Topo

Fórmula 1

Único companheiro que bateu Hamilton diz que tática de Rosberg é errada

Campeão em 2009, Button hoje sofre com a má fase da McLaren - Clive Mason/Getty Images
Campeão em 2009, Button hoje sofre com a má fase da McLaren Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/04/2015 11h57

Com a moral de quem foi o único companheiro a superar Lewis Hamilton ao final de uma temporada, Jenson Button deu a dica para Nico Rosberg desestabilizar o inglês: ser melhor do que ele na pista.

O inglês, que dividiu a McLaren com o bicampeão entre 2010 e 2012, ficando à frente em 2011 e na contabilização total de pontos após as três temporadas, disse que o alemão vem errando ao tentar usar a imprensa para fragilizar Hamilton.

"Falar na imprensa que você está infeliz só faz Lewis mais forte", disse Button. "Lewis é uma pessoa muito competitiva quando sua cabeça está no lugar certo. Você tem de derrubá-lo em outras áreas. Em uma volta eu não acho que ninguém é mais rápido, mas ao longo de uma corrida talvez possa ser. Essa é a área onde você tem que trabalhar. Você só pode tirar confiança dele derrotando, e a cada corrida que Lewis ganha isso fica pior."

Rosberg criou uma polêmica após o GP da China, acusando Hamilton de ter adotado um ritmo mais lento deliberadamente para prejudicá-lo. Até aqui, o piloto da Mercedes vem sendo superado pelo atual campeão, ficando atrás nas três classificações – quesito em que superou Lewis ano passado – e nas três corridas.

"Nico está insatisfeito e tem o direito de estar, mas para onde você pode apontar o dedo?”, questionou Button. “Eu sei como é quando você está lutando na frente e há muita pressão. Às vezes isso te machuca e outras vezes dói no seu companheiro de equipe."

O campeão de 2009, que hoje vem enfrentando outro osso duro na McLaren, Fernando Alonso, contra quem tem conseguido classificações melhores, aposta em uma reação de Rosberg.
“Nico pode se recuperar na próxima corrida. Ele foi forte no Bahrein no ano passado e ele poderia ganhar neste fim de semana. Está tudo com ele. E se ele continuar e ganhar as próximas corridas, ele poderia estar em alta.”

A Fórmula 1 volta às pistas neste final de semana, no GP do Bahrein, com classificação às 12h do sábado e corrida às 12h do domingo. Os primeiros treinos livres estão marcados para as 8h desta sexta-feira.

Lewis Hamilton, da Mercedes, lidera a tabela após três etapas, com 68 pontos, contra 55 de Sebastian Vettel e 51 de Nico Rosberg. Felipe Massa é o quarto, com 30 pontos, e Felipe Nasr é o sétimo, com 14. 

Fórmula 1