Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Fred merece a despedida com o Fluminense em boa fase
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Ceará jogou pela Sul-Americana no meio da semana e na quarta decide as oitavas da Copa do Brasil contra o rival Fortaleza. Mas não repetiu o Corinthians poupando quase todos os titulares, até pela necessidade de pontuar e fugir do Z-4.
Fez de tudo para resistir a um Fluminense em momento iluminado sob o comando de Fernando Diniz. No insano calendário brasileiro, as vergonhosas eliminações da Libertadores e da Sul-Americana abriram uma brecha fundamental para um treinador que precisa de tempo para implementar e aperfeiçoar o modelo de jogo. Para isso, costuma repetir a formação titular, ou mudar bem pouco, para alcançar o entrosamento.
Mesmo com mais dificuldades, o ambiente no Maracanã para a despedida de Fred, que teve sua apoteose com o gol do camisa nove que fechou os 4 a 0 sobre o Corinthians na semana passada, embalou o time que trabalha para impor o volume de jogo com posse de bola e pressão pós-perda.
Também a eficiência de Gérman Cano, que marcou de cabeça o décimo gol do agora artilheiro do Brasileiro. O argentino ainda serviu Matheus Martins, com um em cada tempo. Novamente a mobilidade na frente, mesmo sem o desempenho dos mais inspirados de Paulo Henrique Ganso, o que ajuda a explicar a atuação não tão brilhante.
Ainda assim, teve 59% de posse, 18 finalizações e seis no alvo. Mas cedeu apenas uma a menos, o mesmo número na direção da meta de Fabio, que garantiu com pelo menos duas grandes defesas em momentos de dificuldade.
Só não evitou o gol do zagueiro Luiz Otávio, já no final da partida, fechando os 2 a 1. Com os companheiros fazendo de tudo para servir novamente Fred, que entrou aos 33 minutos da segunda etapa. Substituindo Cano, no gesto simbólico de passagem de bastão.
A luta do Ceará não evitou mais três pontos para o time de Diniz, que entra definitivamente na briga pela liderança, agora com 27. A dois do Palmeiras. Sem contar a vantagem que leva para Belo Horizonte no meio da semana contra o Cruzeiro pelo mata-mata nacional e o título estadual já conquistado.
Entrando para a lista de conquistas de Fred no clube, se juntando ao Carioca de 2012 e ao Brasileiro do mesmo ano, e também o título nacional de 2010. Sem contar a recuperação histórica em 2009 que evitou o rebaixamento. Conquistas marcantes, que eternizaram o ídolo de 199 gols e música nas arquibancadas. O artilheiro que pegou os adversários, mas também o coração dos torcedores.
Uma história que fez jus ao "gran finale", com o Fluminense vencendo e convencendo na temporada.
(Estatísticas: SofaScore)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.