Topo

Fórmula 1

Vettel iguala Senna, é o 3º com mais vitórias na F1 e homenageia Bianchi

Vettel venceu pela segunda vez no ano - AP Photo/Gero Breloer
Vettel venceu pela segunda vez no ano Imagem: AP Photo/Gero Breloer

Do UOL, em São Paulo

26/07/2015 11h10

A fase pode não ser tão boa quanto nas conquistas de seu título, mas Sebastian Vettel teve um detalhe a mais para comemorar na vitória deste domingo, no GP da Hungria. Além de voltar a colocar uma Ferrari no degrau mais alto do pódio, ele igualou o número de vitórias de Ayrton Senna.

Agora, ambos os pilotos têm 41 vitórias. O piloto com mais vitórias na história é Michael Schumacher, com o incrível feito de ter vencido 91 GPs. Alain Prost, com 51, é o segundo colocado. O alemão reconheceu que é "incrível" chegar no número de conquistas do brasileiro, ainda mais com nove largadas a menos, mas seu foco nas comemorações foi outro: Jules Bianchi

No final da corrida, Vettel aproveitou para prestar mais uma homenagem ao piloto francês. Em francês, ainda no carro, ele falou para os familiares e pessoas próximas de Bianchi:

"Nós sabíamos que, mais cedo ou mais tarde, ele teria feito parte deste time", disse o alemão, referindo-se à Ferrari.

Na cerimônia do pódio, o alemão voltou a lembrar o francês, que fazia parte da academia de pilotos da Ferrari e era cotado para substituir Kimi Raikkonen quando o finlandês se aposentar. “Foi um dia incrível, mas essa corrida é para o Jules. Foi uma semana difícil para todos e especialmente para as pessoas da Ferrari porque sabíamos que, cedo ou tarde, ele faria parte de nossa família”, lembrou Vettel.

O alemão dominou a prova desde o início, largando melhor que os dois primeiros colocados no grid, Lewis Hamilton e Nico Rosberg. O piloto, que venceu pela segunda vez no ano, só foi ameaçado no final, quando um Safety Car acabou com a vantagem que havia construído. Mesmo assim, garantiu a conquista.

“O Safety Car no final não foi bom para mim, mas fez com que a prova ficasse mais interessante. O carro estava difícil, mas ótimo de pilotar e nosso ritmo foi ótimo. Agradeço à equipe pela recuperação depois de uma sexta-feira difícil. Tenho de dedicar essa vitória a eles também”, disse o alemão, que havia tido dificuldades com o carro nos treinos livres.

Com o resultado, Vettel se isolou na terceira posição no campeonato, mas está longe dos ponteiros. Hamilton lidera com 21 pontos de vantagem para Rosberg.

Fórmula 1