Jeep Renegade: tudo sobre o SUV líder em vendas de 2019
A Jeep pode comemorar (e muito) no primeiro semestre de 2019. Isso porque ela tem seus dois principais carros, o Renegade e o Compass, como os SUVs mais vendidos do mercado brasileiro.
O sucesso do Renegade neste ano é tanto que o carro atualmente está em 9º lugar no ranking de emplacamentos no primeiro semestre de 2019, enquanto o Compass (líder do segmento em 2018) está apenas em 12º.
Mas o que fez as vendas do Renegade crescerem tanto em alguns meses? Provavelmente o design. Foi depois de um facelift promovido pela Jeep em 2018 que suas vendas praticamente dobraram. A linha 2020 acaba de chegar às revendas e traz algumas novidades, como o fim da versão Sport com câmbio manual e a oferta de faróis e lanternas com LEDs a partir da versão Longitude.
Versões especiais
A Jeep voltou a oferecer no primeiro semestre de 2019 o pacote opcional Night Eagle para a versão Sport com câmbio automático. A personalização segue a tendência de acabamento predominantemente preto, presente nas rodas de liga leve de 17 polegadas, no teto, nas laterais acima das portas e até nos logotipos.
Na cabine, a temática "all black" também é visível na moldura das saídas de ar, dos alto-falantes e na base da alavanca de câmbio. Além do visual, o pacote Night Eagle acrescenta central multimídia de sete polegadas com Android Auto e Apple CarPlay (a mesma do Compass Sport), ar-condicionado de duas zonas e sensores de estacionamento traseiros.
O kit opcional pode ser combinado com três opções de cor da carroceria (todas metálicas) e que agregam mais R$ 1.530 ao preço final: cinza Antique, prata Billet e preta Carbon.
Há também outra versão especial com visual exclusivo. O Renegade Willys é baseado na versão Trailhawk (R$ 139.990). Apenas 250 carros foram feitos nesta edição limitada inspirada no histórico Jeep Willys.
Assim, o carro é capacitado para encarar trilhas: tem tração 4x4, para-choques com ângulos de ataque e saída maiores e motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm, gerenciado pela transmissão automática de nove marchas.
Recall por airbags defeituosos
A FCA (Fiat Chrysler) convocou um recall de 37.723 unidades do Jeep Renegade 2018 e 2019 na primeira metade deste ano. Era necessário realizar uma atualização do software da central dos airbags.
Segundo a Jeep, havia a possibilidade de desconfiguração dos parâmetros de funcionamento, comprometendo o acionamento dos airbags e dos pré-tensionadores dos cintos de segurança do veículo.
Houve ainda três recalls nos últimos três anos: uma falha no motor foi identificada em 2018; a marca convocou 88.957 carros por risco de falha no freio de mão em 2017. E três anos atrás a empresa chamou 24.599 carros pelo risco de o motor desligar sozinho.
Preços
Preços com motor 1.8 flex: R$ 69.999 (PCD AT6), R$ 89.990 (Sport AT6), R$ 104.990 (Longitude AT6), R$ 109.990 (Limited AT6).
Preços com motor 2.0 diesel: R$ 134.990 (Longitude AT9), R$ 145.990 (Trailhawk AT9).
Equipamentos
Renegade 1.8 flex PCD AT6: rodas de liga aro 16; direção elétrica; assistente de partida em rampas; controle de estabilidade e tração; rack de teto; freio de estacionamento elétrico; freios a disco nas quatro rodas; suspensões independentes.
Renegade 1.8 flex Sport AT6: pacote da versão anterior mais start-stop (liga e desliga automaticamente o motor em paradas breves); sistema de som com tela de 5 polegadas; câmera de ré e rodas de liga leve aro 17.
Renegade 1.8 flex Longitude AT6: pacote da versão anterior mais rodas de liga leve aro 18; bancos em couro; ar-condicionado automático de duas zonas; sensores traseiros de estacionamento; faróis e lanternas com luzes de LED; central multimídia UConnect de 8,4 polegadas com projeção de celulares. Opcionais: "Pack Safety", com airbags laterais, de cortina e para joelhos do motorista (R$ 3.490); faróis full-LED (R$ 2.300).
Renegade 1.8 flex Limited AT6: chave com sensor presencial; partida do motor por botão; teto preto; quadro de instrumentos digital de 7 polegadas; faróis integralmente em LED com luz diurna; sete airbags; rodas de liga leve aro 18. Opcional: teto solar panorâmico (R$ 7.000).
Renegade 2.0 diesel Longitude AT9: mesmo pacote da Longitude flex mais: rodas de liga leve aro 18; tração 4x4 com seletor de reduzida. Opcionais: "Pack Safety", com airbags laterais, de cortina e para joelhos do motorista (R$ 3.880); faróis full-LED (R$ 2.300).
