Novos Renault Sandero e Logan serão apresentados amanhã; o que já sabemos
O Grupo Renault apresenta amanhã a nova geração de Sandero, Logan e Stepway, que na Europa são comercializados com a marca Dacia - divisão romena da companhia francesa.
No Twitter, a empresa divulgou um teaser, exibindo detalhe da dianteira do aventureiro Stepway e parte da lanterna traseira, supostamente de uma configuração convencional do hatch.
A publicação também mostra a silhueta do trio, envolta por sombras.
Os três modelos trazem faróis mais esguios.
Ao menos nas configurações mais caras, eles vão contar com luzes de condução diurna de LEDs no formato de "Y".
A imagem frontal também permite observar o capô mais alto, marcado por um vinco largo e alto em cada extremidade.
Já na traseira, as lanternas também exibem iluminação de LEDs, enquanto o pisca e a luz de ré ficam posicionados na base da peça, em um filete horizontal.
Por ora, nada de informações sobre especificações técnicas e equipamentos.
'Alma' de Clio V europeu
Porém, já sabemos que a maior novidade é a troca de plataforma: sai de cena a B0, utilizada em boa parte da gama atual da Renault no Brasil, substituída pela CMF-B - a mesma da quinta geração do Clio, atualmente vendida no mercado europeu.
Modular, a nova base estrutural será adotada futuramente na maioria dos veículos da Renault e da Nissan - e isso vale para aqueles comercializados aqui.
A expectativa é de que as novidades estreiem no País em 2022 com adaptações visuais, seguindo a linguagem de design da Renault.
Vale destacar que os três automóveis foram atualizados em nosso mercado há cerca de um ano, quando receberam retoques na aparência e a opção de transmissão CVT.
Por trazer a mesma base estrutural do Clio V, o novo Sandero vai compartilhar componentes com o primo europeu, porém com simplificações, para redução no custo.
O Clio europeu mede 4,05 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,44 m de altura e 2,58 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 391 litros de capacidade.
A maior parte das dimensões é parecida com as do Sandero atual. Ele mede, respectivamente, 4,07 m, 1,73 m, 1,57 m e 2,59 m. O compartimento de bagagens leva 320 litros.
Ou seja: Sandero, Logan e Stepway vão manter uma característica que os destaca entre os compactos: o bom espaço interno, que deve ser incrementado na largura e no bagageiro.
Motor 1.0 turbo é cotado
Quanto a motores e transmissões, Sandero e Logan brasileiros devem manter na base da gama o motor 1.0 SCe de três cilindros aspirado, que hoje rende 82 cv de potência e 10,5 kgfm de torque, sempre acompanhado do câmbio manual de cinco marchas.
Hoje equipadas com o propulsor 1.6 SCe de quatro cilindros, 118 cv e 16 kgfm, as versões mais caras do hatch e do sedã podem ganhar motorização mais moderna e eficiente.
Um bom candidato é o 1.0 TCe, variante turbinada, que na Europa já equipa modelos como o Duster e lá rende 100 cv e 16,3 kgfm - abastecida exclusivamente com gasolina lá fora.
Esse motor também seria adotado no Stepway.
Caso permaneça em linha, o R.S., opção esportiva do Sandero, pode também aderir ao turbo: o atual 2.0 aspirado de 150 cv daria lugar ao 1.3 turbinado que estreia em 2021 no Captur e vai entregar aproximadamente 170 cv.
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