Financiamento de veículos cresce 7,9%; usados puxam alta e prazo sobe
Resumo da notícia
- Em abril, foram vendidas a crédito 497.605 unidades no país
- Financiamento de usados subiu 8,5% e de novos, 7,1%
- Carros com 4 a 8 anos de fabricação lideram entre os leves
- CDC é a modalidade de crédito mais utilizada
- Prazo médio para carros subiu a 42,6 meses
As vendas financiadas de veículos em abril tiveram alta de 7,9% em relação ao mesmo mês de 2018. O levantamento da B3, que considera automóveis leves, pesados e motos, sejam novos ou usados, registrou 497.605 unidades comercializadas a prazo no período. Com 310.936 vendas do total, o segmento de usados foi o que mais cresceu na comparação com abril de 2018 (+8,5%), enquanto unidades zero-quilômetro somaram 186.669 vendas a prazo -- elevação de 7,1%.
Considerando somente os automóveis leves novos, foram financiadas 112.187 unidades em abril, alta de 2,4% sobre abril do ano passado. Já as vendas de leves usados registraram crescimento de 7,9% no mesmo período, acumulando 283.856 unidades no mês passado.
O CDC ainda é disparado a modalidade de crédito mais utilizada para a aquisição de veículos em todos os segmentos: respondeu por 86% das transações a prazo no mês que passou, seguida de longe pelo consórcio (12,6%). O leasing correspondeu a apenas 0,6% e outras formas de vendas a prazo, a 0,9%.
Levando em conta o tempo de uso dos carros de passeio financiados em abril, os usados com 4 a 8 anos de fabricação são os mais financiados dentre os veículos leves: 150,8 mil vendas a crédito. Em seguida vêm os carros zero-quilômetro, com 112,2 mil financiamentos no mesmo período.
Prazo de financiamento é menor para carros zero
Outro sinal que aos poucos a oferta de crédito está subindo é o leve aumento no prazo médio de venda a prazo para automóveis leves, que era de 42,2 meses em março deste ano e subiu a 42,6 meses em abril. O maior prazo, de 44,6 meses, foi do financiamento de carros usados e seminovos com quatro a oito anos de fabricação e também de seminovos com até três anos de uso.
A título de comparação, o financiamento mais curto em abril foi justamente para carros zero-quilômetro, com média de 38,9 meses, pouco maior que a de automóveis com mais de 12 anos (39,5 meses), na ponta oposta.
A pesquisa da B3 é baseada nos dados do SNG (Sistema Nacional de Gravames), administrado pela empresa e que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.