PUBLICIDADE
Topo

5 meses após denúncia, desmanche ilegal de carros volta a tomar Rio Tietê

Fotos recentes mostram que Jardim Pantanal continua sendo foco de desmanches ilegais de carros - Reprodução
Fotos recentes mostram que Jardim Pantanal continua sendo foco de desmanches ilegais de carros Imagem: Reprodução
Paula Gama

Jornalista especializada no mercado automotivo desde 2014, Paula Gama tem 28 anos e avalia diversos modelos no Brasil e no exterior. Nesta coluna, você terá opiniões sinceras sobre os lançamentos, cultura automotiva, tendências e análises de comportamento do consumidor.

Colaboração para o UOL

07/09/2022 04h00

Denunciado por UOL Carros em abril deste ano, o desmanche ilegal de veículos no Jardim Pantanal voltou a se tornar rotina na comunidade da Zona Leste da capital paulista.

Fotos da região tiradas há poucos dias mostram dezenas de carcaças de carros amontoadas a céu aberto, às margens do Rio Tietê - repetindo o cenário mostrado por nossa reportagem cinco meses atrás.

O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Segundo testemunhas, que forneceram as imagens aqui exibidas e falaram sob condição de anonimato, quadrilhas especializadas continuam desmanchando automóveis furtados ou roubados livremente, em plena luz do dia e também de madrugada.

Conforme relatos, o local, repleto de vielas estreitas, é de difícil acesso e tem pouco policiamento.

"[Os criminosos] estão ainda mais destemidos e agressivos com moradores e frequentadores que se opõem à prática", diz uma fonte.

Junto com o lixo, os restos de carros colocam em risco a saúde ambiental do rio - Reprodução - Reprodução
Foto tirada há poucos dias exibe restos de carros, trazendo risco de contaminação do Rio Tietê e do solo
Imagem: Reprodução

No dia 29 de abril de 2022, informamos sobre a existência de mais de 30 veículos desmantelados, alguns parcialmente incendiados, nos arredores e até dentro do Tietê - trazendo risco de contaminação ambiental.

Após a denúncia, a Polícia Civil informou ter realizado incursões para coibir a prática criminosa; Além disso, constatamos que houve a remoção de carcaças.

"Somente no primeiro trimestre de 2022, o trabalho conjunto das polícias, na região, resultou na prisão em flagrante de 17 criminosos, na instauração de 71 inquéritos, na apreensão de uma arma de fogo e na recuperação de 29 veículos", afirmou nota enviada na época pela SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo).

Governo de SP diz ter feito operação há poucos dias

Sinais de incêndio nas carrocerias revelam esforço para esconder vestígios do crime, como digitais - Reprodução - Reprodução
Sinais de incêndio nas carrocerias revelam esforço para esconder vestígios do crime, como digitais
Imagem: Reprodução

Desta vez, UOL Carros questionou novamente a SSP-SP, segundo a qual a prática de desmanche ilegal é investigada por meio de inquérito do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais).

O órgão acrescenta que realizou há poucos dias uma operação no local.

"A equipe da unidade realizou diligências e verificou carcaças e peças advindas de ações criminais - todas foram apreendidas. Foram identificados também estabelecimentos nas proximidades que estariam comercializando peças vindas do desmanche. Mais de mil apetrechos foram apreendidos e três suspeitos, presos. Paralelamente, o 7º Corpo Especial de Repressão ao Crime Organizado (Cerco) realizou uma operação no local, último dia 2, que resultou na prisão em flagrante de um envolvido e na apreensão de mais peças", afirma a secretaria.

Jardim Pantanal está em área estratégica

No vídeo acima, que publicamos em abril e foi captado por um drone, é possível observar restos de veículos desmanchados no Jardim Pantanal - apontado como um dos maiores desmanches criminosos de carros a céu aberto da América Latina .

Mas por que a comunidade se tornou e continua sendo uma verdadeira linha de desmontagem de carros furtados?

Segundo especialistas relataram na ocasião, o Jardim Pantanal está em uma área estratégica para o crime: fica próximo da Avenida Ayrton Senna, que dá acesso a Guarulhos, na Região Metropolitana - onde o índice de roubos e furtos de veículos é tradicionalmente elevado.

O bairro também está na Zona Leste, a mais populosa da capital e que reúne os bairros líderes na ocorrência desses crimes na cidade de São Paulo.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.