Topo

Fórmula 1

Justiça investiga políticos espanhóis por suspeitas em GP de F1 em Valência

Autoridades investigam venda de empresa responsável por organização de prova - AFP PHOTO / TOM GANDOLFINI
Autoridades investigam venda de empresa responsável por organização de prova Imagem: AFP PHOTO / TOM GANDOLFINI

Do UOL, em São Paulo

18/02/2015 09h36

Autoridades espanholas solicitaram nesta terça-feira ao Tribunal Superior de Justiça da Comunidade Valenciana (TSJCV) que pelo menos 60 pessoas sejam convocadas para depor em uma investigação de supostas irregularidades na organização do Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1. A prova foi realizada em Valência entre 2008 e 2012.

Entre os envolvidos na investigação, estão Alberto Fabra, governador da Comunidade Valenciana, e Rita Barberá Nolla, prefeita de Valência. Ambos serão ouvidos a respeito da compra da empresa Valmor Sports, criada para administrar a prova em Valência e vendida ao poder público por 1 euro, mesmo acumulando dívidas superiores a 30 milhões de euros.

O caso é investigado pelo menos desde dezembro de 2013, quando um partido político espanhol teve acesso a documentos assinados pela Formula One Management (FOM) e por autoridades da Comunidade Valenciana. Entre outros envolvidos, estão também Lola Johnson (ex-diretora da Televisión Valenciana), Jorge ‘Aspar’ Martínez (ex-piloto e um dos proprietários da Valmor Sports) e Francisc Camps (ex-governardor da Comunidade Valenciana).

Segundo fontes citadas pela imprensa espanhola, os investigados podem ser indiciados por prevaricação (no Código Penal Brasileiro, descrito como “retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”) e malversação.

A Fiscalía Anticorrupción, órgão que avalia o caso, quer analisar a compra simbólica da Valmor Sports por parte da Comunidade Valenciana, assumindo sua milionária dívida. Representantes públicos de menor escalão que avalizaram a negociação também são investigados.

A maioria dos investigados não corre risco de prisão, uma vez que o Ministério Público local acredita que boa parte deles se envolveu com a compra apenas após a negociação por parte de Lola Johnson, Aspar Martínez e Francisc Campos. Os três são apontados como os principais responsáveis pelas irregularidades na compra da Valmor Sports.

A tendência é que Rita Barberá Nolla atue apenas como testemunha do caso, uma vez que compareceu a pelo menos um encontro entre Francisco Camps e Bernie Ecclestone. Por outro lado, ainda não há detalhes a respeito da convocação de Alberto Fabra, que pertence ao mesmo partido de Francisco Camps.

Fórmula 1