LED, controles de estabilidade e tração, seis airbags, sensores anticapotamento, câmera de ré multiangulada com gráficos (estáticos ou dinâmicos) e atenuamento de ruídos externos na cabine.
Nova versão
Reestilização marcará ainda a estreia de uma versão chamada Sport, de caráter similar àquele do nosso atual Civic Sport: acabamento escurecido de grade e rodas aro 18. Sua cereja de bolo estará na direção elétrica com variação de giro.
Agora só nos resta esperar -- aparentemente não por muito tempo -- para saber quais dessas novidades serão trazidas (ou não) para o HR-V feito em Sumaré (SP).
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