Antes de disputar maratona, Mo Farah vive polêmica sobre desempenho
Atual campeão mundial e olímpico dos 5 mil e dos 10 mil metros, o britânico Mo Farah vai disputar em 2014 a Maratona de Londres. A presença na prova será uma première de um novo objetivo do fundista, cotado para correr os 42.195 metros nos Jogos Olímpicos de 2016. Antes de migrar para um novo percurso, porém, o atleta virou tema para uma grande polêmica.
Segundo o jornal “Times”, Farah disse que acredita na possibilidade de ser o primeiro homem na história a correr uma maratona em menos de duas horas. O atual recorde da prova foi cravado pelo queniano Wilson Kipsang, que completou a prova em 2h03min23s no dia 29 de setembro de 2013, em Berlim.
Nesta sexta-feira, em entrevista à “BBC”, Mo Farah desmentiu o otimismo. “Dizer isso seria loucura”, resumiu o fundista.
Farah usou como argumento a história do recorde mundial da maratona. A marca foi reduzida em três minutos nos últimos 25 anos, e seria necessário cortar outros três minutos para quebrar a barreira das duas horas.
“Eu não acho que a marca de duas horas vai ser quebrada nos próximos dez anos ou depois. Talvez nos próximos cem anos nós possamos falar nisso, mas é muito difícil”, ponderou o fundista.
Segundo o atleta britânico, a polêmica foi intensificada por um plano da Nike, que está produzindo no Reino Unido um programa de TV chamado “Abaixo de duas horas”: “Foi assim que os rumores começaram, mas eu nunca disse isso”.
Um objetivo mais realista para Farah é bater o recorde britânico na maratona. A marca atual é de Steve Jones, que correu a prova em 2h07min13s em 1985.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.