Com três contratados, Sauber provoca indefinição entre titulares para 2015
As contratações de Marcus Ericsson e Felipe Nasr não definiram ainda a dupla de pilotos titulares da Sauber para 2015. Como o alemão Adrian Sutil tem contrato com a equipe suíça até o final do próximo ano, o time conta neste momento com uma situação inusitada: três pilotos titulares.
Com Ericsson e Nasr, a Sauber deu a Sutil o recado: não pretende contar com seus serviços após a temporada 2014. Porém, o alemão - que não traz patrocinadores consigo - não gostou de saber de seu destino pela imprensa, e espera um posicionamento da escuderia a respeito de seu contrato.
”Há certas coisas que precisamos conversar”, disse Sutil nesta quinta-feira. “Eles confirmaram dois pilotos, o que não quer dizer que os dois irão correr. Então, não há uma mudança real do ultimo final de semana para este. É apenas um anúncio. Sobre minha situação, tenho que conversar as coisas”, completou.
Também nesta quinta, a chefe da Sauber, Monisha Kaltenborn, disse em Interlagos que a equipe está confiante sobre sua decisão. “Estou bem a par de nossa situação e sei o que estou fazendo. Anunciamos nossos pilotos e acertaremos todo o restante internamente”, afirmou a chefe de equipe, de acordo com a revista inglesa “Autosport”.
Sobre Sutil, que disse não saber se os dois pilotos da Sauber irão correr no próximo ano, a chefe da escuderia foi sucinta. “Não sei por que ele falou isso. Você deveria perguntar a ele”, respondeu. Monisha não esclareceu se o alemão realmente tem contrato com a equipe para 2015 ou não, respondendo apenas que a Sauber “já anunciou” sua dupla.
A possibilidade de a Sauber correr com três carros na próxima temporada é quase nula. Para isso, precisaria que a Fórmula 1 aprovasse a possibilidade, que tem muita rejeição dentre as equipes médias e pequenas. A sugestão só ganharia força diante do fechamento de escuderias do meio do grid – entre elas, a própria Sauber. Então, para que a Sauber utilizasse Sutil, Ericsson e Nasr, seria necessário – entre outras coisas – que a F1 aprovasse o terceiro carro diante do fechamento de uma equipe de ponta, bastante improvável a curto e médio prazo.
A própria Monisha se mostrou descrente com essa possibilidade. "Não sei de nada sobre as equipes andarem com mais de dois carros no ano que vem."
Com o problema entre Adrian Sutil e Sauber, o alemão deverá exigir uma compensação financeira para encerrar seu contrato – o jornal Bild fala em 8 milhões de euros. O pagamento viria dos patrocínios levados por Ericsson e Nasr à equipe, desfalcando prematuramente o orçamento da temporada.
Se o alemão promete fazer jogo duro com a Sauber para deixar o cargo, o mesmo não pode ser dito de Esteban Gutierrez. Responsável por boa parte dos patrocínios da equipe, o mexicano divulgou carta na noite desta quarta-feira para agradecer à Sauber, prometendo buscar opções para permanecer na F1 em 2015.
”Gostaria de agradecer a cada integrante da equipe Sauber por todo o tempo que trabalhamos juntos”, comunicou. “Infelizmente, após longas conversas e negociações, não conseguimos chegar a um acordo; ao mesmo tempo, estamos trabalhando em diversas alternativas com a intenção de permanecer na Fórmula 1”, acrescentou o mexicano.
Para Sutil, um possível destino que se encaminha é a Haas F1, equipe norte-americana que estreará em 2016 – o time já manifestou seu interesse em contar com um nome experiente para sua primeira temporada, e o alemão seria um dos cotados. Já para Gutierrez, o destino pode ser as equipes nanicas (Caterham ou Manor, caso permaneçam) ou o posto de piloto de testes em outro time.
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