Topo

Papai Noel da vida real? Quem foi o criador do Natal Sem Fome

Hebert de Souza, o Betinho - Reprodução
Hebert de Souza, o Betinho Imagem: Reprodução

Giacomo Vicenzo

De Ecoa em São Paulo

24/12/2022 06h00

Natal sem fome deveria ser o lema de dezembro. Se o Natal relembra cheiro da ceia no forno, mesa farta e alegria em família, para muitos brasileiros essa pode ser uma cena ficcional. Hoje o Brasil tem mais de 33 milhões de pessoas passando fome.

Foi em cenário parecido que o sociólogo Herbert de Souza, mais conhecido como Betinho, criou uma das maiores ONGs de solidariedade do Brasil em 1993: a Ação da Cidadania, cujo objetivo era combater a fome em um país que tinha 32 milhões de brasileiros abaixo da linha da pobreza.

À época, com uma campanha na TV, a ONG conseguiu mais de 30 milhões de doações nos primeiros anos de sua existência. Ex-exilado político e sociólogo, Betinho foi o fundador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - uma das primeiras instituições que se debruçaram na análise da sociedade brasileira.

O fundador pediu voz e posicionamento de artistas e celebridades, que assinaram a Carta de Ação de Cidadania. Foi o início das ações que até hoje ajudam a vida dos menos favorecidos economicamente, como o Natal Sem Fome.

Um Natal mais farto para quem tem fome

Betinho - Patrícia Santos/Folhapress - Patrícia Santos/Folhapress
O sociólogo brasileiro Herbert de Souza, o Betinho, durante lançamento da campanha "Natal Sem Fome", no Rio de Janeiro (RJ), em 1996
Imagem: Patrícia Santos/Folhapress

Em 2003, a campanha Natal Sem Fome bateu recorde de alimentos arrecadados - e a essa altura o instituto já mantinha projetos na área da educação, saúde e cultura.

Bem antes disso, Betinho levantava bandeiras - como da conscientização sobre HIV. Hemofílico, condição que torna o sangue difícil de coagular, ele precisava receber transfusões frequentes de sangue e acabou contraindo HIV em um desses procedimentos. Em 1986, inaugurou a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids, um dos primeiros centros de estudos da doença no país.

Em 1997, Betinho faleceu de hepatite C em decorrência da Aids, mas sua luta contra a fome continua.

Volta da fome, volta da solidariedade

4 - Divulgação/Ação da Cidadania  - Divulgação/Ação da Cidadania
Betinho e a atriz Maitê Proença
Imagem: Divulgação/Ação da Cidadania

De acordo com o filho de Betinho, Daniel Souza, a partir de 2021 a ONG retomou uma campanha de combate à fome - feita para durar o ano todo. Há uma década que a campanha não era feita dessa forma, e reforçava a doação de comida apenas no Natal.

"Nós achávamos que era um problema do passado", disse o filho de Betinho em entrevista para Ecoa.

Como ajudar?

A distribuição de cestas básicas para o Natal começou em 16/12 e pretende levar comida à mesa de 150 mil famílias com a campanha Natal Sem Fome. Para doar, basta acessar o site oficial da Ação da Cidadania.

Além da Ação Cidadania, existem dezenas de ONGs que estão arrecadando alimentos para um Natal sem fome.