Lamborghini Sián indica futuro dos superesportivos eletrificados; entenda
Resumo da notícia
- Sián é primeiro modelo da história da marca a utilizar propulsão híbrida
- Novo superesportivo combina V12 de 795 cv com motor elétrico de 34 cv
- Velocidade máxima passa dos 350 km/h
A Lamborghini finalmente se rendeu à onda da eletrificação no Salão de Frankfurt. Prova disso é a estreia do Sián, primeiro superesportivo híbrido fabricado pela empresa italiana em sua história.
Serão fabricadas apenas 63 unidades do Sián, sendo que todas já foram vendidas e contam com um alto nível de personalização por meio do programa Ad Personam.
O modelo combina o 6.5 V12 aspirado da Aventador SVJ, recalibrado para entregar 795 cv, com um motor elétrico de 48 volts que entrega 34 cv. A potência combinada é estimada em 830 cv. Esse motor elétrico é conectado à transmissão para auxiliar em manobras em baixa velocidade e marcha a ré.
Assim, o Sián precisa de apenas 2,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e passa dos 350 km/h de velocidade máxima. A potência não é armazenada em uma bateria de íon-lítio convencional, e sim em um supercapacitor três vezes mais poderoso do que as células e três vezes mais leve do que uma bateria com a mesma voltagem.
A peça é montada à frente do motor para melhorar a distribuição de peso e é uma evolução daquela encontrada para alimentar o motor de arranque do Aventador. Um sistema de frenagem regenerativa, desenvolvido pela própria Lamborghini, envia potência ao supercapacitor enquanto o veículo está desacelerando. Essa energia é disponibilizada na forma de um overboost sob o comando do motorista a uma velocidade a partir de 130 km/h.
O motor elétrico também permite uma curva de aceleração mais suave, ativada durante as trocas de marcha para compensar o efeito da desaceleração. Como resultado, o tempo da aceleração de 70 a 120 km/h é 1,2 segundo mais rápido do que o registrado pela SVJ. De acordo com a fabricante, a tração em baixas velocidades também melhorou sensivelmente, fazendo o Sián ser até 10% mais rápido do que um carro sem este sistema.
Clube dos híbridos
O Sián é apenas mais um superesportivo a se render ao poder dos híbridos. O seleto grupo já tem nomes de peso como Ferrari LaFerrari (com 963 cv, sendo 800 cv de um 6.3 V12 e um motor elétrico de 163 cv)., McLaren P1 (916 cv vindos de um 3.8 V8 biturbo de 737 cv e 179 cv de um motor elétrico capaz até de movimentar o carro).e Porsche 918 Spyder (com 889 cv, combinando 616 cv de um 4.6 V8 central-traseiro com dois motores elétricos de 131 cv e 158 cv)
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Viagem a convite da Anfavea
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.