VW Nivus é apresentado oficialmente; veja imagens e detalhes do novo SUV
Resumo da notícia
- SUV cupê foi projetado no Brasil para ser carro global
- Nivus será vendido com motor 1.0 turbo e câmbio automático
- Carro vem com piloto automático adaptativo, painel digital e nova central multimídia
A Volkswagen apresentou hoje (28) o Nivus. O modelo é o lançamento mais importante do ano para a marca no Brasil.
A fabricante não revelou os preços oficialmente, mas ficarão entre R$ 86 mil e R$ 99 mil em três versões, sem opcionais, segundo nosso colunista Jorge Moraes.
"Ele será uma opção de entrada dos SUVs do mercado brasileiro e um pouco acima dos hatches compactos premium à venda no país", afirmou Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil.
A empresa iniciará a pré-venda do Nivus nas próximas semanas e promete benefícios para quem adquirir o veículo nesta condição. Embora não tenha revelado quais serão essas vantagens, a VW indicou que concederá descontos ou bônus nos aplicativos da loja do VW Play - o qual falamos mais adiante.
Feito no Brasil
O Nivus não será o primeiro SUV cupê fabricado no Brasil, já que o BMW X4 é produzido em Araquari (SC) desde agosto de 2016.
Porém, o modelo da VW será, sim, o precursor dos SUVs cupês compactos no mercado brasileiro.
Desenvolvido totalmente no país, o Nivus aproveita a plataforma do Polo. Ele terá 4,26 metros de comprimento, 1,49 metro de altura, 1,75 metro de largura e 2,56 metros de distância entre eixos, sendo 7 cm mais comprido e 1 cm mais estreito do que o T-Cross.
O porta-malas será maior (415 litros contra 373 litros), mas o espaço interno será menor, já que o T-Cross aproveita o entre eixos de 2,65 metros da base do Virtus.
O design ficou a cargo da equipe de design liderada por JC Pavone e traz elementos que devem ser vistos nos futuros lançamentos da VW. O estilo é bem diferente do que existe na gama atual da fabricante no Brasil e é inspirado nos SUVs que a marca vende lá fora. Enquanto a dianteira traz linhas mais sóbrias, a traseira tem uma queda suave em direção à traseira e lanternas parecidas com as do T-Cross.
O interior, porém, virá de um velho conhecido, já que o painel será bem parecido com o do Polo. No console central, destaque para a tela de 10 polegadas do VW Play, nova central multimídia que traz suporte a Android Auto e Apple CarPlay (sendo este último sem fio) e uma loja de aplicativos própria com serviços como iFood, mas não vem com internet a bordo.
Anda e para sozinho
Dependendo da versão, o Nivus poderá vir com piloto automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de frenagem autônoma de série e frenagem pós-colisão.
Os itens, porém, devem equipar apenas a configuração topo de linha. O Nivus, inclusive, deve ser o primeiro modelo da categoria de SUVs compactos a oferecer o piloto automático adaptativo, conhecido internamente pela sigla ACC.
O Nivus será vendido com a motorização 1.0 turbo, que entrega até 128 cv e torque máximo de 20,4 kgfm quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas.
A altura da suspensão foi elevada em 10 milímetros comparando com o Polo. No entanto, o Nivus tem conjunto roda/pneu maior do que o hatch. Isso faz com que o SUV cupê seja 27,5 milímetros mais alto, inclusive na posição de dirigir.
A área de engenharia da VW também realizou ajustes exclusivos de suspensão e direção, além de aumentar a rigidez torcional do eixo traseiro. O Nivus também terá freios a disco nas quatro rodas.
A produção do Nivus será iniciada dentro de duas semanas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). De acordo com a VW, o modelo chegará às concessionárias de todo o Brasil até junho.
Na Argentina o modelo será lançado até o fim deste ano, enquanto nos demais países da América do Sul seu lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2021.
Na Europa, o Nivus será fabricado na fábrica de Pamplona, na Espanha, no primeiro semestre do ano que vem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.