Ferrari ganha 10 vezes mais que Marussia na divisão de lucros. E sem correr
A Ferrari foi a equipe que mais recebeu verba da Formula One Management (FOM) para a temporada 2014 da Fórmula 1, mesmo tendo sido a terceira colocada do ano anterior. O dado foi fornecido pela agência de notícias Associated Press, que divulgou os valores recebidos pelas equipes após a temporada 2013.
O faturamento da equipe italiana superou inclusive o da Red Bull, campeã de pilotos e construtores. E graças a uma 'bonificação' paga pela FOM, equipes como Ferrari, McLaren, Williams e Red Bull recebem prêmios independente do desempenho na temporada. Ou seja: antes de correrem, as equipes já asseguraram uma considerável injeção no orçamento anual.
No total, a Fórmula 1 lucrou US$ 1,4 bilhão em receitas na última temporada. Deste total, US$ 820 milhões foram distribuídos entre as 11 equipes inscritas para a temporada 2014.
A Ferrari recebeu US$ 171 milhões, sendo US$ 72 milhões pela colocação no Mundial de construtores e US$ 99 milhões pelo ‘valor histórico’ de sua presença na Fórmula 1. A escuderia de Maranello é a única remanescente da primeira temporada da categoria.
Para efeito de comparação, os US$ 99 milhões que a Ferrari recebeu sem precisar pontuar é quase 10 vezes maior que o valor total que a Marussia recebeu. O time ganhou da FOM US$ 10 milhões, uma vez que ficou apenas uma vez nos últimos três anos (2011 a 2013) entre as dez primeiras colocadas do Mundial de construtores.
Com suas atividades oficialmente encerradas, a Marussia foi a equipe que menos recebeu dinheiro da FOM antes de 2014. A Caterham, que também corre sério risco de encerrar suas atividades na Fórmula 1, ganhou US$ 40 milhões.
Entre as equipes que mais receberam, a segunda colocada foi a Red Bull, que conquistou em 2013 seu quarto título seguido no Mundial de construtores. A equipe austríaca faturou US$ 162 milhões, sendo US$ 90 milhões pela conquista de 2013 e US$ 72 milhões de bonificação pelos quatro títulos em sequência.
A terceira colocada na lista, a Mercedes, recebeu US$ 80 milhões. Vice-campeã de construtores em 2013, a equipe ganhou menos da metade do valor da Red Bull, embora a tendência para 2015 seja que a diferença diminua em virtude do título conquistado pela escuderia alemã.
Abaixo do ‘pódio’ formado por Ferrari, Red Bull e Mercedes, vieram a McLaren, com US$ 74 milhões (US$ 62 milhões pela quinta colocação de US$ 12 milhões pelo valor histórico); a Lotus, com US$ 65 milhões (quarta colocação); e a Force India (sexta colocada), com US$ 59 milhões.
A Williams foi a sétima em recebimento, com US$ 56 milhões (US$ 47 milhões pela nona colocação no Mundial e US$9 milhões pelo valor histórico). Sauber (US$ 53 milhões) e Toro Rosso (US$ 50 milhões) completaram a tabela.
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