Topo

Fórmula 1

GP da Coreia coleciona trapalhadas e tem carro de bombeiros como safety car

Do UOL, em São Paulo

06/10/2013 12h45

A Coreia do Sul não é a etapa favorita da Fórmula 1 e logo deve deixar o calendário do Mundial, com seus problemas de público e críticas de pilotos. E, para completar a imagem ruim da pista, o GP deste domingo teve sua dose de trapalhadas, com direito a faíscas, fogo e um carro de bombeiros entrando na pista de forma perigosa.

A cena mais curiosa aconteceu na segunda entrada de safety car, após uma colisão entre Mark Webber e Adrian Sutil. O problema é que, antes de o safety car – de fato – aparecer na pista, um carro dos bombeiros do circuito foi para a pista, algo inusitado e incomum.

Tudo aconteceu por conta de uma série de voltas em bandeira amarela, causada por dois incidentes. O primeiro foi um estouro de pneu de Sergio Perez, que forçou a corrida a andar em safety car. Até aí tudo bem.

Cinco voltas depois, na bandeira verde, Webber e Sutil passaram a disputar posições e colidiram. A Red Bull do australiano ficou na área de escape e começou a pegar fogo.

Rapidamente surgiu a bandeira amarela, mas como o safety car ainda estava fora de posição por conta da paralisação anterior, um carro de passeio assustou a todos quando apareceu no meio do circuito.

“Eu vi aquilo. Era um BMW? Parecia um BMW… Alguém anotou a placa?”, riu Vettel. “Não era o safety car, isso eu sei. ”

A explicação dada é que a própria FIA requisitou o carro, logo que se viu a Red Bull em chamas. Mas o procedimento regulamentar da entidade é de que qualquer veículo externo que entre na pista tenha de ser acompanhado pelo safety car oficial. Serão investigadas as circunstâncias do incidente.

Sebastian Vettel será tetracampeão da F-1?

Resultado parcial

Total de 13560 votos
96,12%
3,88%

Não bastasse isso, os comissários de pista que foram apagar o fogo no carro de Webber deram uma amostra de como não findar um incêndio: com os extintores, deixaram toda a carenagem da Red Bull branca, mostrando que não fizeram o básico de simplesmente mirarem para as partes internas do carro e extinguirem o foco do fogo em sua origem e não nas labaredas.

Outro episódio “quente” aconteceu com Nico Rosberg, que viu seu carro soltar faíscas no meio da reta de largada. Ele fez uma ultrapassagem sobre Lewis Hamilton e sua asa dianteira teve problemas. O artefato passou a tocar o solo e soltar faíscas, forçando o alemão a ir para os boxes.

Por fim, Paul di Resta abandonou a prova e teve problemas para voltar ao paddock. Longe da área dos boxes, ele teve de pegar carona com os comissários de pista. Mas, para isso, teve de passar por baixo de uma cerca para ter acesso a uma moto.

Opinião

  • E Sebastian Vettel vai cumprindo tabela para chegar ao seu tetracampeonato. Nesse domingo, numa corrida onde a emoção não pegou o vôo para a Coreia do Sul, o piloto da Red Bull venceu mais uma. LEIA O POST

Fórmula 1