Topo

Fórmula 1

Peça de 25 reais fez Hamilton abandonar pela primeira vez em mais de um ano

Do UOL, em São Paulo

21/09/2015 09h26

Uma peça de aproximadamente R$ 25 causou o primeiro abandono de Lewis Hamilton em 13 meses e interrompeu sua sequência de 19 GPs completados. Trata-se de uma braçadeira que se soltou, promovendo um vazamento que comprometeu a entrega de potência do motor.

Foi por isso que as tentativas dos engenheiros instruírem o piloto para mudar configurações eletrônicas durante a corrida não surtiram qualquer efeito.

“É uma peça muito pequena, uma braçadeira de metal, que quebrou e teve um grande efeito. É uma coisa maluca. Usamos essa peça há muito tempo e ela simplesmente quebrou”, explicou o chefe da Mercedes, Toto Wolff.

Antes da falha, Hamilton vinha em quarto lugar com pneus macios, enquanto os três primeiros tinham supermacios, e estava confiante de que poderia vencer. Para Wolff, contudo, uma previsão mais realista seria salvar um pódio em um final de semana no qual a Mercedes foi surpreendida por sua falta de ritmo.

“O problema [da classificação, quando as Mercedes ficaram a mais de 1s da pole] não foi resolvido para a corrida. Estávamos melhores do que no sábado e talvez o Lewis pudesse chegar no pódio, mas não tivemos uma resposta para nossos problemas.”

Com o abandono de Hamilton, Nico Rosberg herdou a quarta colocação e agora está a 41 pontos do companheiro, com o vencedor Sebastian Vettel outros oito pontos atrás. A Fórmula 1 volta já neste final de semana com o GP do Japão.

Fórmula 1