Topo

Fórmula 1

Depois de Schumacher, outro ex-piloto da Ferrari sofre acidente de esqui

Do UOL, em São Paulo

09/03/2014 11h44

A imprensa austríaca divulgou que o ex-piloto de fórmula 1, Gerhard Berger, se acidentou enquanto esquiava em uma estação na Áustria, na última quinta-feira. De acordo com o portal local Krone, ele teve apenas uma fratura no braço, passou o fim de semana em observação, mas já foi liberado neste domingo.

Berger passou por uma cirurgia simples e bem sucedida. "Ele é muito bom", disse a equipe médica do hospital em entrevista reproduzida pelo portal Krone.

O ex-piloto se arriscou fora das pistas com área demarcada e acabou se acidentando em um local com muitas árvores e pouca visibilidade. Ele atuou na F-1 entre 1984 e 1997 e foi rival de Michael Schumacher, que sofreu grave acidente em dezembro e permanece em coma até hoje.

Em janeiro, ele chegou a dar uma entrevista ao Auto Motor und Sport comentando o acidente do alemão: "É o destino, nada mais. Sei disso por experiência pessoal, já que tive um acidente de carro, tive uma fratura no pescoço e tive a sorte insana de que um carro com todo equipamento de sobrevivência estava atrás de mim, com dois médicos de emergência da Alemanha dentro dele".

Assim como Schumacher, Berger também foi piloto da Ferrari. Em sua carreira, ele ainda defendeu as escuderias da ATS, Arrows, Benetton e McLaren.

Confira abaixo a cronologia dos acontecimentos que envolveram o caso de Michael Schumacher desde o dia do acidente.

30/01/2014 - MÉDICOS COMEÇARAM A TIRAR SCHUMACHER DO COMA

  • A assessora de Schumacher, Sabine Kehm, afirmou que Schumacher começou a ser retirado do coma em um procedimento que reduz aos poucos os sedativos. A informação havia sido divulgada um dia antes pelo jornal francês L'Equipe, mas tratada como boato pela assessoria. No dia seguinte, porém, houve a confirmação em comunicado oficial. A família diz que o processo pode demorar "muito tempo".

08/01/2014 - INVESTIGAÇÃO APONTOU SCHUMACHER EM VELOCIDADE "NORMAL"

  • A promotoria francesa divulgou o resultado das investigações com a microcâmera que estava acoplada ao capacete usado por Schumacher no momento do acidente. Os investigadores disseram que o ex-piloto estava fora da pista quando caiu e bateu na pedra, mas descartaram a hipótese de velocidade excessiva. Para o promotor Patrick Quincy, ele estava em velocidade "normal para um esquiador experiente"

07/01/2014 - FAMÍLIA PEDIU PAZ A JORNALISTAS E RESPEITO À PRIVACIDADE

  • Nove dias após o acidente, Corinna Schumacher, mulher do ex-piloto, pediu respeito à privacidade da família e solicitou a saída dos jornalistas que estavam na porta do hospital. "Por favor, nos ajudem em nossa luta comum pela vida de Michael. É importante para mim que vocês se afastem dos médicos e do hospital, para que eles possam trabalhar em paz. Por favor, deixem a nossa família em paz".

03/01/2014 - SCHUMACHER COMPLETAVA 45 ANOS COM HOMENAGENS DE FÃS

  • Mesmo sem notícias detalhadas sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, fãs do ex-piloto passaram a se aglomerar na fachada do Hospital de Grenoble. O dia 3 de janeiro foi marcado pelo aniversário do alemão, que completou 45 anos de idade. A torcida pela recuperação do heptacampeão mundial foi reforçada com faixas, cartazes e bandeiras da Ferrari e da Alemanha em frente ao hospital.

29/12/2013 - SCHUMACHER BATEU A CABEÇA APÓS ACIDENTE DE ESQUI

  • Michael Schumacher sofreu um acidente de esqui nos Alpes franceses. O ex-piloto bateu a cabeça em uma pedra após cair e foi levado para o Hospital de Grenoble com traumatismo craniano. Schumi entrou em coma induzido e passou por procedimentos cirúrgicos para cuidar das lesões. Com poucas informações divulgadas, surgiu uma série de rumores sobre o estado do piloto, todos negados pela família.

SCHUMACHER ESTÁ NA FASE DE DESPERTAR DO COMA INDUZIDO

Fórmula 1