Volkswagen Golf faz 45 anos e seguirá vivo no Brasil; confira
Resumo da notícia
- Volkswagen Golf chega aos 45 anos
- Carro mais importante da marca vendeu 35 milhões de unidades no mundo
- Desde 1974, um Golf é encomendado a cada 41 segundos
- Oitava geração fará estreia global em 2020
- Carro seguirá sendo vendido no Brasil, apesar da origem ser incerta
Volkswagen Golf, caro mais vendido na Europa atualmente e veículo de maior sucesso da marca alemã, chega aos 45 anos. Em 29 de março de 1974, a fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, começava oficialmente a produção do sucessor do lendário Fusca. No mundo, o modelo acumula 35 milhões de unidades vendidas, superando seu antepassado, enquanto prepara a entrada em nova geração. No Brasil, seguirá sendo vendido, garantem executivos, mas produção local pode, sim, dar origem à importação.
"É impossível deixarmos de vender Golf e Passat, que são a imagem da Volkswagen. A origem pode até ser outra, mas estes modelos seguem em linha, pode ter certeza", afirmou Pablo di Si, presidente da Volkswagen para a América Latina e Brasil, durante estreia do T-Cross, que começa a ser produzido na mesma fábrica do Golf, em São José dos Pinhais (PR).
O SUV, aliás, pode ser o "algoz" de produção do hatch médio no Brasil. Se fizer muito sucesso, pode tomar espaço na fábrica do Golf, de fato.
Mas um indício de que o Golf segue vivo e ativo no Brasil, embora mude de perfil, está na confirmação de que a configuração híbrida começa a ser vendida ainda este ano. O Brasil receberá o Golf GTE, feito ainda na base da sétima geração, por importação.
Vale lembrar que o mercado brasileiro teve um longo e tenebroso inverno, sem receber as gerações 5 e 6 do Golf. Após a quarta geração, de 1997, a Volkswagen fez apenas algumas reestilizações, até o lançamento do Golf 7, em 2013. O modelo começou importado da Alemanha, depois do México, para só então ser nacionalizado.
Números do maior de todos os Volks
É como se um novo Golf fosse encomendado em algum lugar do planeta a cada 41 segundos, todos os dias, sem interrupção. Ou uma média de 780 mil veículos por ano.
"Em 1974, nossos funcionários enfrentavam o desafio de mudar do Fusca para o Golf. Desde então, continuamos a desenvolver constantemente nossa principal fábrica e hoje, além do Golf, produzimos o e-Golf, o Golf GTE, o Golf Sportsvan e três modelos adicionais em Wolfsburg", afirma Stefan Loth, gerente de fábrica.
Atualmente o modelo está na sétima geração, lançada em 2013. A esperada oitava geração sofreu atrasos e a apresentação deve ocorrer até o final deste ano, mas com vendas só em 2020.
"O Golf está no coração da nossa marca. Representa o progresso e a tecnologia como nenhum outro carro", disse Ralf Brandstätter, chefe de operações da Volkswagen, em comunicado sobre o aniversário.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode seguir os nossos posts e stories na nossa conta no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.