Renegade 2.0 diesel Trailhawk AT9: mesmo pacote da Limited flex mais: rodas de liga leve aro 17; tração 4x4 com seletor de reduzida. Opcional: teto solar panorâmico (R$ 8.140).
Valores da revisão/garantia
12.000 km: R$ 362,00 (1.8 flex);
20.000 km: R$ 823,00 (2.0 diesel)
24.000 km: R$ 770,00 (1.8 flex);
36.000 km: R$ 863,00 (1.8 flex);
40.000 km: R$ 1.351,00 (2.0 diesel)
60.000 km: R$ 1.441,00 (2.0 diesel) 48.000 km: R$ 778,00 (1.8 flex)
60.000 km: R$ 1.189,00 (1.8 flex)
Garantia: 3 anos
Consumo pelo Inmetro (etanol/gasolina em km/l)
Renegade 1.8 Sport 5MT: cidade 7,5/10,9; estrada 8,3/12,3
Renegade 1.8 Sport 6AT: cidade 6,9/10,0; estrada 8,6/12,0
Renegade 1.8 6AT: cidade 6,9/10,0; estrada 8,6/12,0
Renegade 1.8 Longitude 6AT: cidade 6,9/10,0; estrada 8,6/12,0
Renegade 1.8 Limited 6AT: cidade 6,4/8,0; estrada 9,4/11,0
Renegade 2.0 Trailhawk 9AT: cidade 9,4; estrada 11,5
Renegade 2.0 Sport 9AT: cidade 9,4; estrada 11,5
Renegade 2.0 Longitude 9AT: cidade 9,4; estrada 11,5
Concorrentes
Os principais rivais da Jeep são o Nissan Kicks, o Hyundai Creta e o Honda HR-V. Entretanto, a marca continua ditando o ritmo de vendas no país com o Renegade. Também disputam espaço o Ford Ecosport, Renault Captur, Renault Duster, Chevrolet Tracker e o Volkswagen T-Cross.
Como o UOL Carros avaliou
Um dos maiores trunfos do Renegade é o design, que mantém os traços clássicos da marca Jeep. No último ano, o carro ganhou uma leve reestilização de faróis, grade e para-choque.
Além do estilo atraente (nitidamente inspirado nos antigos modelos da Jeep), o interior também é um ponto alto, com ótimo acabamento.
Mas o Renegade deixa a desejar no peso - acima dos 1.400 kg - e no desempenho nitidamente inferior aos concorrentes.Ruim também é o consumo, com médias abaixo de 7 km/l com etanol na cidade nas versões com motor 1.8 e câmbio automático de seis marchas.
Fichas técnicas
+ Jeep Renegade Sport 1.8 Flex 6AT
Motor: Transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.8 flex
Potência: 135/139 cv (gasolina/etanol) a 5.750 rpm
Torque: 18,7/19,2 kgfm (gasolina/etanol) a 3.750 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas/automático, 6 marchas
Velocidade máxima: 181 km/h / 183km/h (gasolina/etanol); 180 km/h / 182 km/h (gasolina/etanol)
0 a 100 km/h: 11,9 s/11,1 s (gasolina/etanol)
Dimensões: 4,23 m de comprimento, 2,57 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,65 m de altura
Porta-malas: 320 litros
Peso: 1.413 kg/1.448 kg
+ Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex 6AT
Motor: Transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.8 flex
Potência: 135/139 cv (gasolina/etanol) a 5.750 rpm
Torque: 18,7/19,2 kgfm (gasolina/etanol) a 3.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas
Velocidade máxima: 180 km/h / 182 km/h (gasolina/etanol)
0 a 100 km/h: 11,9 s/11,1 s (gasolina/etanol)
Dimensões: 4,23 m de comprimento, 2,57 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,65 m de altura
Porta-malas: 320 litros
Peso: 1.448 kg
+ Jeep Renegade Limited 1.8 Flex 6AT
Motor: Transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.8 flex
Potência: 135/139 cv (gasolina/etanol) a 5.750 rpm
Torque: 18,7/19,2 kgfm (gasolina/etanol) a 3.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas
Velocidade máxima: 176 km/h/178 km/h (gasolina/etanol)
0 a 100 km/h: 12,8 s/11,8 s (gasolina/etanol)
Dimensões: 4,23 m de comprimento, 2,57 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,65 m de altura
Porta-malas: 320 litros
Peso: 1.527 kg
+ Jeep Renegade Longitude/Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4
Motor: transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 2.0 diesel
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 9 marchas
Velocidade máxima: 190 km/h
0 a 100 km/h: 9,9 s
Dimensões: 4,23 m de comprimento, 2,57 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,65 m de altura
Porta-malas: 273 litros
Peso: 1.641 kg/ 1.674 kg
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