Fiat Cronos HGT chega por R$ 78.490; versões 1.8 têm reajuste na linha 2020
Resumo da notícia
- Versão esportivada traz rodas de 17 polegadas e detalhes escurecidos
- Nova opção de topo é equipada com motor 1.8 e câmbio automático
- Com motor 1.3, sedã compacto manteve preços e ganhou itens
A principal novidade da linha 2020 do Fiat Cronos é a versão esportivada HGT, nova opção de topo do sedã compacto. Com preço sugerido de R$ 78.490, traz itens exclusivos, como rodas de liga leve de 17 polegadas, detalhes escurecidos e aerofólio traseiro. O lançamento não traz alterações mecânicas e chega com o conhecido motor 1.8 flex de 139 cv e 19,3 kgfm, sempre acompanhado de câmbio automático com seis marchas.
Apesar do apelo esportivo, não há opção de câmbio manual nessa configuração. Aliás, na linha 2020 todas as versões 1.8 agora vêm exclusivamente com transmissão automática. Com isso, o Cronos Precison 1.8 manual, que saía por R$ 69.990, deixa de ser oferecido. A Fiat justifica a decisão alegando que "a maioria" dos clientes opta pelo câmbio sem pedal de embreagem.
Além disso, as configurações remanescentes com motor 1.8 foram reajustadas para cima, de acordo com valores da linha 2019 informados no começo da tarde de hoje no configurador do site comercial da Fiat. Já as opções 1.3 bicombustíveis, com 109 cv e 14,2 kgfm, não tiveram mudanças na tabela. Confira os preços de todas as versões do Cronos 2020:
- Cronos 1.3 - R$ 58.990 (mesmo preço)
- Cronos Drive 1.3 MT - R$ 61.990 (mesmo preço)
- Cronos Drive 1.3 GSR - R$ 66.690 (mesmo preço)
- Cronos Drive 1.8 AT - R$ 69.990 (reajuste de R$ 4.000)
- Cronos Precision 1.8 AT - R$ 75.490 (reajuste de R$ 5.500)
- Cronos HGT 1.8 AT6 - R$ 78.490 (nova versão)
Foram justamente as versões 1.3, que mantiveram os preços anteriores, que ganharam itens de série: a de entrada incorporou alarme. Já o Cronos Drive 1.3 manual recebeu luz diurna de LED nos faróis, mais alarme e sensores traseiros de estacionamento.
A linha 2020 também oferece duas novas cores: vermelho Montecarlo (sólida) e cinza Silverstone (metálica). Seguem disponíveis as opções preto Vulcano e branco Banchisa (sólidas), preto Vesúvio e prata Bari (metálicas) e branco Alaska e vermelho Marsala (perolizadas).
Testamos o Cronos HGT
UOL Carros testou a nova versão HGT do Cronos, disponível para o Argo desde o lançamento do hatch e que passa a ser disponibilizada também para o sedã. A maioria dos diferenciais estéticos já havia sido antecipada pelo conceito Sport, exibido no fim do ano passado no Salão do Automóvel de São Paulo.
Para quem já conhece o Cronos Precision, não há muitas novidades. O que destaca a versão HGT é mesmo a parte visual. Como na Toro Blackjack, rodas, retrovisores e até os emblemas externos e internos vêm na cor preta - os logotipos na tampa traseira têm um acabamento fosco bacana.
Como a própria Fiat informa, a intenção ao lançar a versão esportivada é mirar o público que busca um sedã confortável e com porta-malas espaçoso, bem como uma aparência diferenciada. Por isso, não houve alterações na suspensão, tampouco na assistência elétrica da direção e no trem de força.
Portanto, o Cronos HGT mantém calibragem das suspensões equilibrada, sem aquelas pancadas e batidas causadas por buracos e valetas, típicas de carros com ajuste mais esportivo. Claro, as rodas de maior diâmetro requerem um pouco mais de cuidado ao passar por pisos irregulares, mas nada que comprometa o conforto. A direção também vai na mesma linha: é bem leve em baixas velocidades e não tem a rapidez desejada para uma condução mais empolgada.
O conhecido motor 1.8 tem bom fôlego e, na maioria das situações, conversa bem com a transmissão automática de seis velocidades - há possibilidade de trocas manuais, na alavanca ou por meio das aletas no volante, de boa empunhadura. De concepção mais antiga que as unidades 1.0 e 1.3, cobra seu preço no consumo: com etanol, obtivemos média em torno de 4,5 km/l na cidade. Isso mesmo com o sistema que desacopla o motor da transmissão em paradas rápidas, para poupar combustível.
O Cronos ficará mais econômico e esperto se ganhar o motor 1.3 turbo flex com injeção direta, capaz de render cerca de 150 cv e 25 kgfm - a FCA começa a fabricar essa motorização em Betim (MG) no último quadrimestre de 2020. Também seria bem-vindo novo 1.0 turbo de 120 cv, que também será produzido na fábrica mineira.
Os motores turbinados estarão sob o capô de modelos da Fiat e da Jeep, porém a montadora mantém segredo sobre quais vão estrear as novas unidades.
Por dentro, o Cronos HGT agrada pelo acabamento e também por conta da oferta de equipamentos de série. Nessa configuração, a cabine exibe visual predominantemente escuro, do forro do teto aos bancos de tecido, passando também pelo logotipo da Fiat no centro do volante e até na chave. Os tapetes também vêm nessa tonalidade, com o nome da versão grafado em vermelho.
Com ajuste de altura no banco do motorista e de altura e profundidade no volante, é fácil encontrar uma posição confortável para dirigir. Também agrada o porta-malas espaçoso, de 525 litros.
A lista de itens inclui ar-condicionado digital, central multimídia de sete polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional de couro, borboletas para troca de marchas, apoio de braço para o motorista, uma porta USB na dianteira e outra na traseira, porta-copo para os passageiros traseiros, controle automático de velocidade de cruzeiro e sensores traseiros de estacionamento.
Completo, chega a R$ 85.690
Outros equipamentos, no entanto, são opcionais: teto na cor preta (R$ 500), bancos de couro sintético perfurado (R$ 1.500), câmera de ré (R$ 700) e airbags laterais (R$ 2.500), disponíveis na unidade testada. Também exige gasto extra o pacote Kit Tech 2 (R$ 2.000), que reúne chave presencial, partida do motor por botão, retrovisores externos com rebatimento elétrico e iluminação na parte inferior ("luz conforto"), sensores de chuva e crepuscular e retrovisor interno antiofuscante.
"Completão", o Cronos HGT chega a custar R$ 85.690. Achou caro?
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