Topo

Viciado em drogas, ex-campeão do boxe volta para clínica de reabilitação

Oscar de la Hoya, norte-americano de origem mexicana, foi uma das grandes estrelas da década de 1990 - Ethan Miller/Reuters
Oscar de la Hoya, norte-americano de origem mexicana, foi uma das grandes estrelas da década de 1990 Imagem: Ethan Miller/Reuters

Do UOL, em São Paulo

10/09/2013 17h42

O ex-campeão olímpico e mundial do boxe Oscar de la Hoya anunciou, nesta terça-feira, que voltará para uma clínica de recuperação na sua briga contra o álcool e as drogas. A decisão partiu do próprio americano, que admitiu em 2011 ser dependente químico, e ter pensado até mesmo no suicídio.

A empresa do lutador promoverá uma luta de boxe entre dois grandes nomes do esporte. No próximo sábado, dia 14 de setembro, o superastro Floyd Mayweather Jr. lutará contra o mexicano Canelo Alvarez, em Las Vegas. 'The Golden Boy' [O Menino de Ouro], como é apelidado De la Hoya, não poderá assistir ao duelo devido ao tratamento e lamentou o não comparecimento.

"Eu e Canelo Alvarez teremos duas grandes lutas neste final de semana. A dele será dentro do ringue e a minha durante o tratamento. Eu não estarei na luta para apoiar Canelo a vencer porque me voluntariei a fazer o tratamento", disse de la Hoya em comunicado, que nasceu na Califórnia, EUA, mas tem a dupla-nacionalidade mexicana.

"Eu expliquei isso para Canelo e ele entendeu que minha saúde e a minha recuperação a longo prazo devem vir em primeiro lugar. Agradeço-o pela compreensão. E peço o seu apoio durante este momento difícil para mim e para minha família", completou.

Em declaração à revista americana Times, de La Hoya disse recentemente que participa de reuniões em prol da sua recuperação até seis dias por semana.

O ex-campeão começou no boxe aos cinco anos, seguindo o caminho do avô e do pai. Ele conquistou o ouro olímpico em Barcelona-1992.