C40 chega em pré-venda ao Brasil; conheça o 1º Volvo nascido 100% elétrico
A Volvo começou a oferecer no Brasil seu primeiro carro nascido para ser apenas elétrico, o C40. O SUV cupê está em pré-venda a partir desta terça-feira (8 de fevereiro), ao preço promocional de R$ 419.950. A montadora sueca, no entanto, ainda não definiu quando, quanto e se esse valor vai aumentar.
O C40 nasceu elétrico pois, diferentemente de outros modelos da Volvo, não foi lançado com versões a combustão ou híbridas. Mas ele não usa plataforma feita exclusivamente para modelos a eletricidade, como o rival Volkswagen ID.4.
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A base é a do XC40. Aliás, o C40 pode ser considerado o SUV cupê desse modelo - e custa R$ 10 mil a mais. O novato é o segundo carro elétrico da história da Volvo. O primeiro foi o próprio XC40, que agora só tem essa configuração - no fim do ano passado, perdeu as híbridas no mercado brasileiro.
Elétrico de origem
Mesmo sendo criado a partir de uma plataforma originalmente usada em modelos a combustão, o C40 se vale do fato de ser um elétrico nato. E isso se mostra bastante na aerodinâmica, uma característica importante para aprimorar a autonomia desse tipo de modelo.
As rodas brilhantes e diamantadas têm 20 polegadas e são bem fechadas. Há um aerofólio atrás, além de dois apêndices aerodinâmicos na parte de cima do teto. De acordo com informações da Volvo, o cx do modelo é de 0,31.
Na frente, as semelhanças com o XC40 são absolutas. O carro traz a grade frontal fechada, característica típica de carros elétricos. Há, no entanto, entradas de ar inferiores. Conforme a fabricante, elas têm a função de resfriar a bateria (de 75 kWh) especialmente no momento da recarga de corrente rápida (DC, a partir de 50 kW).
Os faróis full-LEDs são antiofuscamento. Eles formam uma sombra quando detectam carros na direção oposta, sistema semelhante ao Matrix, da Audi. Além disso, ao acionar, na chave, a abertura do carro, projetam uma assinatura na parede, ou mesmo no chão, à frente, em ambiente escuros.
É na lateral que o carro se destaca. A carroceria é bicolor, com teto sempre preto. O teto solar é escurecido e panorâmico. Tem tecnologia para amenizar os raios solares. Por isso, dispensam persiana. Já a coluna C é rebaixada, deixando o SUV cupê com um aspecto mais esportivo e um jeitão de hatch.
Na traseira, chamam a atenção as lanternas, que se estendem verticalmente por toda a extensão do carro. Finas, elas têm assinatura que corre para cima também no momento da abertura do SUV cupê.
O C40 traz uma nova cor batizada de azul Fjord. Ela faz referência aos fiordes escandinavos, vales rochosos que foram inundados pelo mar. Eles formam uma belíssima paisagem característica desta parte do mundo, especialmente da Noruega - vizinha da Suécia, país de origem da Volvo.
Cabine e tecnologia
O C40 tem dimensões semelhantes às do XC40. São 4,43 metros de comprimento e 1,58 metro de altura. O porta-malas tem 413 litros de capacidade. É mais largo e mais profundo que o do SUV convencional, e não traz invasão de caixa de rodas que atrapalham a acomodação da bagagem.
Por dentro, o espaço interno é o mesmo do XC40, adequado para duas pessoas no banco de trás - são 2,70 metros de entre-eixos. Por não ter uma plataforma concebida para elétricos, o C40 mantém o túnel central alto, o que atrapalha a acomodação de um terceiro ocupante nessa parte do carro.
Para quem viaja atrás, há saídas de ar e duas entradas USB do tipo C. No chão, nas portas e em painéis, chama a atenção o acabamento com material que lembra feltro, e também traz a cor azul Fjord.
Os bancos são revestidos de couro e suede sintéticos com costura aparente. Os comandos são elétricos tanto para o motorista quanto para o passageiro da frente. No volante, há detalhes costurados à mão.
O painel é virtual, idêntico ao do XC40 elétrico. A central multimídia traz a tradicional tela vertical de 9" da Volvo, mas com sistema operacional da Google, que aos poucos vai substituindo o Sensus na gama da marca - por enquanto, só o XC90 o mantém.
O carro traz carregador de smartphones sem fio e sistema de som da Harman-Kardon. Quanto às tecnologias de assistência, o sistema semiautônomo de condução tem sistema de emergência. Se o motorista sofrer um desmaio, por exemplo, ele é capaz de parar o carro em segurança.
Outros destaques são as câmeras 360 e o assistente de tráfego cruzado com função de frenagem. Na hora de estacionar de ré, por exemplo, essa tecnologia impede uma colisão contra um objeto, pilastra ou parede.
Recarga e desempenho
Na Europa, o C40 tem três versões, uma delas só com motor dianteiro. Para o Brasil, a Volvo decidiu trazer a mais forte, com o mesmo conjunto do XC40. São dois propulsores, um na frente e outro atrás, formando o sistema de tração 4x4.
O C40 tem 408 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Quanto à autonomia, fica em torno de 430 km por recarga. Como no XC40, o status da bateria é mostrado apenas em percentual.
Só quando ela atinge 15% a autonomia em quilômetros passa a ser projetada no painel. Para recarregar o carro em uma estação AC de 11 kW, são oito horas. Em um posto DC de 100 kW, a recarga de 0 a 80% leva 40 minutos.
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