Topo

Toyota Yaris 2023 é apresentado; veja preços, versões e o que mudou

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/01/2022 17h00

A Toyota apresentou a linha 2023 da família Yaris com leves, mas importantes novidades tanto no hatch, que representa cerca de 60% das vendas, quanto no sedã, responsável pelo restante. Produzidos na planta da marca em Sorocaba, os preços partem de R$ 92.190 para o hatch e R$ 96.390 no sedã.

Os dois modelos tiveram uma redução de gama, que está mais enxuta e passa a ser oferecida em três versões: XL, XS e XLS. Segundo a marca, a intermediária XS deve ser a responsável por 50% das vendas, com a outra metade dividida entre XL e XLS igualmente.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Todas as variantes serão equipadas com a mesma motorização: o quatro cilindros, 1.5, flex que rende até 110 cv e 14,9 mkgf com etanol e câmbio automático CVT de 7 marchas.

O motor 1.3 foi aposentado graças à mudança com o Proconve L7 e o motor não passava nas novas emissões, já o 1.5 passou, mas ganhou uma nova calibragem, ainda que não tenham sido alteradas partes físicas do motor, segundo a Toyota.

Além disso, o Yaris ganha dois modos de condução, Eco e Sport, que alteram a resposta do câmbio CVT para privilegiar a economia de combustível ou uma resposta mais ágil.

Quando alimentado com etanol, o motor 1.5 no Yaris hatch tem consumo de 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Já o sedã faz 9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, números bem próximos.

Preços

  • Yaris Hatchback XL - R$ 92.190,00

  • Yaris Hatchback XS - R$ 101.490

  • Yaris Hatchback XLS - R$ 112.690

  • Yaris Sedã XL - R$ 96.390

  • Yaris Sedã XS - R$ 104.990

  • Yaris Sedã XLS - R$ 116.990

Toyota Yaris 2023 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Visual

São poucas e difíceis de perceber as modificações na gama do Yaris. Uma das novidades são o desenho novo com acabamento diamantado para as rodas da versão XLS de hatch e sedã.

Além de um novo para-choque e grade frontal, o Yaris também passa a oferecer luzes de condução diurna de LEDs em todas as versões. Na versão de topo, XLS, eles estão integrados ao corpo dos faróis, enquanto nas demais versões ficam no para-choque junto as luzes de neblina, que também são de LEDs na XLS.

Por dentro, há ainda menos mudanças. O carro tem um novo revestimento para os assentos das variantes XL e XS e acabamento em cromado escuro nos acabamentos.

A gama de cores do novo Yaris 2023 tem o vermelho (para hatchback), Polar, Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto infinito, Azul Titã e Branco Lunar para todas as versões.

Equipamentos

A central multimídia com tela de 7 polegadas e integração a Android Auto e Apple CarPlay por meio de entrada USB está disponível desde a versão de entrada XL. Para quem vai atrás, há também duas entradas USB para carregar dispositivos.

Outra novidade disponível em toda a gama é a adição de sete airbags de série, como já ocorria com o irmão mais velho, o Corolla. Nas versões XS e XLS há também o pacote Toyota Safety Sense (TSS), o nome é conhecido da gama Corolla, mas ele é mais "humilde".

O pacote TSS do Yaris traz alerta de sonoro de saída de faixa, mas sem correção no volante que está presente no Corolla e Corolla Cross, e o alerta de pré-colisão.

Esse sistema não freia o carro caso perceba o risco de colisão como nos irmãos maiores, apenas dá um alerta sonoro e visual da iminência de uma colisão e pode aumentar a pressão no pedal de freio para auxiliar a frenagem e reduzir os danos de um possível impacto.

Nas variantes XS e XLS há ainda ar-condicionado automático e digital, computador de bordo com tela de 4,2" colorida. Em todas há controles de tração e estabilidade integrados, assistente de partida em rampa, fixação isofix para cadeirinhas e com Top Tether e freios ABS.

Todas as versões também trazem alarme, vidros e travas elétricas, alerta de cinto de segurança, desembaçador traseiro, entre outros. Presentes a partir da versão intermediária há ainda câmera de ré e rodas de liga-leve de 15" e chave presencial com partida por botão. Na versão de entrada as rodas são de aço com calotas e partida precisa colocar a chave na ignição.

Por outro lado, para receber a câmera que faz a leitura, junto com os sensores no para-choque, do sistema de alerta de pré-colisão, o Yaris precisou perder o sensor de chuva e luminosidade, já que ficava situado no mesmo lugar - no centro do para-brisa, à frente do espelho retrovisor externo.

Toyota Yaris 2023 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros