Topo

Fórmula 1

Fórmula 1 ficou fácil demais para novatos. Quem diz é o caçula da categoria

Jaime Alguersuari estrou na F1 aos 19 anos, recorde que só será batido em 2015 - EFE
Jaime Alguersuari estrou na F1 aos 19 anos, recorde que só será batido em 2015 Imagem: EFE

Do UOL, em São Paulo

15/12/2014 14h05

O espanhol Jaime Alguersuari classificou a Fórmula 1 atual como “uma grande GP2”, em referência à pouca exigência técnica para os jovens pilotos que chegam à categoria máxima do automobilismo mundial.

Titular da Toro Rosso entre 2009 e 2011, o espanhol chegou à Fórmula 1 aos 19 anos, sendo desde então o mais jovem piloto de todos os tempos a estrear na categoria. No entanto, para ele, as novas regras tornam a entrada de novatos na F1 mais fácil.

”Acho que um Fórmula 1 deveria ser difícil para pilotar. Você deveria sofrer para dirigir”, disse Alguersuari, atualmente piloto da equipe Virgin Racing na Fórmula E, em entrevista à agência Reuters.

”Eu me lembro de treinar meu pescoço todos os dias para pistas como Suzuka e Istambul, e em lugares tão especiais para pilotar na Fórmula 1. Hoje em dia... A Fórmula 1 se tornou uma grande GP2, ou uma grande World Series. É muito mais alcançável para jovens pilotos”, acrescentou.

O recorde de Alguersuari na Fórmula 1 será derrubado em 2015, quando o holandês Max Verstappen estrear aos 17 anos pela própria Toro Rosso. Apesar da precocidade de Verstappen, o espanhol dá seu apoio.

”Acho que Verstappen fará um bom trabalho”, disse. “Ele vai se adaptar rapidamente. Você vê como Kevin (Magnussen) fez na McLaren. A Fórmula 1 para estreantes agora é muito diferente do que era há três, quatro ou cinco anos.”

Fórmula 1