Novo Nissan Versa: conheça o sedã que vai encarar HB20S e Onix Plus em 2020
Resumo da notícia
- Terceira geração acaba de ser lançada no México, de onde virá importada
- Novo Versa mantém motor 1.6 aspirado e câmbio CVT
- Visual é inspirado nos sedãs maiores da Nissan
- Lista de equipamentos inclui seis airbags e frenagem automática
- Versa atual vai permanecer; no México, foi rebatizado como V-Drive
Depois de apresentar a nova geração do Versa nos Estados Unidos em abril, finalmente a Nissan lançou o sedã compacto no México, de onde será exportado ao Brasil em 2020. Com a estreia em solo mexicano, agora é possível ter uma boa ideia de especificações e equipamentos com os quais o modelo será comercializado aqui, para disputar clientes com rivais como Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e Volkswagen Virtus.
A começar pelos preços: o Versa chega ao México, com produção em Aguascalientes, disponível em seis versões com valores entre R$ 50,6 mil e R$ 68 mil, na conversão direta a partir do peso mexicano. Vale lembrar que o Versa de primeira geração produzido e vendido aqui parte de R$ 52.990 e chega a R$ 72.990.
Geração atual permanece, rebatizada lá fora
Por falar no Versa "antigo", ele segue em linha no mercado mexicano como opção de entrada, rebatizado como V-Drive. Aqui, o modelo atual também conviverá com o novo, porém a Nissan do Brasil não confirma se vai usar a mesma nomenclatura do país norte-americano.
Para se ter uma ideia, o V-Drive custa o equivalente a R$ 40 mil, mas vem "pelado", até sem ar-condicionado. Aqui, o Versa atual também deve perder equipamentos para não concorrer com a novidade.
Voltando à nova geração, o Versa ganhou visual muito mais atraente, lembrando bastante o novo Nissan Sentra revelado lá fora e trazendo elementos que também remetem ao Altima.
Cresceu em quase todas as dimensões: ganhou 2 cm na distância entre-eixos, totalizando 2,62 m; 5 cm na largura, chegando a 1,74 m; e 22 litros na capacidade do porta-malas, que agora acomoda até 482 litros de bagagens.
Por outro lado, o comprimento foi mantido em 4,49 m e a altura foi reduzida em 4 cm, atingindo 1,47 m. A carroceria ficou mais baixa por conta do estilo inspirado em cupês, com caimento maior do teto na parte traseira.
Motor 1.6 aspirado é mantido
Quanto à parte mecânica, sem grandes novidades: enquanto os novos Onix Plus e HB20S investiram na tecnologia turbo, aplicada em inéditos motores 1.0 de três cilindros, o Versa mexicano traz em todas as versões a unidade 1.6 tetracilíndrica aspirada a gasolina, que naquele mercado rende 120 cv de potência e 15,21 kgfm de torque a 4.000 rpm - contra 111 cv e 15,1 kgfm, também a 4.000 giros, do Versa brasileiro.
Quando estrear aqui, o sedã deve manter a tecnologia bicombustível.
A nova geração, como a atual, mantém o arranjo de suspensão traseira com eixo de torção e câmbio manual de cinco marchas ou CVT com modo esportivo.
Por outro lado, além do visual mais atraente, o Versa também ganhou mais recursos de segurança e tecnologia. Se a Nissan adotar com o Versa a mesma estratégia utilizada com o Kicks, quando o SUV vinha do México, o sedã deve estrear aqui na versão topo de linha Platinum CVT.
Cabine do Kicks e frenagem automática
Essa configuração é a que traz os recursos mais interessantes para encarar a concorrência: alertas de ponto cego e tráfego cruzado, monitoramento "360 graus" do entorno do veículo, alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência.
A lista de itens de série inclui seis airbags, câmera de ré, sensores traseiros de estacionamento, central multimídia de sete polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital e automático, painel de instrumentos parcialmente digital, com tela colorida de sete polegadas, bancos com revestimento sintético similar a couro, rodas de liga leve aro 17, antena "tubarão" e faróis principais e de neblina de LEDs.
A cabine também ficou mais moderna e é muito parecida com a do Nissan Kicks, incluindo o volante multifuncional com base achatada, ajustável em altura e profundidade, e a parte central do painel forrada - nas versões mais equipadas. O novo Versa de topo também conta com partida do motor por botão.
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