Force India tentou de tudo para deixar Marussia fora do grid da Fórmula 1
A temporada da Fórmula 1 começa só no próximo domingo, 15 de março, com o Grande Prêmio da Austrália, mas duas equipes já travaram uma intensa disputa nos bastidores: Force India e Manor-Marussia. A primeira não escondeu a insatisfação com a FIA (Federação Internacional do Automóvel) pelo fato de a entidade ter permitido a participação da segunda com o carro de 2014.
A justificativa da Force India é de que o carro da Manor-Marussia é inseguro, já que não foi montado com base no regulamento de 2015, que trouxe diversas modificações que visam o aumento da segurança para os pilotos.
“A primeira coisa é que a Manor foi, essencialmente, pedir aos times para fazer uma concessão de segurança. As mudanças entre os regulamentos 2014 e 2015 tratam inteiramente de segurança, então a ideia que passa é a seguinte: ‘Gostaria de colocar um carro na pista que é tecnicamente inseguro, você pode fazer uma concessão para mim?’”, questionou Bob Fernley, diretor-adjunto da Force India, à revista inglesa “Autosport”.
Por conta da recusa da Force India em aceitar o retorno da Manor-Marussia – a escuderia indiana foi a única a se posicionar contra –, a FIA decidiu que a equipe britânica poderá usar o carro de 2014, mas com mudanças para atender ao regulamento de 2015, até que o novo carro fique pronto.
“Temos de respeitar o processo e o comando da F1, porque eles estão aí para nos proteger. A segurança não pode ser comprometida, mas se for, então precisa existir uma maldita boa razão para isso”, disparou Fernley.
Na última quarta-feira (4), a Manor-Marussia anunciou que estará presente no GP da Austrália. Os pilotos que correrão pela equipe britânica são Will Stevens, do Reino Unido, e Roberto Merhi, da Espanha.
Confira as principais mudanças em relação à segurança na Fórmula 1 de 2014 para 2015:
- Criação do Safety Car virtual: a partir de agora, cada carro terá um limitador de velocidade eletrônico. A medida fará com que o piloto reduza mesmo que ainda não tenha visualizado a bandeira amarela.
- Mudança de peso: Os carros de 2015 serão mais pesados. Sem combustível, o monoposto pesará 702 kg – no último ano, o valor era 690 kg. Além disso, a célula de sobrevivência dos carros foram reforçadas.
- Troca do bico: Muito criticados esteticamente, os antigos bicos foram abolidos. Os novos possuem um novo formato e são mais baixos. A preocupação com a altura é por conta de uma possível colisão frontal com a lateral de outro carro.
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