Jeep Compass x VW Taos: comparamos os pontos fortes e fracos dos novos SUVs
O Jeep Compass 2022 chegou apresentando "suas armas" para a batalha que terá que enfrentar nos próximos meses para defender a liderança do segmento entre os SUVs médios. Além do Toyota Corolla Cross, ele terá que encarar o também novato Volkswagen Taos que será lançado no próximo mês de maio.
Agora a questão é: quem é melhor? O novo Compass ou o inédito Taos? Quais são os prós e contras de cada um dos modelos. O Jeep Compass, por enquanto, só teve divulgadas suas versões com o motor flexível, e os preços são de R$ 139.990 a R$ 176.990.
Trem de força
O Compass flexível chega com um inédito motor turbo. Sai de linha o 2.0 aspirado flex "cansadão" para dar espaço ao 1.3 turbo que rende, com etanol, até 185 cv e 27,5 mkgf. São os maiores dados da categoria, superando o bom motor do Taos.
O 1.4 turbo flex rende sempre 150 cv e 25,5 mkgf, não são dados ruins, pelo contrário, mas é importante lembrar que na Europa a VW já aposentou o 1.4 por um 1.5 turbo. O que equipara os dois modelos é o câmbio automático de seis marchas.
Design
O Taos tem linhas harmoniosas e marcantes. O modelo é o SUV que mais se destaca em termos de aparência dentro da gama da VW atualmente. O médio ainda é o responsável por adotar a nova linguagem visual da marca, que usa a grade como parte da luz diurna de rodagem (DRL) com LEDs.
O Compass recebeu sua primeira alteração desde que foi lançado. O modelo chega com uma reestilização que foi bem leve e não produziu grandes mudanças no conjunto até agora vencedor do Jeep feito em Goiana (PE). A traseira continua sem novidades
Enquanto por dentro o Taos é um "catadão" dos demais SUVs da VW, com peças emprestadas de vários modelos diferentes, o Compass tem um interior totalmente inédito. Novos motor, acabamento, painel das portas, volante e central multimídia.
Equipamentos
O Compass vem com faróis Full-LEDs desde a versão de entrada Sport, com seis airbags, integração com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O SUV da Jeep oferece também o sistema Adventure Intelligence, que permite rastrear, controlar e conectar dispositivos pelo Wi-Fi 4G do carro.
No caso do Taos serão apenas duas versões e que trarão o IQ Light, novo sistema patenteado da marca de iluminação de LEDs que promete maior iluminação à frente e nas curvas. A central é a VW Play que tem a possibilidade de ter aplicativos nativos, como Spotify ou Estapar e que foi desenvolvida para o Brasil. Aqui também são seis airbags.
O que equipara os modelos são os itens da versão de topo: controle de frenagem de emergência, leitor de faixa com correção, controle de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego, entre outros.
Preços
A Jeep trabalha com uma amplitude maior de versões: são três e a série especial. Elas custam R$ 139.990, R$ 154.990 e 174.990. A série especial sai por R$ 162,990.
Enquanto isso, a estimativa do VW Taos é que comece por volta dos 140 mil na versão Comfortline beirando os 170k pela versão de topo Highline.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.