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Porsche 911 GT3 Cup: conheça o carro com qual Caio Castro 'voou' na pista

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

01/06/2021 12h00

No último final de semana, o ator e agora também piloto Caio Castro "levantou voo" durante uma prova da Porsche Cup, no Automódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.

O piloto está correndo na categoria GT3 Cup, que é a "de entrada", por assim dizer. Nessa divisão, a base dos carros é o 911 GT3 Cup 2012. Esses carros saem prontos para competição da fábrica da Porsche, mas têm seu equivalente de rua.

O modelo usa um motor 3.8 de seis cilindros opostos de aspiração natural. Ele rende 450 cv a 7.500 rpm e 41,8 mkgf a 6.500 rpm. O câmbio é de competição, sequencial de seis marchas, com trocas por borboletas atrás do volante. A tração, como todo Porsche "raiz", é traseira.

Os freios são de competição com ajuste de distribuição de pressão entre o eixo dianteiro e traseiro, para alterar o equilíbrio nas frenagens, de acordo com a tocada do piloto ou o tipo de pista. A embreagem também é de competição para aguentar temperatura e uso pesado.

Porsche 911 GT3 RS de 2010 - Divulgação - Divulgação
Porsche 911 GT3 RS, de 2010, base do 911 GT3 Cup
Imagem: Divulgação

A carroceria tem uma série de mudanças, necessárias para o uso em competição, como uma "gaiola", como é chamada a proteção que vai por dentro do carro, homologada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O carro oferece ainda portas, para-lamas e aerofólio ajustável, tudo de fibra de carbono. Há banco de competição, cinto de segurança de seis pontos e interior despojado de itens de conforto, sendo focado apenas no desempenho.

O volante removível é de competição, tal qual os mostradores e a parte eletrônica. A central eletrônica do carro permite extrair dados para conferência de telemetria de maneira fácil e rápida entre cada prova ou treino.

Os vidros laterais e traseiro são trocados por Lexan, ou lâminas de policarbonato, que são mais resistentes que o vidro e oferecem menor risco ao piloto em caso de quebra já que não estilhaçam.

Há uma categoria superior dentro da Porsche Cup, a Carrera Cup, para pilotos mais experientes e graduados. Eles usam uma versão com o motor 3.8 de 460 cv - são 10 cv extras - lançado em 2013, e que no mais tem especificações iguais a do carro do Caio Castro.

O 911 GT3 de rua

O Porsche 911 GT3 RS é a versão legalizada para as ruas equivalente ao Porsche com que Caio Castro se acidentou e foi produzido a partir de 2010. O modelo usava o mesmo motor 3.8 de 450 cv, mas com câmbio manual convencional de seis marchas. O último GT3 de rua com motor 3.8 foi feito em 2014.

Ele tem bancos esportivos, mas não de competição e cintos de segurança de três pontos. Além disso, não oferece gaiola completa, apenas o santantônio atrás dos bancos.

Apesar disso, ele já vem com o aerofólio ajustável e com as rodas de liga leve com parafuso central. A versão de rua usa rodas de 19 polegadas, enquanto o carro de competição aposta em 18".

Novo 911 GT3

Porsche 911 GT3 2021 - Divulgação - Divulgação
Porsche 911 GT3 2021
Imagem: Divulgação

Atualmente, o 911 GT3 de rua usa um motor 4 litros de seis cilindros opostos com 510 cv e 47,9 mkgf. Ele é o único da gama 911 da atual geração com aspiração natural, todas as demais versões de rua usam um motor seis cilindros biturbo. Ele custa R$ 1.099.000.

Esse novo GT3 é a base para o próximo GT3 Cup. O modelo já foi apresentado com uma série de melhorias no conjunto, o mesmo motor do modelo de rua e que poderá usar os combustíveis sintéticos nos quais a Porsche trabalha.

O carro de competição ainda não tem data para chegar ao Brasil, mas já está na disputa de outras Porsche Cup ao redor do mundo, como Estados Unidos, Alemanha e Ásia.

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