Topo

Fórmula 1

Revista inclui dois brasileiros no top 50 de pilotos em 2013, sem Massa

Do UOL, em São Paulo

20/12/2013 15h43

A tradicional revista inglesa Autosport, dedicada ao automobilismo, divulgou sua lista dos 50 melhores pilotos de 2013. O tetracampeão Sebastian Vettel ficou na primeira posição e dois brasileiros entraram na seleção: Augusto Farfus, do DTM (Campeonato Alemão de Turismo), em 22º, e Hélio Castroneves, da F-Indy, em 23º.

O brasileiro Felipe Massa, oitavo colocado no Mundial de Pilotos de Fórmula 1 com a Ferrari, sem ter conseguido subir ao pódio,  ficou de fora da seleção. Seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, vice em 2013, foi o quarto colocado.

O futuro companheiro de equipe de Massa na Williams, o finlandês Valtteri Bottas, entrou em 45º e recebeu elogios tanto pelo terceiro lugar no grid nos treinos chuvosos do GP do Canadá quanto pela oitava colocação no GP dos Estados Unidos.

Sobre os brasileiros, Farfus foi chamado de “homem mais rápido” do DTM, um dos mais importantes campeonatos de turismo do mundo, em 2013. O piloto oficial da BMW ganhou três corridas e lutou pelo título, mas perdeu para Mike Rockenfeller, da Audi – o 17º da lista da Autosport.

Uma posição atrás de Farfus, em 23º, apareceu Hélio Castroneves, que novamente ficou perto do título da Indy e terminou na segunda posição. Segundo a revista, a postura mais conservadora de Castroneves em 2013 “funcionou excepcionalmente bem” e quase lhe rendeu o título inédito. O campeão Scott Dixon ficou em quinto na lista.

Entre os dez melhores, além de Vettel, Alonso e Dixon, apareceram Sebastien Ogier (campeão do Mundial de Rali, 2º), Jimmie Johnson (campeão da Nascar, 3º), Andre Lotterer (vice do Mundial de Endurance, 6º), Lewis Hamilton (quarto no Mundial de F-1, 7º), Kevin Magnussen (campeão da F-Renault 3.5 e novo piloto da McLaren, 8º), Loic Duval (campeão do Mundial de Endurance, 9º) e Matt Kenseth (vice da Nascar, 10º).

Nico Hulkenberg (11º), Nico Rosberg (13º), Romain Grosjean (24º), Kimi Raikkonen (25º), Mark Webber (32º) e Jenson Button (43º) foram os outros pilotos da F-1 no top 50. O russo Daniil Kvyat, campeão da GP3 e piloto da Toro Rosso em 2014, ficou em 18º.

Fórmula 1