Topo

Spurs batem recorde do Bulls de Jordan e vencem 1ª contra Thunder na final

Do UOL, em São Paulo

20/05/2014 07h19

O San Antonio Spurs saiu na frente nas finais da Conferência Oeste da NBA. Na última segunda-feira, o Spurs venceu o Oklahoma City Thunder por 122 a 105 em casa e bateu um recorde que pertencia ao Chicago Bulls da era Michael Jordan (1996-98). Esta foi a décima vitória seguida dos Spurs em abertura de duelos nos playoffs.

Liderados por Tim Duncan, maior pontuador do time na partida, os Spurs dominaram o  jogo e só ficaram atrás do placar no terceiro quarto, com um ponto a menos que os adversários. Nas outras parciais, o time de San Antonio terminou pelo menos três pontos à frente do Thunder.

Os donos da casa aproveitaram a ausência do pivô Serge Ibaka, que está lesionado, no time do Thunder e venceram o jogo dentro do garrafão, marcando mais da metade dos pontos desta área da quadra.  A maior parte deles saíram das mãos de Tim Duncan a maioria dos seus pontos. Sozinho, ele marcou 27 dos 122 pontos dos Spurs, acertando 11 de 19 arremessos, aproveitamento um pouco acima da média da equipe, com 57,9% contra 57,1% do time. No lado do Thunder, o maior pontuador foi Kevin Durant, com 28 pontos. Ele também foi o maior pontuador da partida.

"Estamos aproveitando a situação que nos é favorável. Sabíamos que poderíamos entrar pelo meio e atacar mais do que estamos acostumados. Assim, conseguimos acertar alguns arremessos nes noite", disse Tim Duncan após a partida.

Ibaka lesionou a panturrilha esquerda e não deve jogar nenhum jogo dos playoffs pelo Thunder. Além disso, ele também pode desfalcar a seleção espanhola no Mundial que será disputado a partir do dia 30 de agosto na Espanha.

Além do recorde dos Bulls, o time de San Antonio também bateu outra marca com a vitória. Tim Duncan, Manu Ginobili e Tony Parker chegaram, juntos,  à sua 110ª vitória em playoffs e superaram a marca do trio Magic Johnson,  Kareem Abdul-Jabbar e Michael Cooper dos Lakers.

O brasileiro Thiago Splitter esteve em quadra durante quase 19 minutos e marcou apenas seis pontos para os Spurs.

Com a vantagem de 1 a 0, o San Antonio irá a Oklahoma o próximo dia 25 de maio para o segundo duelo das finais da Conferência Oeste.