Ford Ranger FX4 é lançada: veja preço, equipamentos e o que mudou na versão
Apesar de já ter confirmado a chegada da nova geração da Ranger ao Brasil para o ano que vem a Ford continua trabalhando na atual geração. Já como linha 2023, a picape ganha a nova versão Ranger FX4 que custa R$ 288.990, já com preço com IPI reduzido.
A nova versão da picape começa a ser vendida hoje pela rede de concessionários e começa a chegar efetivamente às lojas para entregas a partir do 20 de março.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Dentro da atual gama da picape Ranger, a nova versão FX4 - nomenclatura que estreou aqui com a Maverick - ficará acima da Storm. A proposta é oferecer um produto mais requintado, como a Limited, mas com a pegada aventureira que a Storm tem.
Entre as novidades da Ranger FX4, então a grade dianteira com visual exclusivo, novo santo antônio na cabine, mais alto que o da Storm e os logos com o nome da versão FX4 na parte inferior das portas.
Completam as mudanças visuais estribos laterais, ausência de cromados em todas as 6 cores disponíveis, rodas de liga leve de 18 polegadas com acabamento todo preto e o logo "Ranger" na tampa da caçamba troca o prata pelo preto.
Dentre os acessórios de fábrica que serão oferecidos pela marca estão o snorkel, que permite o motor respirar enquanto se atravessa alagados e uma faixa organizadora para fixar na lateral da cabine, com chave e 42 litros de capacidade.
O teto tem revestimento claro, mas os bancos vem revestidos de couro com uma costura vermelha para dar contraste e contam com o logotipo do nome da versão estampado nos encostos de banco.
O único opcional que estará disponível no conjunto é um jogo de rodas de liga leve de 17" equipados com pneus Pirelli Scorpion, que tem uma pegada mais off-road do que os Pirelli All-Terrain que vem de série. Com os pneus especiais, o preço da picape vai para R$ 290.990 - R$ 2 mil a mais.
Preços da Ranger 2023
- XL 2.2 Cabine Simples 4x4 MT: R$ 215.980
- XL 2.2 Cabine Dupla 4x4 MT: R$ 229.700
- XLS 2.2 Cabine Dupla 4x2 AT: R$ 209.930
- XLS 2.2 Cabine Dupla 4x4 AT: R$ 249.010
- Black 2.2 Cabine Dupla 4x2 AT: R$ 218.240
- Storm 3.2 Cabine Dupla 4x4 AT: 252.440
- XLT 3.2 Cabine Dupla 4x4 AT: R$ 288.990
- FX4 3.2 Cabine Dupla 4x4 AT: R$ 288.990
- Limited 3.2 Cabine Dupla 4x4 AT: R$ 313.590
Mecânica
Sob o capô, o já conhecido motor turbodiesel de 3,2 litros e cinco cilindros que entrega 200 cv a 3 mil rpm e 47,9 mkgf entre 1.750 e 2.500 rpm.
Esse propulsor vem associado ao câmbio automático de seis velocidades e sistema de tração 4x4 com reduzida de acionamento elétrico e bloqueio de diferencial, o que transfere a força entre as rodas do mesmo eixo se uma delas perder contato com o solo.
O conjunto ganhou a novidade de passar a conta com o sistema de Arla 32. Esse componente ajuda a neutralizar gases expelidos na atmosfera pelo sistema de escape com o uso de ureia.
Para isso, a Ranger FX4 2023 ganhou um reservatório extra que fica localizado e protegido na parte interna das longarinas e tem 20 litros de capacidade, o que dá uma autonomia estimada entre 10 mil km e 14 mil km antes de encher novamente. O bocal para abastecer o tanque de Arla 32 fica junto da entrada de combustível.
Equipamentos
A lista de itens de série da Ranger FX4 tem controles de tração e estabilidade integrados e com função reboque, para evitar oscilamento da carga e sistema anticapotamento.
Há ainda assistente de fadiga, central multimídia Ford Sync com integração a Android Auto e Apple CarPlay via entrada USB, sete airbags, novo ajuste de calibragem da suspensão, como ocorreu com a Ranger Black também e o sistema Ford Pass, que permite controlar e acessar diversos dados da picape pelo smartphone.
Ela tem também sensor de obstáculos na frente a trás, assistente de partida em rampa, câmera de ré, controle de velocidade em descidas, ajuste elétrico do banco do motorista e painel de instrumentos semi-virtual com telas configuráveis, ar-condicionado automático e com duas zonas, faróis Full-LEDs e partida remota com acionamento do ar.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.